Autora: Maria Bohomoletz(*)
Sempre quando digo a um familiar, conhecido, amigo ou estranho qual a minha profissão, muitas vezes escuto: "Nossa! Você é corajosa! Você é uma lutadora!". Na verdade sou uma vencedora. Sou uma professora. E para que isso ocorra de forma satisfatória, a admiração dos alunos é de suma importância.
O sucesso de uma Instituição de Ensino está nas mãos de cada pessoa que faz parte dela, considerando cada funcionário, diretor, vice-diretor, coordenador, mas principalmente valida-se muito mais o professor. Em meio aos alunos, o mestre é o líder, uma autoridade que precisa valer a sua boa palavra. Sua metodologia é planejar com cuidado todas as suas aulas, sanar as dificuldades, ter atenção à linguagem, apresentação e tolerância a todas as faltas de certezas dos alunos, independente da idade, segmento e base.
Um plano de aula motivacional é essencial para a sala de aula, pois focalizar os principais objetivos e caminhos a serem tomados para alcançar o resultado é de grande valia. Mas feito isso de uma forma lúdica, utilizando não somente vídeos, filmes e Power Points, os estudantes chegam a sentir prazer e confiança ao aprender, chegando a vitória da principal meta.
Não menos importante, a comunicação professor-aluno é imprescindível. O domínio do conteúdo, ao contrário do que muitos pensam, não é o suficiente, e sim a forma como ela é colocada. Sendo as salas de aula compostas por diferentes formas de compreensão, a direção a um diálogo eficiente trata da exposição ao público com cuidados sem causar o silêncio.
A resolução de problemas deve ser encarada com seriedade, sempre respeitando o aluno e valorizando o seu bem estar. Uma expressão de respeito ao educando desperta interesse e vocação do mesmo, considerando então o papel do professor como o principal sujeito dos principais momentos. Assim o discente se sente na obrigação de contribuir para si mesmo a formação da crítica, cidadania e principalmente caráter. O docente é o principal motivador de todo um espaço de ensino-aprendizagem.
Neste momento inicia-se a pergunta: e como ser a liderança em um momento de tão rápidas informações e de constante evolução tecnológica? No século XXI, em um processo de extrema globalização e revolução tecnológica, precisamos nos reinventar a todo momento, e não apenas ser uma reposição de informação. O educador não irá apenas mostrar como se deve fazer algo, mas aplicar de modo novo apresentando a acessibilidade que o aluno possuí, além de motivar a busca pelo seu conhecimento, a saber, que irá vencer o seu principal inimigo.
“(...) o amor pelos subordinados e pela humanidade em geral. O conhecimento de todos os recursos, a coragem, a determinação e o rigor são as qualidades que devem caracterizar aquele que investe a dignidade de general. São virtudes necessárias que devemos adquirir a qualquer preço. Somente elas podem tornar-nos aptos a marchar dignamente à frente dos outros". (SUN TZU, 2002, pg. 13 – 14).
O professor atual é aquele que produz conhecimento em sintonia com a sociedade e seus aprendizes. Somos o principal protagonista na transmissão do conhecimento e evolução intelectual que ultrapassa o ambiente acadêmico.
Ser professor é admirável, mas não valorizado. Temos como missão compartilhar a vida para darmos oportunidades a outros a viver. A educação requer força de vontade e superação de todos com as próprias barreiras e obstáculos, resultando extraordinariamente as suas vidas.
REFERÊNCIAS:
https://www.nucleodoconhecimento.com.br/administracao/lideranca-e-motivacao Acessado em 06 de agosto de 2019;
http://btd.egc.ufsc.br/wp-content/uploads/2017/06/Helen-Gunther.pdf Acessado em 30 de julho de 2019;
TAKAHASHI, R.T.; PEREIRA, L.L. Liderança e Comunicação. Rev. Esc. Enf. USP, v. 25, n. 2, p. 123-35, ago. 1991; e
TZU, Sun. A arte da Guerra – Adaptação de James Clavell – 38º Edição – São Paulo/Rio de Janeiro - Editora Record, 2002.
https://www.nucleodoconhecimento.com.br/administracao/lideranca-e-motivacao Acessado em 06 de agosto de 2019;
http://btd.egc.ufsc.br/wp-content/uploads/2017/06/Helen-Gunther.pdf Acessado em 30 de julho de 2019;
TAKAHASHI, R.T.; PEREIRA, L.L. Liderança e Comunicação. Rev. Esc. Enf. USP, v. 25, n. 2, p. 123-35, ago. 1991; e
TZU, Sun. A arte da Guerra – Adaptação de James Clavell – 38º Edição – São Paulo/Rio de Janeiro - Editora Record, 2002.
*MARIA DE MARCO BOHOMOMOLETZ
-Graduação Licenciatura em História / PUC MINAS / 2010;
- Pós Graduanda latu senso em História e Cultura Afro-brasileira e Indígena na UNINTER;
-Professora de História e Filosofia Ensino Ensino Regular Fundamental
Nota do Editor:
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