"Metáfora é uma figura de linguagem na
qual se faz uso de comparações subjetivas para se referir a algo de forma
indireta. A linguagem metafórica enriquece a forma como nos comunicamos com a
utilização do duplo sentido para expressarmos nossas ideias". Dicionário
Aurélio.
Em 2021, segundo ano de pandemia da Covid-19, iniciei uma pesquisa de Pós- doutoramento na Universidade Estadual da Bahia- UNEB com o projeto INCLUSÃO NA DIVERSIDADE: A CONTRIBUIÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE E ESPIRITUALIDADE.
Por conta da pandemia os encontros entre estudantes e professores da UNEB, tiveram que ser realizados virtualmente. As atividades foram muitas, encontros on-line de formação, aulas no mestrado, encontros nos grupos de pesquisas, lives com professores de outras Universidades e outros. As lives de uma forma geral foram se multiplicando e se tornou um dos recursos mais utilizados, uma alternativa foi reativar o meu canal do YouTube. Foram realizadas conversas com profissionais da área da educação sobre os temas estudados durante a pesquisa, os “Cafés com Pauta” no meu canal do youtube, o qual cresceu exponencialmente e vem crescendo a cada live realizada. Os “Cafés com Pauta” se encontram na playlist do canal, https://youtube.com/c/MariliceMello e é uma forma de contribuir para o aumento do conhecimento de estudantes, professores, profissionais da educação, familiares e interessados em desenvolvimento humano.
Os projetos do "Café com
Pauta" se configuram como partilha do conhecimento e se convergem com o
conceito de metáfora que de acordo com Fazenda (2015, p. 55) "é na metáfora que
o conhecimento e prática de cada um vão sendo costurados, pensados e analisados
para se transformar em novas realidades [...] nos permite ter acesso ao nosso
próprio ser". Foi isso o que aconteceu
comigo, a cada live realizada um novo conhecimento era tecido e de certa
forma transformado.
Tenho uma admiração muito grande pelo girassol, já há muito tempo. Pensando em tudo o que o girassol nos transmite com sua beleza, e em especial os campos de girassol, fui levada ao entendimento de tudo o que aconteceu e que acontece no meu processo de pesquisa e a relação com a minha vida pessoal. Posso dizer que descobrir isso me transformou, passei a entender muitas coisas antes desconhecidas e aceitar muito do que já aconteceu e outras que acontecem diariamente.
Em um texto de autoria desconhecida busco fazer uma conexão com o que pesquiso e a forma com que me relaciono com o conhecimento e as pessoas. "Antes de ser um girassol lindo e reluzente, ele é semente". Semente que na verdade continuo sendo, necessito de infinitas leituras para o entendimento de um assunto pesquisado antes da escrita.
Então ele recebe luz, calor, água e todos os nutrientes necessários para desabrochar. Assim como o girassol eu recebo o conhecimento de tantas outras pessoas por meio de textos e narrativas. Os nutrientes proveem de diferentes formas.
Ele cresce, floresce e sua natureza nos ensina o que devemos fazer todos os dias. O conhecimento nos faz crescer, florescer e nos transformar.
Sim! O girassol ensina uma lição preciosa e, mesmo sem dizer uma palavra sequer, ele revela sua sabedoria natural. Muitas vezes o meu olhar revela aquilo que o outro necessita para aprender e se transformar.
Ele gira de acordo com a inclinação do sol. Ele persegue a luz custe o que custar. Persigo o conhecimento e nem sempre de forma tranquila. Muitas vezes chego a pensar que seja a hora de mudar de foco.
E nos dias nublados, ao invés de se recolher e murchar, o girassol vira para outros girassóis, a fim de compartilhar energia e receber energia de volta. A partilha acontece naturalmente em minha vida, não consigo ser de outra forma, sou mesmo um girassol que sente falta de estar no convívio de pessoas para trocar tudo o que temos na vida, o amor!”
Em
minha pesquisa de pós doutoramento vislumbrei a minha metáfora que na verdade
me acompanha a muito tempo sem que eu tivesse percebido.
O exercício foi grande, posso dizer com certeza que meu autoconhecimento se deu por meio da metáfora do girassol.
Contudo podemos dizer que o processo de descoberta da metáfora
está relacionado à vivência da entrega, um dos princípios interdisciplinares de
Fazenda (2002). Esse processo também está amparado pela escuta sensível que,
conforme Barbier (2007), é necessário sentir o universo afetivo, imaginário e
cognitivo do outro para compreender as atitudes e os comportamentos, os sistemas
de ideias, de valores, de símbolos e de mitos, e também sua própria existência.
Busco aqui mostrar como foi a construção da metáfora desta pesquisa, ou seja, a representatividade dos conceitos teóricos com o girassol.
Ao iniciar a escrita do relatório de pesquisa com o tema: INCLUSÃO
NA DIVERSIDADE: A CONTRIBUIÇÃO DA INTERDISCIPLINARIDADE E ESPIRITUALIDADE e
repensar tudo o que fiz naquele período de julho de 2021 à dezembro de 2022
considero ser uma oportunidade única para reconstruir e descobrir um universo
de ações realizadas que não poderia imaginar ser tão grande se não houvesse a
obrigatoriedade de registro no relatório. Revisitar as ações realizadas me ajudou
a descobrir a metáfora de pesquisa.
Assim sendo, temos por objetivo mostrar um lado criativo, sensível e, porque não, poético da pesquisa. Procuramos usar a vivência simbólica como um caminho de transformação das pessoas, fazer a interrelação dos conceitos inclusão, diversidade, interdisciplinaridade e espiritualidade tida nesta pesquisa.
A inclusão
se dá no momento em que num campo de plantação de girassóis, onde uma flor está ao lado de
outra, e todas com o mesmo propósito de contribuir com a beleza da plantação,
juntos se tornam mais belas. A relação de coletividade tida nesse campo em que
todos cuidam uns dos outros.
Segundo Mantoan, (2005, pg 76): Inclusão é a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós. A educação inclusiva acolhe todas as pessoas, sem exceção.
A humanidade evolui com a diversidade, porém é necessário respeitar as diferenças. Entendemos que o respeito à diversidade é uma forma de inclusão e de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, não deve haver discriminação por raça, cor, gênero, idioma, nacionalidade, opinião e outros. Mas para que isso aconteça se faz necessária a nossa transformação pessoal, nossa aceitação de nós mesmos e dos outros, nossa tolerância para com o diferente.
O ensinamento dos girassóis em relação a diversidade é no sentido de que eles, mesmo tendo a mesma cor - todos amarelos, são todos diferentes e assim confirmam a diversidade existente na humanidade, somos todos diferentes. É importante lembrar como a Natureza permite que cada um cresça no seu tempo, respeitando o processo.
A interdisciplinaridade está presente no momento em que um girassol se vira para outros girassóis a fim de compartilhar energia e luz. A partilha do conhecimento está relacionada a partilha de energia e luz, principalmente em dias nublados.
A palavra
interdisciplinaridade em seu sentido morfológico nos remete a pensar da
seguinte maneira: é o movimento interno que a disciplina causa em mim e me
faz aprender um novo conceito.
Por outro
lado, Fazenda apresenta cinco princípios da interdisciplinaridade; Coerência,
humildade, respeito, espera e desapego. Esses princípios, quando praticados,
irão contribuir diretamente com a inclusão, revestir-se de intencionalidade e
comunicar experiências; ser interdisciplinar é saber perguntar e pesquisar a
resposta para assim acontecer a aprendizagem.
Destacamos aqui o conceito de espiritualidade tido na
pesquisa, que está relacionado com as virtudes do
espírito humano: amor, compaixão, tolerância, paciência, capacidade de perdoar,
contentamento, noção de responsabilidade, noção de harmonia. Estas qualidades
interiores, que trazem ao seu cultivador transformação
e felicidade tanto para si mesmo quanto para os outros, podem estar
relacionadas com a fé religiosa ou não: podem ser desenvolvidas em alto grau
sem estarem atreladas a qualquer sistema religioso ou metafísico. (Beneduzzi,
2017). A espiritualidade se relaciona com o despertar da beleza,
do amor e da alegria em ver um campo de girassóis. Ele é
resiliente, segue a luz custe o que custar, a busca do conhecimento e também a
busca do bem de si e do outro.
Considerações finais
A interdisciplinaridade tem como um de seus princípios a transformação por meio do autoconhecimento e isso posso dizer que é um processo que vem ganhando forças.
Descobrir minha metáfora de pesquisa me fez entender muito do que se passou em minha caminhada, assim como aceitar os desafios. Ser resiliente é a minha maior conquista, e com isso me preparo a cada dia para pesquisas mais ousadas.
Descobrir minha metáfora de pesquisa, não foi uma tarefa fácil, porém foi libertadora, trouxe-me uma aceitação para além da pesquisa, aceitação de mim mesma, considero ser um autoconhecimento que estava adormecido.
A Descoberta
Quando descobrimos algo
ficamos felizes!
Especialmente quando juntamos nossas
ideias...
Quando descobri minha metáfora de
pesquisa fiquei muitíssimo feliz
Sentindo que iria partilha-la com
alguém...
Tenta descobrir
Quem é este Alguém...
Partilhar o conhecimento nos faz pessoas
melhores.
Descobrir isso me transformou, me fez
aceitar o meu passado e ensinou a viver o agora.
Viver a eternidade do Agora é estar
espiritualmente acordado...
Minha metáfora de
pesquisa é uma flor que muito nos ensina,
ela busca constantemente
a luz do sol
O sinal da Beleza que habita o Universo
Em dias nublados busca a
luz da outra flor que está do seu lado
Buscando uma grande lição que Jesus nos
deixou:
"Sejam Um como Eu e o Pai o
somos"
Sua cor é intensa e
alegra onde está.
Concluindo com a profunda verdade que nos
diz da Alegria que vem da Beleza, encontrando-se no Amor,
até sempre!
RUY
e MARILICE
REFERÊNCIA
BENEDUZI, T. M. Considerações sobre espiritualidade, religiosidade e religião. Revista INTERESPE, no 8, pp.01-117, jun.2017;
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNP (CP) n.1, de 18 de fevereiro de 2002.Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf>. Acesso em: 24 nov.2012;
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade. Grupo de Estudos e pesquisa em Interdisciplinaridade (GEPI). Educação: Currículo – Linha de Pesquisa: Interdisciplinaridade , v. 1, n. 6 – especial (abril. 2015), São Paulo: PUCSP, 2015; e
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). Dicionário em construção: interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2001.;FAZENDA, I. C. A. Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia. São Paulo: Loyola, 2011.;MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário