Autor: Edson Domingues(*)
Algumas pessoas têm direito adquirido após os sessenta anos, que marcam a passagem para essa fase da vida. Assim, passam a não pagar as viagens de ônibus, têm vagas especiais em muitos lugares estacionamentos, bancos, casas de espetáculos, e até a reforma da Previdência estabelece regras para quem tem mais de 65 anos.
Mas chegar a essa idade, essas pessoas se sentem "velhos" ou idosos, para ser politicamente correto? A sua capacidade de trabalhos está limitada? Você não mais trabalha, isso é ser velho?
Velho é quem deixa de ter projetos de vida, quem deixa de sonhar, de amar, e isso não é a idade que estabelece, mas a sua disposição interna, sua vontade. Tem muita gente com muito menos idade, que têm essas dificuldades.
Em muitos lugares proliferam clubes sociais, em que as pessoas maduras frequentam e com muita assiduidade. Nunca se viu tantas pessoas maduras viajando pelo mundo, fazendo algazarras e distribuindo alegria. Os bailes da chamada terceira idade “bombão” pelas cidades afora.
Já foi o tempo em que falava "velha é a tua vó". Hoje as velhinhas estão movimentando o mundo, sendo responsáveis pelas famílias, cuidando dos netos para ajudar as filhas, giram com muita garra a roda da vida com vivacidade e alegria.
Então, quando virmos pessoas maduras namorando, se casando, devemos comemorar, pois estaremos presenciando o amor em seu pleno exercício.
Saúde!
*EDSON ALVES DOMINGUES
-Psicólogo formado pela Universidade de Guarulhos – 1977;
-Especializado em Psicodrama, com titulação em Terapeuta,
Terapeuta de Alunos, Professor e Supervisor pela Federação Brasileira de Psicodrama;
-Especializado em Terapia de Casais e Família pelo Instituto
Bauruense de Psicodrama e
-Psicólogo Clínico, por 20 anos.
Nota do Editor:
Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.
Está ativamente vivo é irradiar amor, em qualquer tempo.
ResponderExcluir