terça-feira, 26 de março de 2019

O que Advogados e Médicos tem em Comum?


Autora: Luciana Wiegand Cabral(*)
Para começar, os dois profissionais tem que passar por uma universidade , e formar-se na profissão.

O médico cuida da saúde física e mental das pessoas.
O advogado cuida dos problemas pessoais e sociais das pessoas. 

Ambos tentar resolver problemas, ou preveni-los, cada um em sua especialidade. 

Como um advogado previne um problema ? Por exemplo, elaborando um contrato para um cliente , para que assim, este possa se precaver de possíveis processos.

Outro exemplo bem comum, elaborando contrato pré nupcial, ou testamento. 

Com o auxílio do advogado, em um caso de divórcio futuro, grande parte dos problemas que poderiam vir a surgir , podem ser amenizados quando há uma preocupação prévia com tais questões. 

Como pode -se observar, há diversos aspectos comuns quando tratamos de resolução de problemas e necessidades profissionais. 

É raro que alguém passe uma vida toda sem necessitar de um ou outro. 

Agora, há uma diferença entre esses profissionais bem grande , uma grande questão: 

Por que TODOS os médicos cobram consulta e A MAIORIA dos advogados não cobra ? 

A consultoria jurídica gratuita sempre ocorreu, assim como amigos e parentes de médicos que tentam consultas e Orientações médicas gratuitas também. 

Com o advento do nosso querido WhatsApp, as pessoas acreditam que os profissionais estão disponíveis 24h por dia, todos os dias da semana. 

O profissional que tem a felicidade de conseguir separar sua vida pessoal da profissional e atender seus clientes somente em determinados horários, também é cobrado como os outros. 

O cliente acredita que segunda feira no primeiro horário o advogado responderá aquela mensagem que ele enviou sexta as 23 hs da noite. 

Ocorre que no sábado,mais 10 clientes deixaram mensagens , áudios infindáveis no WhatsApp, e-mails , festival de imagens e dúvidas. 

Imagina se um médico acordasse segunda -feira com 150 imagens de ressonância magnética pra analisar , áudios de enfermeiros e pacientes de 4min cada , estudo de casos complexos de pacientes internado em UTIs, e TUDO DE GRAÇA ! 

Pois é , não existe. Mas infelizmente a nossa classe jurídica não soube manter o louvor da profissão, a importância e a beleza de ser um profissional que preza pela JUSTIÇA. 

Passamos a ser meros instrumentos para retirada de dúvidas. Houve um empobrecimento da profissão, o respeito aos advogados está cada vez menor , o Código de Ética da OAB mal é conhecido pelos profissionais. 

Uma enxurrada de sites, aplicativos e redes sociais misturam formas de captação duvidosas, procedimentos que afrontam o código de ética e disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil , denegrindo cada vez mais a figura do profissional de advocacia. 

Felizes os que cobram consulta jurídica, são respeitados, agendam horário e conseguem realizar o mais importante: PREZAR PELA JUSTIÇA, usando os instrumentos jurídicos hábeis para melhor atender o interesse de seus clientes .

*LUCIANA WIEGAND CABRAL















Advogada graduada em 2003 pela Universidade Estácio de Sá -RJ ;
-Autônoma, com escritório na Barra da Tijuca-RJ atende causas de Direito de Família e Consumidor;
Site de seu escritório:https://wradvocacia.wixsite.com/wradvocacia
 e
Contatos pelo WhatsaApp (21) 9 8118-4673



Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário