segunda-feira, 12 de novembro de 2018

Quem está na Melhor Idade?



A melhor idade.... o que é a melhor idade? Será que hoje em dia uma pessoa de 60 anos já pode ser considerada como estando na melhor idade? 

Tudo depende, e hoje em dia, cada vez mais, vemos pessoas acima de 60 anos que praticam esportes, namoram, vão a encontros, passeiam com netos, viajam, e aproveitam a vida e aparentam ter 10 anos a menos.

Quando pensamos em melhor idade imaginamos aquele velhinho, já com a coluna curvada, falando baixinho e quase não escutando. Essa imagem está cada vez mais longe.

Começamos a perceber esses sinais da idade depois dos 70, muitas vezes 80 anos. Prova disso, é o Estatuto do Idoso foi alterado em 2017, estabelecendo prioridade aos idosos acima de 80 anos, em relação aos demais idosos (acima de 60 anos e abaixo de 80):" É assegurada prioridade especial ....... atendendo suas necessidades sempre preferencialmente em relação aos demais". A lei ainda especifica esta prioridade em questões de saúde e processos.

Percebe-se que a questão biológica é intimamente ligada as aos aspectos psicológicos do indivíduo. Após a aposentadoria, muitos idosos entram em depressão, perdem a rotina, os amigos de trabalho, passam a se sentir inúteis e improdutivos. Não sabem mais o que fazer, como viver sem aquela rotina que os acompanhou durante décadas. 

Outros, já contam os dias para que chega o grande dia da aposentadoria, e aproveitam para sair, dançar, viajar pelo mundo, aproveitar mais a vida, conhecer novos restaurante, aprender uma língua nova, ou dedicar-se a um novo hobby.

Juridicamente, conforme o Estatuto do Idoso, de acordo com sua data de nascimento, os idosos são tratados como prioridade, mas biologicamente, nem sempre pessoas de 60 anos têm menos problemas de saúde do que outras de 50 anos, por exemplo. 

A atenção que os amigos dão, a família, o grau de sociabilidade do idoso o que influencia diretamente em sua saúde. Sua rotina vai determinar o tipo de idoso que você quer ser. Tem "idosos" que estão tão bem, aparentam tão menos idade, tanto fisicamente quanto psicologicamente que fazem questão de não pegar senha prioritária em bancos, e fazem questão de ceder assentos em ônibus a idosos mais debilitados.

Claro que o envelhecimento é fato, todos passarão por ele, mas a maneira com a qual escolhemos lidar com os efeitos, só nós poderemos determinar. É uma questão de escolha, e forma de encarar a vida. As vezes é muito mais fácil ser feliz na velhice do que em outras fases da vida. 

Não tenha medo de envelhecer, escolha viver!

POR LUCIANA WIEGAND CABRAL CREF 026613G/RJ

-Personal Trainer especializada em grupos especiais(Cardiopatas, hipertensos, etc.) e
- Técnica em Musculação pela Federação Paulista de Musculação- Fepam(2005)
Contatos pelo WhatsaApp (21) 9 8118-4673

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

3 comentários: