sexta-feira, 30 de junho de 2017

Aos Jovens e Aos Não Tão Jovens


Motivação Obstinada:É válida, se bem usada.
Eli dos Reis

Muitos jovens profissionais, ou estudantes estagiários, ainda hoje em dia, dedicam-se à sua carreira iniciante, de uma forma de “força total” e uma “dedicação obstinada” que muito se assemelha à postura exigida nos tempos do início do milagre econômico brasileiro, onde dos novatos se exigia tudo no que se referia à dedicação e empenho em suas carreiras, nas quais eram apenas principiantes.

Era comum nos anúncios de empregos das grandes corporações, ou das múltis, o uso das frases de efeito: dedicação obstinada, empenho sem limites, crescimento exacerbado, como se o crescimento profissional para aqueles que se dedicassem desta forma não tivesse limites. O próprio termo “o céu é o limite” se não usado na forma literal, era sugerido nas entrelinhas.

Dedicação à sua Posição, à sua Carreira e ao seu Futuro

É lógico que a dedicação com entusiasmo e empenho, à sua Posição na empresa (posição, aqui se referindo à sua função na empresa) é de suma importância para seu reconhecimento, valorização e crescimento; entretanto, sua atenção deverá estar voltada a isto, a você, à sua Carreira e ao seu Futuro.

Sua Carreira é tudo aquilo que você poderá (e deverá) fazer em sua vida profissional para crescer e ser alguém de destaque na empresa, no seu círculo de relacionamento, na vida. Já seu Futuro, o próprio nome diz tudo.

A dedicação exacerbada ao seu trabalho, à sua posição, principalmente se a empresa, e o ambiente que esta propicia aos funcionários, não forem dos mais motivadores e dotados de um bom senso de reconhecimento pelo empenho de cada um, poderá até fazer vê-lo como um funcionário dedicado, esforçado, em sua atividade, transformando-o num trator: trabalhador que domina a técnica, organizado e resolvedor de problemas (que nem sempre é de seu departamento ou que dizem respeito a sua função).

Isto poderá fazê-lo se transformar numa pessoa esforçada, dedicada, mas sem muito destaque na organização.

Veja que já ouvi o seguinte comentário, de extremo mau gosto e malicioso, numa multinacional:

- Pôxa, gente o “Fulano”, é uma pessoa super esforçada, dedicado. Pena que não consiga resolver muita coisa.

Aqui se começou com elogios para “matá-lo” profissionalmente no final da frase. Malícia e maldade.

Cuide para que a imagem que tenham de você seja muito acima de um simples “esforçado” e “dedicado”.

Ser isto é bom, mas precisa ser também “eficiente”, “resolvedor” de problemas, um profissional a que todos almejam ser igual um dia, quem sabe até sentando na cadeira dele.

Além do mais, invista em você, arrume-se bem, obtenha destaque no curso que você está fazendo.

Mantenha seu carro sempre arrumado e asseado. Faça os outros sentirem vontade de ter um igual ao seu, ou pelo menos querer dar uma volta nele.

Outra coisa, não há mal algum em fazer uma boa propaganda de você mesmo, mas sem ser cansativo e enfadonho.

O perfil do “esforçado” e “dedicado” leva o profissional a ser fiel e honesto, mas nem sempre ele se sente bem remunerado e recompensado.

Veja que um trator é muito bom, tem força, torque; mas a maioria das pessoas aspira a um Audi A3, a um Ford Fusion, a um VW Golf, ou a um GM Vectra GT, ou ainda, a um Fiat Punto.

Todos querem um veículo que tenha potência. Por quê?

Porque potência gera destaque, velocidade, rapidez para fazê-lo “chegar à frente”. Para isso você precisará ter bom pulso, saber dirigir e passar à frente dos outros, sem bater, sem derrapar, sem deixar o combustível acabar, trocar os pneus na hora correta, etc...

Já torque denota força para sair da inércia, carregar ou puxar elevados pesos, entrar em um atoleiro e sair, devagar, mas sair nem que demore um pouco...

Pense: quanto ganha um condutor de um veículo que tenha muito torque (um trator, por exemplo).

Pensou?

Agora compare com quanto ganha um motorista de um veículo que tenha muita potência. Uma Ferrari, por exemplo. Acho que você já tem até um nome na ponta da língua.

Mas, não precisa dizê-lo. É só comparar quanto ganha cada um no exemplo para você dar razão ao que eu disse sobre o “funcionário esforçado”.

O melhor é ser um profissional, dedicado, estudioso, atencioso, que ganha bem, e aquele a que todos almejam ser igual um dia.

Com certeza todos conhecemos alguém assim. Normalmente bem alinhado, com roupas impecáveis (nem sempre as mais caras), uma gravata muito legal, às vezes, não todo dia (para ser “diferente” de vez em quando).


Sempre notado quando chega, e “comentado” quando sai e vai embora (às vezes o perfume dele custa a sumir do ar).

Seu carro não precisa ser do ano, ou último tipo, para todos é um veículo admirado, pela limpeza, organização...

De um modo geral, ele quase nem precisa ir atrás da promoção, ou de uma nova oportunidade. Normalmente elas vêm atrás dele.

É convidado para outras funções mais elevadas, ou para trabalhar num concorrente onde vai ganhar o dobro e com maiores desafios.

Bem, vamos agora pensar juntos em alguns tópicos importantes, que é conveniente conhecermos bem e melhor:

A. DO QUE TEMOS SAUDADES?

Normalmente daquilo que nos marcou muito. Se aquilo que marcou muito for o comportamento de uma pessoa muito especial, a tendência é tentarmos ser igual a ela e buscar seguir seu modelo.

Fuja de ser lembrado daquela forma a que todos caiam na risada, que todos rolem de rir de seus insucessos e coisas erradas que tenha feito e que normalmente terminem com aqueles comentários tipo “o cara era sem noção”, não sei como conseguia fazer isso, e por aí vai...

B. COMO VOCÊ QUER SER LEMBRADO?

Como o alemão Schumacher, ou como o Barrichello? Ou ainda como aquele operador de trator que trabalha naquele sítio que faz fundos com a chácara daquele seu amigo?

Veja não há necessidade de sermos infalíveis, mas sim eficientes, empreendedores, saber onde queremos ir.

Se tivermos alguns pontos fracos, os outros até aceitarão, porque o volume de sucesso com certeza compensará os erros que possamos ter cometido.

Ou você não conhece algum diretor, ou empresário de sucesso, em quem notamos um ou outro ponto negativo, mas que seu destaque financeiro ou empresarial cubra os eventuais pontos negativos?

C. CARREIRA

Com certeza, precisamos ter um norte para podermos nos situar no “mar da vida”. Sem a bússola com certeza os portugueses não nos teriam descoberto.

Mais que a bússola, eles tinham as cartas de navegação e estudavam as estrelas para poderem se deslocar ao redor do mundo, naquela época.

Trace metas e objetivos. Faça correções de tempos em tempos, acertando sua rota. 

Tenha bem claro e anotado para você mesmo seus objetivos, seus cursos, sua meta de crescimento na empresa, ou até seu novo emprego.

Atualize-se sempre em relação aonde você quer chegar.

Veja: “Quem não sabe para onde vai não chega a lugar nenhum”.

D.TRANSFORME SEU FUTURO EM PRESENTE

Não deixe seu futuro para sempre lá na frente. Comece agora a buscá-lo.
Amanhã pode ser muito tarde, ou alguém pode chegar antes. Procure não parar.

Grande parte das vezes aquele que não para, ganha uma distância tão grande em relação ao que parou, que por mais que aquele se esforce jamais conseguirá alcançar o persistente.

É muito comum perdermos muito tempo dormindo (às vezes até literalmente) sob a justificativa de estarmos muito cansados.

Veja: Viver só cansa quando não temos uma postura ideal em relação à vida.

Não estou dizendo que temos que viver feitos loucos, correndo, desesperados, de forma desordenada.

Basta termos uma forma organizada de vida, com tempo para tudo em nossa agenda. Por falar nisso você tem a sua?

Em pleno século atual, por incrível que pareça, ainda vemos pessoas que não têm agenda. Não sei como fazem para se organizarem na empresa, em casa, na escola, na igreja que frequentam, na academia de ginástica...

Estes, sim, vivem desorientados, descontrolados, esbaforidos.

Pagaram ontem a mensalidade que iria vencer no mês que vêm, e amanhã correm ao cartório quitar a prestação do carro atrasada para não ser protestada.

Vou repetir algo que acabei de dizer: “Tenha bem claro e anotado para você mesmo seus objetivos, seus cursos, sua meta de vida e de comportamento”.

Com tudo organizado, sua viagem vai ter princípio, meio e final feliz!

E. O CENTRO NÃO É VOCÊ, AINDA QUE VOCÊ JÁ ESTEJA LÁ

Agora, um pouquinho do que ainda não disse: Coloque Deus no centro de tudo que fizer.

Ele é quem vence, quem chega sempre conosco onde formos.

Eu por exemplo, só estou escrevendo tudo isso, porque recebi dele sabedoria, entendimento e discernimento, sem isso não seria ninguém.

Uma vez uma funcionária, em Araraquara, comentou comigo:

- Que coisa maravilhosa, depois que o senhor chegou à empresa, tudo mudou para melhor. As vendas cresceram, está tudo organizado, as cobranças melhoraram. Até o "clima" na empresa está mais ameno. O senhor é muito bom mesmo.

Fiquei um bom tempo explicando a ela que não era eu. Se alguém merecia elogios era quem me capacitava. Eu não era ninguém. Como de fato continuo não sendo.

Entretanto, sei muito bem que Ele continua me sustentando e me dando vida, entendimento e discernimento.

A grande façanha de minha vida, com certeza, é o fato de eu reconhecer que dependo d’Ele em todas as coisas.

Ainda que eu não tenha sido sempre assim, hoje tenho esta certeza: Minha vida começou a mudar quando mudei de postura, saindo do centro e colocando Deus no seu devido lugar. 

Não que tenha assim feito de maneira interesseira, foi mais por crescimento que por outra coisa. Acredito que foi na razão diretamente proporcional à minha busca por conhecimento das coisas d’Ele, me aprofundando (nem tanto quanto deveria) nas leituras da Bíblia e buscando-O sempre mais, sendo mais assíduo na Igreja.

Faça assim também na sua vida. Coloque-O no centro de tudo e você vai ver as coisas começarem a mudar para melhor.

Não custa nada e o resultado é extremamente compensador.

F. INICIE AGORA, JÁ

Dizem que se conselhos fossem bons, ninguém dava, vendia. O que comentei até aqui, mais que conselhos, são considerações de alguém com uma grande bagagem profissional em empresas multinacionais e em empresas nacionais, de grande, médio e pequenos tamanhos.

Com atuações locais, regionais e nacionais. Já operei em todos os Estados do Brasil, conheço todas as Capitais de Estados e Territórios, com exceção de Fernando de Noronha, que espero ainda conhecer.

Porque digo isso? Para auto exaltação? Não, mas para ressaltar a gama bastante grande de formas de operações e posturas profissionais e de trabalho que conheço. Uma vasta variedade de formas de atuar nas empresas e a soma de tudo me dão condição de repassar estes conhecimentos em forma de testemunho e de consultoria.

Tire bons proveitos disto tudo.

Bom trabalho. Sucesso. Fique com Deus.

POR ELI DOS REIS












-Graduado em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da Universidade de Mogi das Cruzes UMC – SP;
-Especialista em :
   -Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense UFF – RJ; e
  -Gestão Empresarial pela Universidade Paulista UNIP – SP;
-Trabalhou como Professor Tutor de EAD, tendo atuado nas turmas de Graduação dos cursos de Administração de Empresas, Recursos Humanos, Logística e Gestão de Pequenas e Médias Empresas do Pólo Ribeirão Preto da UMESP - Universidade Metodista de São Paulo;
-Também foi Professor de Cursos de Treinamento na área de Logística no Colégio Metodista de Ribeirão Preto e
-Realiza cursos e seminários, e é Consultor Empresarial e de Vendas.

Nota do Editor:
Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

3 comentários:

  1. Parabéns. Dicas valiosas a qualquer momento da vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marilsa, leia meu próximo artigo e veja se gosta. Sua opinião é motivadora.

      Excluir
    2. Marilsa, leia meu próximo artigo e veja se gosta. Sua opinião é motivadora.

      Excluir