domingo, 2 de agosto de 2020

Arte: Sentido que nos convida à vida


Autora: Edina Costa da Silva(*)


A arte de tratamento por imagem não é um prática nova, mas milenar.Em indivíduos que tem dificuldades em se expressar na oralidade em um processo terapêutico, usar a arte possibilita que esse indivíduo expresse seus traumas e conflitos pessoais,direcionando-o a uma compreensão de seus sentimentos,dando vazão a dor que sente. 

Através da arte, ele acaba dando expressão aos seus sentimentos reprimidos, tendo a possibilidade do autoconhecimento, melhoria do seus recursos cognitivos. A arte libera emoções de alegria, tristeza e dor, ajudando a identificar os sentidos da própria vida e a imagem que temos de nós mesmos. 

A compreensão da imagem que vemos no outro está ligada à imagem que temos de nós mesmos, aquilo não pertence a ele e sim a mim e possibilita o respeito às diferenças e daquilo que gera dor e nos fere a alma e que pode ser trabalhado sem que nenhuma palavra seja dita.

Segundo Duncan (2007), a arte melhora as relações humanas porque trata o fator emocional e possibilita que nossos aspectos obscuros sejam conscientes. O terapeuta pode utilizar a dança, a pintura e o teatro para que o indivíduo coloque para fora aquilo que o angustia, possibilitando o processo de cura interior, aceitando e compreendendo melhor suas percepções não conscientes, criando empatia ao próximo e aumento o nível do processo de reflexão.

Se perguntarmos a algumas pessoas qual é sentido da vida, muitas não saberão responder porque nunca pararam para pensar no assunto, concentram suas energias em algo qualquer e não direcionam sentido à sua própria vida. A vida sem sentido é intolerável e exaustiva. Demandamos energias demais àquilo que fomos treinados a fazer e não àquilo que faz sentido para nós. 

Aos poucos vamos nos perdendo e não conseguindo expressar o que sentimos porque temos medo da opinião e do julgamento do outro. Na arte podemos ser nós mesmos, expressando aquilo que não temos coragem de mostrar a sociedade. 

Coloquemos ações em nossas vidas, sejamos livres, se não conseguimos sentar em um divã e ali expor tudo através da oralidade, podemos expressar através da arte. O ser humano é ação, é movimento e nada substitui a imensidão da imagem. A arte é expressão da alma. 

*EDINA COSTA DA SILVA














- Graduada em Psicologia Clinica pelo Centro Universitário FMU (2018);
- Pós Graduanda em Psicopedagogia com Ênfase em Educação Especial pela Faculdade Fael;
-Vivência em Plantão Psicossocial na Abordagem Psicanalítica e Junguiana; 
-Atendimento Clínico Individual e Atendimento Infantil.


Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

2 comentários:

  1. A arte é a manifestação de Deus através de um cidadão.

    ResponderExcluir
  2. A vida: mensageira de mudanças.
    Desde de que fomos concebidos, nossa formação depende das mudanças que ocorrem em nível celular. Órgãos se formaram para possibilitar que experimentássemos a vida em toda sua extensão. As transformações foram rápidas e, nove meses depois, já não podíamos mais permanecer onde estávamos.

    ResponderExcluir