Não apenas na atualidade, como em todo o decorrer da história da humanidade, sempre existiram histórias envolvendo o ato do ensino. Mas com ele, vieram histórias de superação, vitória, frustração, bloqueio mental, ineficácia, ou simplesmente o processo de aprendizagem não surtiu o efeito esperado.
E trazendo essa situação para os dias atuais, recursos é o que não falta para que se possa realizar um ensino de qualidade.
Porém, o mais importante não está atrelado à recursos tecnológicos, ou conhecimento e qualificação técnica do professor / instrutor.
O que mais prejudica é a falta de paciência e dedicação, tanto de quem ensina quanto de quem aprende. Independente do público (faixa etária, situação sócio econômica, etc...), precisamos saber lidar com as situações que podem atrapalhar o processo : dificuldade de concentração do aluno, dificuldade de absorção e compreensão da informação recebida, clareza da informação transmitida pelo professor, histórico de vida do aluno, transtornos mentais de diferentes níveis, etc).
Sendo assim, nem sempre a forma que uma pessoa é ensinada vai surtir o mesmo efeito em outra pessoa com características psicológicas diferentes.
E isso não significa que o professor seja incompetente, mas que ele precisa transmitir o conhecimento de formas diferenciada. Precisa saber que cada pessoa tem um ritmo e um “time” (tempo) diferente do outro.
Por isso é fundamental que se tenha amor pelo que se faz, e amor por pessoas, pois isso exige paciência para identificar e lidar com tantos obstáculos que precisam ser enfrentados para que se conquiste com sucesso o alvo de transformar vidas através da educação e do ensino.
E ao final do processo, apesar de tantas dificuldades, a recompensa será imensurável tanto para quem aprende, como também para quem ensinou, pois esse professor acabará reafirmando a teoria de que o amor pode tudo! Inclusive transformar vidas através da educação bem sucedida!
#Ensino é um Ato de Amor e Paciência!
POR CINTIA VASCONCELOS
POR CINTIA VASCONCELOS
-Pedagoga;
-Formada há 6 anos pela Universidade Anhanguera(2011), sempre atuando na coordenação pedagógica em escolas de níveis médio e superior.
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