sexta-feira, 25 de outubro de 2024

Sobre Eleições e Democracia !




Comecei a escrever este artigo no sábado, 05 de outubro, véspera das eleições municipais de 2024, logo após a divulgação da nova suspenção das redes sociais do candidato à Prefeitura Municipal de São Paulo, Pablo Marçal, devido publicação de suposto atestado médico falso, onde se mostrava internação do também candidato Guilherme Castro Boulos, por uso de cocaína.

Ato contínuo, o ministro Alexandre de Morais; tirano imperador do Brasil, que diga-se com sinceridade, manda mais que o presidente imposto aos brasileiros pelo TSE Tribunal Superior Eleitoral; dava declaração que o candidato Marçal, pelo uso do "X", antigo "Twitter", está intimado a prestar depoimentos em 24 horas e possibilidade de ter candidatura cancelada e ter inelegibilidade decretada. A imprensa o está acusando, dirigindo a ele as mais duras críticas, em grande demonstração de apoiar o ministro do Supremo. Democracia!

Um outro candidato a prefeito de São Paulo, senhor José Luiz Datena, ao vivo e frente às câmaras, em pleno debate eleitoral, desferiu tremenda cadeirada no candidato Marçal, em suposta tentativa de homicídio, e não recebeu a mínima menção, ou interpelação, por quaisquer autoridades do judiciário, sobre esta atitude violenta. A imprensa, parece, nem viu violência em tal episódio, e os comentários que fizeram, logicamente, foram favoráveis a Datena, considerado a vítima do fato. Entretanto quem precisou ser levado ao hospital para atendimento, foi quem levou a cadeirada. Democracia!

Enquanto escrevia essa introdução ao meu artigo, Moraes decretava a suspensão de mais uma conta no Instagram, do candidato Marçal. Mais um espetáculo de censura com aparência de justiça. Democracia!

Uma outra candidata à prefeitura de São Paulo, senhora Tábata Cláudia Amaral de Pontes, declarou tacitamente: "Eu jamais aceitaria estar ao lado de uma pessoa que foi condenada e presa." Entretanto ela está, sempre que pode, em companhia do senhor presidente Lula da Silva, em clara demonstração de hipocrisia pura e simples. Democracia!

Mas as horas foram passando e pudemos ver outras boas demonstrações de Democracia!

O "X", antigo “Twitter” que, numa atitude extremamente democrática, fora obrigado por Moraes a parar de operar no Brasil pelos motivos que, não só o Brasil, mas o Mundo, atônito, viu, somente voltou a operar após pesadas multas e obrigações impostas a Elon Musk, proprietário da rede social, APÓS AS ELEIÇÕES. Democracia!

Diz-se por toda parte que a intenção oficial era colocá-lo fora do ar para que fossem facilitadas as campanhas eleitorais dos candidatos de esquerda, uma vez que a população e a direita brasileira são muito atuantes naquela rede social. Democracia!

Nesta semana o presidente da Câmara, Arthur Lira, avisou os Ministros do STF que nenhum Projeto que limitar o poder da Corte será adotado. Já a posição de Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Federal, todos nós já conhecemos. Vejam só, 36 Senadores e 152 Deputados, já assinaram pelo impeachment de Moraes, e, nada acontece. Mais ainda, uma Petição Pública pedindo o impeachment já tinha, em 13 de setembro passado, 1,5 milhão de assinaturas, mas nada será feito. Democracia!

Nesta semana no seu Instagram, O Antagonista, publicou que "Coaf vê envolvimento de autoridade em esquema para venda de decisões no STF", e, que a Suspeita fez a PF, que investiga o caso em sigilo, e o MPF solicitarem o envio do inquérito para tramitação no STF. Na mesma rede social, a população vem registrando sua opinião, dizendo que se foi para o STF, nada será apurado e os envolvidos, inocentados. Democracia!

Aliás, a democracia no STF é tão atuante que, nos dias passados foi descoberto esquema de venda de drogas e tráfico DENTRO do próprio STF. Aliás o mesmo STF que solta criminosos, traficantes e quer a liberação das drogas no Brasil. Democracia!

Voltando a falar em eleições, na minha cidade, Ribeirão Preto, um candidato a Prefeito na presente eleição, tinha certeza de ser eleito em primeiro turno no dia 06 passado, com números que ele apresentava, como sendo da ordem de 75%. Foi surpreendido pela votação do candidato do partido NOVO, que não teve verba do fundão eleitoral, nem rádio e tv, e que chegou junto com aquele que já se achava vencedor, ao segundo turno. A votação desse "azarão" que chegou junto para disputa do segundo escrutínio foi com votação surpreendente. Agora que ambos passam a ter tempos semelhantes nas rádios e tvs nesta segunda fase de campanha eleitoral, o que chegou junto, quando apresenta seu programa de governo, tem sua campanha acusada de estar dividindo a população. Democracia!

É assim que os políticos olham a população: Se não concordam com o que pensam, olham-na como "ELES", ou seja, seguem a fórmula implantada pela esquerda no nosso amado Brasil, como a fórmula do "nós" e "eles". Hoje em dia é assim, se nosso pensamento não se assemelha com o do parceiro, do nosso vizinho, ou do nosso oponente em ideias, ou sentimentos, somos rotulados de fascistas, radicais, ou qualquer outra alegação sem fundamento. Democracia!

O Brasil, parece, se acostumou a ver-se dividido entre o "Nós e Eles". Não se pode estar junto só por se ter uma posição ou uma opinião diferente. Bons tempos em que a diversidade de ideias e ideais era salutar para o crescimento da diversidade dos comportamentos sociais e do fortalecimento da cidadania.

Querem apenas a unicidade a seu favor. Democracia!

PS: Significado de Unicidade - substantivo feminino - Característica ou condição de ser único, de não haver outros; singularidade: compreensão de um fenômeno na sua unicidade. Etimologia (origem da palavra unicidade). único + idade.

*ELI DOS REIS
























-Graduado em Economia pela Faculdade de Ciências Econômicas e Administrativas da UMC-SP (1974); 

-Especialista em Gestão Empresarial pela Universidade Paulista UNIP (2012); 

-Especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense (2017);

-Consultor Empresarial e de Vendas, além de Corretor de Imóveis credenciado pelo CRECI-SP;

- Presidente do Lar dos Velhos da Igreja Presbiteriana  e 

 -Primeiro Secretário do GACC Grupo de Apoio à Criança com Câncer .


Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores

2 comentários:

  1. Alhos e bugalhos!
    Alexandre de Moraes lutou contra o homem mais rico do planeta, que vem usando seu poder econômico para hipoteticamente garantir uma tal liberdade de expressão. Venceu!
    "Não temos direita no Brasil! Fato!
    Temos espertalhões, milicianos e bobos! Extra fato!
    Quanto ao nove dedos! Fato!
    Agora o baluarte da pseuda direita, nem é visto como bandido tal qual o sem dedo. Afinal, ele é de direita, conservadora patriota além de cristã. De araque! Lógico!
    Mas o vilão é o juizeco

    ResponderExcluir
  2. Eli dos Reis - er.elidosreis@gmail.com6 de novembro de 2024 às 13:32

    Caro Álvaro Santos, ensaiei várias vezes, me desculpe por isso, a sua resposta, mas, as atribuições acumuladas não me permitiram. Faço agora sua resposta: Concordo com sua fala, exceto a de que não temos direita no Brasil. Os brasileiros não estávamos acostumados a não concordar plenamente com os governos que tínhamos, mas seguíamos protestando e criticando. Os protestos se acumularam nos últimos tempos. Isso fez cair a Dilma toupeira, e as ruas começaram a se encher de brasileiros inconformados, que mais tarde foram chamados de direitistas. Aí apareceu Bolsonaro que conseguiu a façanha de aglutinar todos aqueles que não concordavam com o que ocorria no país. Verificou-se que o perfil desses contestadores se assemelhavam defendendo Deus, Pátria, Família e Liberdade, e, e a esse aglutinamento se concordou em chamá-lo de Direita, em alguns casos, Extrema Direita. Pronto, deu-se nome àquela divisão dos brasileiros do jeitinho que Lula sempre identificou como nós e eles. Era assim, os esquerdistas, inescrupulosos, corruptos e malandros, NÓS, os que criam que o caminho passava por Deus, Pátria, Família e Liberdade, ELES, ou, Direitistas, da Extrema Direita. De resto, concordo com sua fala. Um grande abraço. Grato por ler meu artigo e se pronunciar.

    ResponderExcluir