Autor: Alexandro Guides (*)
Inteligência emocional é um conceito da psicologia que caracteriza o indivíduo que é capaz de identificar seus sentimentos e suas emoções com mais facilidade. Ela permite que você aprimore áreas chaves de sua vida, como pessoal, acadêmico e profissional.
Saber como agir em momentos de dificuldade e melhorar os relacionamentos interpessoais depende de como os pensamentos, os sentimentos e as atitudes são gerenciados.
Inteligência, no sentido geral, é a capacidade de aprender novos conceitos e aplicar seu conhecimento a problemas. A inteligência emocional é semelhante, é a capacidade de aprender sobre si mesmo e aplicar essa sabedoria no mundo ao seu redor.]
O alto nível de inteligência emocional está associado a uma série de benefícios, desde melhoria da saúde mental e relacionamentos, até maior satisfação no trabalho e desempenho acadêmico.
Quais são os componentes da
inteligência emocional?
O termo “inteligência emocional” foi descrito na década de 1990, então popularizado pelo psicólogo e autor Daniel Goleman em seu livro "Inteligência Emocional: Por que pode importar mais do que o QI".
Aqui estão os 5 componentes que ele faz referência:
Autoconsciência
Se você for autoconsciente, poderá ver seus próprios padrões de comportamento e motivos. Você sabe como suas emoções e ações afetam as pessoas ao seu redor, para melhor ou para pior. Você pode nomear suas próprias emoções quando elas surgem e entender por que elas estão lá.
Você também pode reconhecer seus gatilhos, identificar seus pontos fortes e ver suas próprias limitações.
Ser autoconsciente também pode significar que você é humilde – afinal, somos todos apenas humanos.
Autorregulação
Se você puder se autorregular, suas reações emocionais serão proporcionais às circunstâncias dadas.
Você sabe como fazer uma pausa, conforme necessário, e controlar seus impulsos. Você pensa antes de agir e considera as consequências.
Isso também significa que você sabe como aliviar a tensão, gerenciar conflitos, lidar com cenários difíceis e se adaptar às mudanças em seu ambiente. Trata-se de trazer à tona a parte de si mesmo que ajuda a gerenciar as emoções.
Motivação
Se você está intrinsecamente motivado, você tem sede de desenvolvimento
pessoal. Você é altamente motivado para ter sucesso, seja qual for a sua
versão de sucesso.
Você é inspirado a atingir metas porque isso o ajuda a crescer como
pessoa, em vez de fazê-lo por recompensas externas, como dinheiro, fama, status
ou reconhecimento.
Empatia
Se você é empático, você tem um nível saudável de interesse próprio – mas não egocêntrico.
Nas conversas, você pode entender, compreender e se colocar no lugar do outro. Mesmo que o cenário exato não tenha acontecido com você, você pode usar sua experiência de vida para imaginar como a pessoa pode se sentir e ter compaixão pelo que está passando.
Habilidades sociais
Se você desenvolveu suas habilidades sociais, sabe trabalhar em equipe. Você está ciente dos outros e de suas necessidades em uma conversa ou resolução de conflitos.
Você é acolhedor na conversa, usando a escuta ativa, contato visual, habilidades de comunicação verbal e linguagem corporal aberta. Você sabe como desenvolver um relacionamento com os outros ou expressar liderança, se a ocasião exigir.
Como melhorar a inteligência
emocional
Com a prática é possível desenvolver e ou fortalecer a inteligência emocional. Aqui estão algumas maneiras:
Autoconsciência - Considere definir um horário ou dia regular para fazer um diário. Isso pode permitir que você reflita sobre como se comportou nas interações, emoções e comportamentos e anote as coisas que o incomodaram. Você pode voltar e lê-los de vez em quando e "estudar" você mesmo. Você também pode meditar e observar seus pensamentos.
Autorregulação - Pode ajudar praticar exercícios de respiração profunda regularmente, especialmente durante o conflito. Você pode aprender a reformular desafios como oportunidades disfarçadas e "fracassos" como experiências de aprendizado. Tente praticar a aceitação radical de qualquer emoção que surja e verbalize o que você está sentindo.
Motivação - Considere tirar um tempo e comemorar cada uma de suas vitórias. Quando você decide que quer fazer algo novo, é uma boa ideia identificar o seu "porquê". Também pode ajudar a dividir sua lista de tarefas em pequenos pedaços, ou micro tarefas.
Empatia - Para construir empatia, tente prestar atenção ao seu entorno. Veja se você consegue captar a "energia" do seu ambiente. Você também pode tentar conversar com novas pessoas ou se voluntariar para uma causa que você gosta. Se você estiver preso no trânsito, considere olhar para as pessoas sentadas em seus carros e ver o que pode ser percebido sobre elas.
Habilidades sociais - Procure colocar-se em novas situações. Quando o fizer, tente prestar atenção à sua linguagem corporal e mantenha contato visual. Praticar a escuta ativa também pode ser benéfico.
Você é quem controla suas emoções, para que elas não controlem você. Depois de aprender essa habilidade útil, sua qualidade de vida irá melhorar.
-Psicólogo Clínico e Coach;
-Formado em Psicologia pela Faculdade Anhanguera Educacional;
-Formação em Professional Coaching Practitioner pela Abracoaching com certificação internacional;
-Curso de Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto WP;
-Curso MBA em Gestão Estratégica de Pessoas com Ênfase em Coaching pela Faculdade Unopar;
-Atende em consultório, faz consultorias sobre comportamento humano, ministra treinamentos e palestras sobre desenvolvimento pessoal e inteligência emocional.
Nota do Editor:
Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.
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