sábado, 20 de julho de 2024

Formação continuada já!


 Autora: Marilice Pereira Ruiz de Amaral Mello (*)

Quando falamos em formação continuada, é comum nos remetermos aos profissionais da educação. Queremos aqui trazer uma breve reflexão sobre formação continuada que vai além destes profissionais, que não é restrito a área educacional.

O conceito de formação continuada que trazemos aqui é aquela formação que acontece no ambiente de trabalho com as necessidades apresentadas por seus profissionais, o que pode levar a uma qualidades social.

A cada dia mais nos deparamos com situações lamentáveis, relacionadas a falta de respeito às pessoas, agressões físicas e verbais contra as pessoas com deficiência entre outras.

Inúmeros representantes do povo, pessoas que ocupam cargos públicos que deveriam saber o que e como devem falar sobre o tema relacionado as pessoas com deficência, já usaram e ainda usam de expressões preconceituosas, improprias causando uma enorme decepção nas pessoas.

Alguns usam essas expressões sabendo que estão sendo capacitistas, o que é considerado uma das mais recorrentes formas de preconceito contra pessoas com deficência, é a discriminação devida a determinados tratamentos, formas de comunicação, práticas, barreiras físicas e arquitetônicas que impedem o total exercício da cidadania dessas pessoas. Porém, a grande maioria não sabe do que se trata, falam indevidamente sem o conhecimento devido, o que nos faz acreditar que a formação continuada deve acontecer já e para todas as áreas. Recentemente o prefeito de uma cidade do Estado de Pernambuco falou em entrevista que a família que tem a infelicidade de ter um filho autista.....o que não podemos continuar admitindo.

Acontecem também casos de agressão físicas e verbais em escolas contra educandos, na grande maioria educandos com deficiência. Como exemplo, professores e outros funcionários das escolas que encontram-se despreparados para receberem crianças com autismo, desconhecem o transtorno assim como as estratégias de trabalho em sala de aula com tais crianças. Sendo assim, nossa reflexão se dá sobre a necessidade de formação continuada tendo como objetivo maior conhecer as sindromes e transtornos que nos dias atuais se encontram em todos os ambientes que transitamos, devido a necessidade da inclusão não só na sociedade de forma geral mas também nas escolas.

Para ilustrar trazemos aqui dados do Censo Escolar de 2023 que registrou um aumento de 280% no número de estudantes com TEA matriculados em escolas públicas e particulares do país, apenas no período entre 2017 e 2021.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que o Brasil tenha entre 2 e 4 milhões de pessoas com TEA. Dados que nos mostram a urgência de formação continuada já.

Uma formação continuada como forma de ganhar visibilidade e ressignificar a atuação profissional em qualquer área, o que é uma necessidade imposta pelas mudanças de paradigmas, e em especial quando nos referimos a uma sociedade inclusiva, visto que hoje convivemos mais com pessoas deficientes que alguns anos atrás, as pessoas necessitam de um conhecimento mais específico sobre as características das pessoas com deficência, acreditamos que a formação continuada poderá contribuir, portanto fazemos um apelo aos gestores públicos municipais e estaduais que invistam na formação continuada de todos os profissionais em seus municípios e estados para assim conquistarmos a qualidade social.

Deixo aqui uma frase para refletir: é necessário que o profissional vá além da competência na sua área, a responsabilidade social perpassa por todas as profissões e se faz necessária para a transformação da sociedade.

* MARILICE PEREIRA RUIZ DO AMARAL MELLO
















-Graduação em Pedagogia com habilitação Pré-Escolar pela Universidade Metodista de Piracicaba (1984);


-Mestrado em educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (2001);

-Doutorado em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUCSP (2013);

-Pós-graduação em Análise do Comportamento Aplicada em Pessoas com TEA. (2019);

-Pós - Doutora pela UNEB- Campus VI- Caetité-BA, no Programa de Pós-graduação e em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) - 2023; 

-Membro dos grupos de pesquisa: GEPI – Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade (PUC/SP), INTERESPI- Grupo de Pesquisas em Espiritualidade e Interdisciplinaridade (PUC/SP) e PPGELS- UNEB- Campus VI- Caetité-BA;

-Tem mais de 40 anos de caminhada com atividades na educação. 
- Em 2020 reativou seu Canal do Youtube com lives e vídeos, com conteúdos voltados a educação e desenvolvimento humano, assim como projetos do “Café com Pauta” que apresentam temas relacionados a inclusão escolar, sendo parte do projeto de pós doutoramento;

-Atualmente dá assessoria a famílias, crianças e escolas para uma inclusão de qualidade.

Contatos:


Instagram: @marilicemello e


Nota do Editor:

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