domingo, 4 de fevereiro de 2024

Como lidar com a ansiedade no ambiente de trabalho?

Autora: Kathigiane Brito(*)


A ansiedade é uma emoção inerente ao ser humano, sendo a forma do corpo perceber que está enfrentando uma situação desafiadora ou perigosa, como por exemplo: quando vamos nos submeter a uma prova; uma entrevista de emprego; uma participação em alguma atividade inovadora; apresentar um projeto, enfim, são inúmeras ocasiões que ela pode surgir. Porém, apesar de comum e natural, essa emoção pode se transformar em um problema quando intensificada de maneira constante no dia a dia da pessoa. E no ambiente de trabalho não é diferente, embora algum estresse relacionado às atividades laborais seja normal, o excesso de ansiedade pode afetar negativamente a saúde e o bem-estar do colaborador.

As causas da ansiedade no ambiente de trabalho são subjetivas e depende de cada um e as mais comuns são: horas de trabalho muito longas, conflitos interpessoais, ambiente particularmente acelerado, competitivo, insalubre ou desprovido de segurança. É preciso reconhecer as causas para então, criar estratégias para lidar com a ansiedade evitando, assim, complicações maiores.

Existem inúmeras estratégias de enfrentamento que têm o poder de ajudar a lidar com a ansiedade no ambiente profissional, isso envolve uma série de pequenas mudanças na rotina laboral que reduzirá os níveis de estresse e afetará positivamente ao longo do tempo:

1- Definir prioridades

Não existe nada pior do que ter varias tarefas para serem realizadas durante o dia e não ter noção por onde começar. No ambiente corporativo, isso é bem comum, principalmente em cargos que exigem o gerenciamento do trabalho de outros colaboradores. A orientação aqui é que você faça uma lista de tudo aquilo que precisa fazer em ordem de prioridade, dessa forma, consegue aliviar o seu estresse, aumentando sua produtividade e diminuindo a sua ansiedade.

2- Fazer pausas durante a rotina

Trabalhar por longas horas pode ser prejudicial para o seu rendiemtno profissional e principalmente para sua saúde. Pequenas pausas programadas durante o dia, lhe darão mais disposição para seguir sua rotina. O recomendado é tirar 10 minutos de pausa a cada 1 hora de trabalho. Esses pequenos momentos são o suficiente para reduzir o estresse e a ansiedade.

3- Pratique a respiração consciente

A respiração consciente é a prática de concentrar-se em sua própria respiração. Ela permite uma maravilhosa oportunidade de fortalecer a conexão mente/corpo. O incrível dessa prática é que você pode fazer em qualquer lugar, a qualquer horário. Respirar com atenção pode trazer inumeros benefícios e um deles é a redução dos sintomas ansiosos que um ambiente de trabalho pode proporcionar.

4- Procure ajuda de um profissional qualificado

 

Muitos estudos comprovam que a psicoterapia é o tratamento mais adequado para essas condições. O objetivo da psicoterapia não é apenas a remissão dos sintomas da ansiedade, mas aprender a lidar com ela; incentiva o enfrentamento de situações; propõe uma compreensão mais ampla do significado dos sintomas; encoraja um novo repertório de comportamentos; transformar o seu modo de agir e de se relacionar consigo, com o mundo e diante de situações estressantes.

*KATHIGIANE BARBOSA BRITO FAUSTINO















Psicóloga Clínica na abordagem Cognitivo Comportamental

-Graduação: Psicologia- CRP-03/8731. Faculdade do Sul – FACSUL/BA (2011);

-Especialização: Saúde Mental em CAPS com Ênfase em Dependência Química – UNIGRAD ( 2013); e

- Especialização: Gestão em Saúde – Universidade Estadual de Santa Cruz -UESC (2015).

 

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário