Autor: Samir Queiroz(*)
Com o passar dos anos as capacidades fisiológicas e biomecânicas do ser humano passa a se deteriorar pois esse processo também faz parte do processo de evolução, todos os órgãos e sistemas também sofrem por envelhecerem, não restringindo apenas a aparência física e aparelho locomotor e o resultado desse processo é o aparecimento de algumas enfermidades conhecidas como Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT’s).
Isso, portanto, nos leva a entender porque com o envelhecimento as pessoas ao chegar a essa fase da vida DEVEM dobrar a atenção com a alimentação, com as consultas periódicas com médicos especialistas e praticar diariamente exercícios físicos de forma orientada.
E é sobre o ultimo item e a sua relação com a saúde que quero falar com vocês:
Segundo a OMS em um relatório divulgado em 2017, nas Americas as DCNT’s são responsáveis por 80% (5.2 milhões) de todas as mortes, já no mundo os números são ainda mais expressivos são 72% do total de todas as mortes do mundo sendo esse numero quando expresso estatisticamente nos leva a um total de 41 milhões de pessoas mortas por ano as mais recorrentes são doenças cardiovasculares, câncer, diabetes, doenças respiratórias crônicas e transtornos mentais.
Mas veja nem tudo esta perdido, ainda segundo a OMS o maior aliado no combate a essas doenças e maior qualidade de vida na terceira idade é a pratica de exercícios físicos.
Com intuito de melhorar função cardiorrespiratória e muscular, a saúde dos ossos, reduzir o risco de DNT, depressão e declínio cognitivo são recomendações, da Organização Mundial da Saúde para idosos:
- Pelo menos 150 minutos de atividade física aeróbica moderada por semana (media de 20 minutos por dia);
- 75 minutos de atividade física aeróbica vigorosa por semana (media de 10 minutos por dia);
- Atividades de Fortalecimento Muscular, contemplando grandes grupos musculares ao menos 2 vezes na semana (Recomendo Musculação) e
- Atividades de Flexibilidade, Mobilidade Articular e estabilidade, (alongamentos, Pilates, liberação miofacial e etc.) cerca de 3 vezes na semana.
Para benefícios adicionais como sobrevida e aumento de rendimentos nos afazeres diários as atividades aeróbicas de intensidade moderada devem ser aumentadas para 300 minutos semanais e as de intensidade vigorosa devem somar 150 minutos semanais.
O Ministério da Saúde defende que a prática de atividade física faz bem para a mente e o corpo. Os benefícios vão muito além de manter ou perder peso. Entre as vantagens para a saúde estão a redução do risco de hipertensão, doenças cardíacas, acidente vascular cerebral, diabetes, câncer de mama e de cólon, depressão e quedas em geral. Além disso, a atividade física fortalece ossos e músculos, reduz ansiedade e estresse e melhora a disposição e estimula o convívio social.
Com a prática de atividades físicas, você passará a ter mais disposição para realizar outras tarefas, se sentirá mais forte, com mais flexibilidade e capacidade funcional, entre muitos outros benefícios.
Algumas dicas para aderir a pratica de exercícios físicos sem risco de desistência são:
- Buscar um local que se adeque a pratica;
- Iniciar com praticas leve não desgastante;
- Praticar atividades próximo a sua residência, evitando deslocamentos que deem sensação de perder muito tempo;
- Buscar praticar atividades em grupos, fortalecendo a socialização e
- Somente praticar Exercícios Físicos com orientação de um profissional de Educação Física credenciado pelo CREF (conselho regional de educação física).
Sua saúde é sem maior bem, com ela em dia é possível realizar as demais coisas, tire um tempo para cuidar da sua saúde com mais carinho e amor.
*SAMIR QUEIROZ
Graduado no curso de Educação Física na FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) - 2017;
-Pós-Graduando em Treinamento Desportivo pela FMU;
-Personal Trainer e
- Trabalha atualmente na Academia Smart Fit.-Pós-Graduando em Treinamento Desportivo pela FMU;
-Personal Trainer e
Nota do Editor:
Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário