domingo, 7 de agosto de 2016

Práticas para controlar o sentimento da raiva humana


Raiva: É a expressão de emoção de sentimentos no homem e nos animais. O que mais gera raiva dentro de nós é o nosso sentimento de impotência, em não controlar o outro, uma situação ou a nós mesmos. É um sentimento de protesto, insegurança, timidez ou frustração. A raiva varia de intensidade de pessoa para pessoa, mas de todas as formas, não é um sentimento bom, nos faz tanto mal como fumar, a pessoa que sente raiva com frequência tende ter infarto 3 vezes mais do que o outro que consegue lidar de forma mais saudável coma raiva.

A raiva é sentimento muito presente no meio de nós, estando bem escondida ou exposta agressivamente através de nosso comportamento, e que muitas vezes expressamos na impulsividade, dessa forma ela nos incomoda e provoca a culpa, afinal nenhum de nós gostamos desse sentimento, nem de senti-lo e nem mesmo vendo alguém demonstrando o mesmo. Então proponho a colocar algumas práticas que podemos alinhar as nossas emoções e ajudar a controlar a raiva, iniciaremos primeiramente:

- Atividades Físicas: Tendo a supor que algumas pessoas que estão desequilibradas mentalmente, estão também desequilibradas fisicamente, não de forma patológica, mas momentânea, mas que se repetir muitas vezes sob um descontrole pode ser patológico(doença) . No entanto uma das formas de encontrar esse equilíbrio: é praticar atividades físicas, pois, através dela iremos equilibrar as substâncias químicas (serotonina, dopamina, noradrenalina, histamina e outras) que mexem com a ansiedade e consequentemente nos levam a um comportamento de impulsividade;

- Aceite a raiva, e trate-a, uma sugestão seria a psicoterapia;

- Não culpe o outro, ele pode te estimular, mas não é o motivador, porque se você estiver bem consigo mesmo, não será estimulado e nem terá motivação para tal sentimento;

- E por último pensa, reflita, analisa porque esse sentimento tem sido constante em sua vida e cuida para que não tenha com frequência.

Referência Bibliográfica:

- Myers, David - Introdução à Psicologia; e

- William Douglas & Rubens Teixeira: As 25 leis Bíblicas do Sucesso

Por ROSANA PONTES GUERHARD SERPA - CRP 05/32964





















- Psicóloga Clínica - Psicanalista;
- Graduada e Licenciada em Psicologia na Universidade Estácio de Sá desde 2005
Pós graduada em Psicofarmacologia e Saúde Mental;
Especialista em:
-Terapia de casais e família e
em Psicodiagnóstico
Consultório Clínico(próprio): Rua Demétrio Fragoso, 105 - Imbetiba - sala 201 - Macaé - RJ

21 comentários:

  1. Muito bom o artigo, agora é colocar em prática.

    ResponderExcluir
  2. Raiva um tema que precisa muito ser tratando no nosso dii a dia. Pois necessitamos de saber lidar com esse sentimento, que vem destruindo as pessoas. Onde muitos estão sendo desmotivado, e é hora de colocar em nossa vida. Que a raiva não irá levar a lugar nenhum.
    Rosana, Parabéns pela publicação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jorge Ramos pela atenção e seu posicionamento, muito bom!!!

      Excluir
  3. Explicação simples e direta! adorei. Foi de acordo com o que as vezes sinto, e o mais importante foi as práticas pra controlar. Vou tentar fazer isso. Muito bom msm!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho, por gentileza acompanham também os outros artigos!!! Obrigada mais uma vez!!!

      Excluir
  4. Me foi de grande ajuda este artigo,esclarecedor...

    ResponderExcluir
  5. O Brasil está dividido pois os espertalhões fomentam a raiva em quem não progride focando a parte da sociedade que produz e trabalha. Raiva é um pressuposto de fraqueza. Raiva é um sinônimo de impotência. Raiva as vezes pode significar um sentimento de aversão a inimigos da pátria...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom o seu posicionamento com relação a raiva, espero que meu artigo o ajude em algo!!!

      Excluir
  6. Parabéns! Tem pessoas que tem essa doença e nem imagina o quanto faz mal si próprio .Deus abençoe Doutora Rosane.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns!
    Uma excelente matéria e o tema super importante, pois estamos vivendo em mundo aonde a raiva está dominando os corações.

    ResponderExcluir
  8. Excelente dra!!! É importante que possamos conhecer e tratar "doenças" que muitas vezes são consideradas "bobeiras". Precisamos lutar p ter uma vida melhor onde além de nos ajudarmos contribuiremos para relações mais sadias.

    ResponderExcluir