sábado, 12 de março de 2016

Saúde do professor





Sou o Professor Carlos Magno, 28 anos, atualmente leciono na rede particular de ensino, na área de ciências da natureza. E é com muita satisfação que venho hoje por meio deste relato falar de um tema recorrente, que acredito que não seja um tema só de interesse do professor, uma vez que nossa sociedade cobra e necessita de uma educação de qualidade.

Para desenvolver este relato busquei um diálogo com colegas de trabalho que atuam na rede pública de ensino, e que segundo pesquisas feitas por estudiosos, são eles os que mais sofrem com problemas relacionados à saúde.

Dor muscular, perda de voz, falta de motivação para o trabalho, baixa realização profissional, exaustão emocional, enfim esses foram alguns dos vários problemas citados por eles. Em conversa com uma das colegas, professora licenciada, atuante no ensino fundamental, ela afirmou que já pensou em largar a profissão várias vezes. Dois motivos citados por ela é a carga horária excessiva e a desvalorização da profissão. Mas finalizou dizendo: Eu amo ser professora.

Pensando em fatores contribuintes que afeta a saúde dos professores, em minha opinião não são os alunos os principais responsáveis por esses problemas, afirmou o professor de matemática da mesma escola. Destacou ainda que para ele, o que falta é a condição de realizar um bom trabalho e a falta de apoio e incentivo dos pais na vida escolar dos filhos.

Acredito que nós professores que temos a missão de atuar na formação de cidadãos críticos, temos que refletir sobre nossa atuação e também sobre nossas práticas e métodos de ensinar. É grande e preocupante o número de docentes que sofrem de depressão, doença que merece destaque pelo fato de ser atualmente a mais comum entre os professores, mas que infelizmente a saúde mental do professor está esquecida.

Voltando ao fato de que a sociedade cobra uma educação de qualidade, precisamos de uma atenção maior no assunto, uma vez que a saúde dos professores influencia na qualidade do ensino, estamos diante de um problema que depende da tomada de decisões por parte das autoridades competentes. Quero aqui finalizar com a seguinte pergunta: Uma sociedade que não valoriza e não cuida dos educadores, como será essa sociedade no futuro?

Por CARLOS MAGNO MELO BRAGA













- Professor de Biologia e Ciências Naturais na rede particular

 Mora em São Gonçalo do Amarante - CE

6 comentários:

  1. Isso tudo que o autor do texto relata é verdade...tenho gente na família que até ficou de licença por depressão! Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir
  2. Prof.Carlos,bem lembrado,só se fala na formação intelectual dos Professores,sua saúde física e mental é desconsiderada pelo sistema,parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Prof.Carlos,bem lembrado,só se fala na formação intelectual dos Professores,sua saúde física e mental é desconsiderada pelo sistema,parabéns!

    ResponderExcluir