domingo, 25 de março de 2018

Do Outro Lado do Espelho Mora a sua Autoestima






"Não consigo". "Não posso". "Não estou preparado/a". "Não vai dar certo". "Não sou competente o suficiente". "Ele/a não vai gostar de mim". "Ele/a é muito para mim". "Não mereço". "Não acredito nos elogios que recebo". "Acho que não vou atender às expectativas".

Quem nunca ouviu, vez ou outra, essa voz nos pensamentos? 

Se você não conseguiu finalizar algo ou resolver algum problema, isso não faz de você um incompetente ou perdedor. Da mesma forma, se você conseguiu se sair bem em alguma tarefa, você não será um eterno vencedor.

Ter uma atitude positiva diante da vida pode ser fundamental para você arriscar e conquistar seus objetivos, inclusive aqueles mais ousados dos quais você duvida de vez em quando.

Que tal começar trocando essas afirmações negativas por positivas?

"Eu consigo". "Eu estou preparado/a". "Vai ar certo". "Sou competente". "Ele/a vai gostar de mim”. "Eu mereço". "Eu aceito e me orgulho dos elogios que recebo". "Eu vou atender às expectativas e quem sabe superá-las".

Uma autoestima equilibrada é uma arma poderosa para você encarar as realidades e demandas da vida com responsabilidade sobre seus pensamentos e ações, elevando sua capacidade de experimentar a vida de forma alegre e prazerosa.

Para que as mudanças de pensamento negativo para positivo façam efeito, é necessário aprofundar o conhecimento sobre si mesmo, entendendo assim suas capacidades, suas limitações, seus pontos positivos e o que ainda pode melhorar. Esse conhecimento traz segurança e direcionamento para você acreditar em si mesmo e dar um passo adiante para uma autoestima radiante e sensata.

Portanto, não se condene e nem se deprecie para não adoecer. Aceitar a existência dos seus defeitos pode ajudá-lo a entender suas próprias limitações. Entretanto, isso não significa que está tudo bem em continuar agindo da mesma forma que lhe faz mal ou faz mal aos outros. Aproveite para agir de forma mais construtiva.

Reconhecer os erros e não fazer nada diante deles não muda sua vida e não faz de você um ser humano melhor. Use a auto aceitação para impulsionar seu aprimoramento.

Comece com as palavras. Elas são elementos poderosos e influenciam significativamente a forma como você percebe o mundo e a si mesmo. Qual a atenção que você dá para as palavras que usa quando se refere aos outros ou a você? Que tal usar de mais empatia nos monólogos e diálogos da vida? 

Procure olhar para o que pode melhorar e para o que você tem de melhor. Pare um minuto a correria do cotidiano e olhe-se no espelho. Sua imagem no espelho é seu melhor amigo, que te aceita como é e acredita em você, que pode mudar para melhor e quer que você não seja tão duro consigo mesmo. 

Como você se vê? Como os outros te veem? Sua autoestima é determinante no seu comportamento e ela é parte importante do filtro que interpreta a interação dos outros com você.

Ainda no sentido de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, vale a reflexão: Como sua autoestima impactou ações passadas, como atua no presente e como pode influenciar seu futuro? Se for difícil entrar em contato com esse conteúdo e refletir sobre o tema, procure ajuda. Um psicólogo pode ajudá-lo a acessar suas forças internas, reconhecer as forças externas e acompanhar seu processo de desembaçar o espelho da alma.

POR TATIANA H.ABDO-CRP 06/87427











- Formada em Psicologia pela PUC-SP, em Música pela ULM e pós-graduada em Psicodrama, atende adolescentes e adultos desde 2006, em consultório particular localizado próximo à Av. Paulista;
- Durante sua trajetória, trabalhou na área da saúde em instituições como Hospital das Clínicas, CAPS e NASF; na área de recursos humanos como Consultora em assessment center e R&S de executivos e no terceiro setor com orientação vocacional;
- Além de Articulista neste Blog, possui um site onde explora outros temas relacionados à psicologia. (www.tatianaabdo.wix.com/psicologia)
- Contato: (11) 3253-2366 / tatiana.abdo@hotmail.com
Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

8 comentários: