Em comparação com outros países, nosso sistema educacional,
aparece nos últimos lugares em qualidade de ensino.
Teoricamente todos falam que a escola precisa mudar. No
entanto, mudança nas escolas nunca passou de discurso Hipócrita.
Boas propostas boas ideias, boas políticas, tiveram rejeição
dos atores mais envolvidos, dentro e fora da escola.
Todos reclamam, mas não deixam mudar uma vírgula.
Vivi essa experiência na carreira do magistério público de
São Paulo.
Todos os projetos e propostas de mudança, tanto de baixo
para cima ou de cima para baixo fracassaram.
A escola permaneceu intocável.
Participei de tantas tentativas de mudança, mas citarei
apenas duas.
Em 1984, uma diretora de escola e sua equipe escolar tanto
lutaram para mudar a forma injusta sofrida pelos alunos trabalhadores do
período noturno, que conseguiu.
A secretaria da educação implantou o Projeto de Reestruturação
Técnica, Pedagógica e Administrativa do Período Noturno.
Podia mudar tuto, mas a escola nada mudou.
Outra grande proposta de mudança da Secretaria da Educação
foi a Escola Cidadã.
O Instituto Paulo Freire foi contratado em 1997, para a implantação
da Escola Cidadã, um novo perfil de gestão democrática da escola.
Envolvendo toda a comunidade, reuniões, debates seminários e
muito estudo.
Proposta para agradar direita, esquerda, gregos, troianos,
norte, sul, etc.
O Instituto Paulo Freire realizou um brilhante e competente
trabalho, durante longo período.
A Escola minha gente nada mudou.
Hoje a Escola que não melhorou, piorou muito. Conseguiu
deteriorar os mais elevados valores morais, éticos e se tornou violenta.
Ninguém respeita ninguém.
Tantos casos de violência acontecendo nas escolas, mas vou
citar um que aconteceu em Salto de Pirapora, pequena cidade da região de
Sorocaba-SP.
Na saída da escola uma mãe de uma jovem do ensino médio,
atacou uma professora pelas costas, quase matou a professora que ficou vários
dias na UTI do hospital. Motivo deu nota baixa para a aluna.
Além de tudo isso a Escola deturpou o sentido real de
democracia, está dominada por grupos corporativistas, dominada por interesses
estreitos e modismos doutrinários.
A escola hoje é irracional, incapaz de diálogo inteligente,
totalmente incompetente para construir consensos e mudar.
Mudar o Ensino Médio? Mais fácil cair o ministro, do que
reformar o ensino em busca de qualidade.
A escola não se reúne para discutir e melhorar a proposta.
Age com truculência, fecha e quebra tudo, impede o direito dos alunos que
querem realmente estudar e manter um diálogo inteligente.
Esses alunos seguem apenas as palavras de ordem de
professores comprometidos não com a qualidade de ensino, mas com um projeto
doutrinário e irracional.
Como comprovam as estatísticas esses alunos são incapazes de
ler e interpretar qualquer proposta de melhoria de ensino. Estão em último
lugar no ranking mundial.
Vejam é a Sociedade que não valoriza a Educação, não reage
competentemente, não define o perfil de qualidade que deseja para a Escola, nem
seus valores, muito menos cobra resultados.
Vai mais 50 anos de marcha ré, na qualidade de ensino?
Será que a única opção para os jovens que querem estudar é o AEROPORTO?
POR NEIDE BATISTA RAMOS SACONI
- Pedagoga formada em Pedagogia Plena pela UNISO- Universidade de Sorocaba;
-Professora do Ensino Fundamental com carreira no Magistério Público Estadual e
- Diretora de Escola e Supervisora de Ensino Aposentada;
- Mora em Salto de Pirapora - SP
-Twitter: @NeideSaconi
-Professora do Ensino Fundamental com carreira no Magistério Público Estadual e
- Diretora de Escola e Supervisora de Ensino Aposentada;
- Mora em Salto de Pirapora - SP
-Twitter: @NeideSaconi
Gostei muito Neide. E tenho algo a acrescentar: as propostas e projetos, ainda quando positivos, não tem continuodade. A cada governo, a cada Secretário de Educação presenciamos a tentativa de que se imponham projetos como vitrines das políticas públicas. Assim, educação não é política de governo, mas de partidos. Isso é muito ruim.
ResponderExcluirObrigada amiga pela brilhante participação, acrescentou muito bem.Concordo muito..
ResponderExcluirSou deveras um crítico de carteirinha da educação no Brasil. Na minha opinião educação no Brasil é uma farsa. Um tema que se politizou no final dos anos setenta e desde então cai ladeira abaixo em todos os quesitos.
ResponderExcluirEssa geração de alunos pós sindicalização da categoria dos professores, politização à esquerda desta tal U N E que um dia não muito longe, inspirada por uma mini série global, lutou bravamente pelo tema Diretas Já, hoje, é total e plenamente manipulável, ambas. Haja visto que o seu presidente à época se deixou cooptar por ideais toscos e hoje está a defender a indefensável alma dos negócios escusos.
Temos como mudar o ângulo de visão. Mas a sociedade dopada com discursos e apartes grotescos de pseudos especialistas, não deixam...