domingo, 3 de junho de 2018

DEPRESSÃO:O que você sabe e como lida com o maior mal do século?


Você sabia que a depressão é a doença mais impactante da atualidade? Que segundo dados da Organização Mundial de Saúde, por volta de 450 milhões de pessoas estão passando nesse momento por um processo depressivo?

A depressão é uma doença permeada por preconceitos, rótulos, generalizações e minimização perante o senso comum, e muitas vezes também por amigos e familiares daquele que está em comorbidade psíquica.

Uma das maiores dificuldades de quem sofre com a depressão, está em lidar com a forma muitas vezes "despreparada" do meio em que ela está inserida.

Psêudoajudas como: "Sai dessa", "Tem pessoas com problemas muito piores que o seu", "Levanta daí, vai arrumar o que fazer que isso passa" ou "é frescura e corpo mole para não trabalhar", são exemplos de como um prejulgamento ou uma "intenção" de auxilio pode agravar o processo depressivo e até mesmo impulsionar uma ideação suicida.

 A pessoa com depressão apresenta uma visão distorcida do contexto vivencial potencializando sempre o lado intimista e negativo das situações.

A Anedonia (perda da capacidade de sentir prazer, motivação e desejo de realizar tarefas, trabalhos e se relacionar com o meio), ganha mais destaque quando não existe um apoio da família e amigos perante a comorbidade, e principalmente quando se coloca em crédito o sofrimento de quem está deprimido.

O que fazer pra ajudar?

Se você convive com algum familiar ou amigo com depressão, acima de tudo seja EMPÁTICO, se coloque no lugar dessa pessoa. Será que você gostaria de ser tratado da mesma forma que está tratando essa pessoa?
> Incentive-a procurar auxilio médico e psicológico, mostrando que a depressão tem cura, mas que é necessário, assim como outras doenças, de auxilio profissional especializado.

A psicoterapia cognitivo comportamental é muito eficaz no tratamento da depressão, auxiliando o paciente na reestruturação dos seus pensamentos negativos, combatendo a anedonia e criando em parceria com o paciente, um roteiro estruturado de tratamento, visando a melhora dos sintomas.

A depressão tem cura, para isso é necessário uma união de esforços entre: tratamento médico + tratamento psicológico + apoio da família e amigos.

POR THIAGO CALTABIANO















-Psicólogo Clínico Cognitivo Comportamental  e
-Especialista em Psicopatologia e Dependência Química CRP 06/ 106453
WhatssApp 11985499896


Nota do Editor:
Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

2 comentários:

  1. Excelente artigo, esse assunto tem que ser debatido sempre. Pois muitas pessoas precisam de ajuda e pouco se vê pessoas interessadas em ajuda-las. 👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Ótima abordagem do tema!! Acrescento que além das terapias psicológicas para tratamento da depressão, existe uma gama enorme de medicamentos avançados que também contribuem significativamente na melhora da doença. Assim, terapia psicológica e medicamentosa em conjunto aceleram o bom resultado do tratamento.

    ResponderExcluir