segunda-feira, 3 de outubro de 2022

A Economia como ela é


 Autor: João Luiz Corbett(*)

A cada ano novos termos são cunhados para um novo sistema em que se pretende dirigir os interesses políticos e econômicos. Porém entra século e sai século a economia continua baseada em oferta e demanda. Os meios de produção continuam os mesmos, a captação para investimento segue a mesma regra milenar (lucratividade), e tudo o mais são fogos de artifício.

Tenho certeza que todos já ouviram falar em planos econômicos governamentais, sociais e porque não dizer ideológicos. A grande verdade por mais que ouçamos teses macro ou microeconômicas, é que o mercado em todos os segmentos sempre procura e irá procurar produto com qualidade e baixo custo.

Vejam a situação criada com a guerra Ucrânia e Rússia. O gás importado por países europeus foi cortado pela Rússia devido ao bloqueio nas transações econômicas. A europa voltou a necessitar de carvão e madeira na produção de energia elétrica e aquecimento. Velhas minas de carvão foram reativadas e florestas estão sendo derrubadas. A bandeira de energia limpa foi esquecida.

Na mesma toada as queimadas da Amazônia só estão sendo lembradas quando de fala de propaganda política, visto que o mundo está vivendo outra realidade.

A mesma guerra provocou o corte ou extrema redução no fornecimento de petróleo e de óleo diesel. Crise no abastecimento de combustível leva a aumento dos preços para o consumidor seja no combustível quanto nos produtos de consumo imediato. Carro elétrico sendo carregado por gerador que usa óleo diesel é a nova realidade É o cachorro correndo atrás do rabo.

A introdução do conceito de agricultura baseada na não utilização de agrotóxicos e a criminalização do agronegócio provocou a redução na oferta de alimentos e a derrubada de um governo do extremo oriente.

Uma coisa é a ideia e outra a sua aplicação. Todo o mencionado acima deve ser aplicado para a sobrevivência do planeta, porém sem destruir o que se tem. O Brasil é responsável por quase 20% dos alimentos ofertados no mercado internacional, e quem fornece esses alimentos se utiliza de agrotóxico e está baseado no agronegócio.

Caso se venha a aplicar esta regra no Brasil e for reduzida a oferta de alimentos quem terá sua demanda de alimentos cortada? Quem vai determinar quem come e quem não come?

Seguindo a linha de raciocínio de oferta e demanda, a politica econômica brasileira trabalhou os anos de pandemia desburocratizando o sistema, privatizando empresas e abrindo mercados, proporcionando investimentos de lucratividade e retorno garantido. Em qual país do planeta há investimento em ferrovias? Produção de energia limpa e renovável? Produção de alimentos? Administração portuária? Estamos falando de itens macro econômicos que os países do chamado mundo desenvolvido deixaram de investir em novos projetos desde o século passado, ou estão presos a conceitos "modernos" que impedem a sua efetiva implementação e/ou reduzem sua produção.

O que assistimos em toda américa latina é a derrocada do sistema produtivo em todos os setores. Para citar alguns indicadores o Brasil é o único país com crescimento do PIB, redução no índice de desemprego de 13% para algo em torno de 9%, redução das taxas de inflação e taxas de juros. Conseguimos nos posicionar economicamente frente aos principais indicadores da economia mundial.

Por mais que se negue a economia esta baseada em fatos reais não ideológicos.

*JOÃO LUIZ CORBETT



















-Economista com carreira construída em empresas dos segmentos de açúcar, álcool, biocombustíveis, frigorífico, exportação, energia elétrica e serviços, com plantas em diversas regiões do país;

-Atuação em planejamento estratégico empresarial, reorganização de empresas, aprimoramento de competências, elaboração de planos de negócios com definição de estratégias, estrutura societária e empresarial, com desenvolvimento e recuperação de negócios; e

Atuação em empresas de grande e médio porte nas áreas de planejamento estratégico, orçamento, planejamento e gestão financeira, tesouraria, controladoria, fiscal e tributária. 

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

2 comentários:

  1. Oferta, procura e a busca pela lucratividade! Fórmula simples com interpretação complexa.

    Somos um país abençoado por Deus! Mesmo com todos os percalços estamos sempre avançando, lógico; dois passos para frente e três pra trás.

    Nosso momento sugere que estamos nadando de braçadas, mas as injeções de capitais via programas esquerdistas, redução do preço do combustível (que ainda esta atrelado ao mercado internacional sujeito a variações) que no momento a guerra e o pós PANDEMIA mascaram o que está por vir

    ResponderExcluir
  2. A administração pública está sob controle e o volume de investimentos já contratados dão segurança, porém o resultado da eleição pode mudar tudo.

    ResponderExcluir