domingo, 2 de julho de 2017

Aprendendo a lidar com o mundo moderno




Como está a sua vida hoje?

A correria do dia a dia e o atual mundo moderno faz você se sentir cansado, irritado, tenso, triste, estressado, ansioso ou deprimido? Se você respondeu sim para qualquer uma das citações acima, você não é o único...

Milhões de pessoas já descobriram que a vida moderna se tornou corrida, cansativa e estressante, gerando mais ansiedade e irritabilidade. Há prazos para cumprir, relatórios para entregar, correr para pegar o avião, o trânsito nunca colabora, temos de levar as crianças na escola e busca-las na hora certa, cuidar da casa, dos filhos, do trabalho... a lista não tem fim e o estresse e a ansiedade vão tomando conta.

A ansiedade, estresse e depressão estão aumentando. O Brasil é o segundo país mais estressado do mundo, segundo pesquisa da International Stress Management Association (ISMA - Brasil). Nunca tivemos fontes de estímulos para excitar a energia emocional como na atualidade, o lazer, a moda, os parques temáticos, a internet, a televisão estão se expandindo em grande velocidade. O esperado era que essa geração fosse a que vivesse com mais tranquilidade e alegria, mas nós nos enganamos, nunca fomos tão tristes, inseguros, estressados, ansiosos e depressivos.

Então, por que há tanto estresse, ansiedade e depressão nos dias de hoje?

Interagimos com uma diversidade maior de pessoas e à medida que encontramos e nos relacionamos com as pessoas, enfrentamos uma maior diversidade de habilidades, conhecimentos e valores. 

A diversidade é uma boa fonte de aprendizado, por exemplo, grupos de pessoas diversas, geralmente apresentam melhores soluções para problemas do que grupos menos diversos.

Estamos inseridos em grupos, uma pessoa tem uma família, que por sua vez também tem colegas de trabalho, colegas de escola, e as pessoas se juntam a grupos de interesses especiais que se reúnem semanalmente ou mensalmente, pessoalmente ou na internet. 

Talvez nossas famílias sejam de direita, os colegas de escola de esquerda e os colegas de trabalho são contra todos os partidos políticos. Talvez nossas famílias sejam católicas, os colegas de escola ateus e os colegas de trabalho são evangélicos. Nossas famílias talvez gostem de sertanejo, os colegas de escola de rap e os colegas de trabalho de rock. 

De alguma forma, temos que descobrir uma maneira de nos dar bem com essas pessoas e devemos ter cuidado em como fazer isso.

A necessidade de demonstrar felicidade ou de se agarrar a outra pessoa para não se ver sozinho faz com que algumas pessoas fiquem juntas apenas por obrigação. Com o tempo, relações desgastadas prejudicam muito a vida de quem delas se alimenta.

Colocar expectativas e depender do outro para tudo, somente traz uma coisa: frustração e estresse.

Nós nos comparamos com padrões mais elevados. Nós assistimos TV e todos são lindos, ricos, os empresários são sempre bem-sucedidos e as casas das pessoas são consideravelmente mais bonitas que as nossas e nós, não somos tão bonitos, não somos ricos e nem tão bem-sucedidos.

É natural querer ser a garota mais bonita, ter mais recursos ou ser o melhor e mais conhecido em algo e que os outros nos entendam e respeitam, mas menos de 1% das pessoas têm a possibilidade de exibir seus talentos, riqueza e beleza diante do público em geral. E essas são as pessoas às quais nos comparamos. É um padrão quase impossível.

Todo o tempo somos julgados por aparência e atitudes. A sociedade nos impõe pressões desde o momento em que nascemos. Isso, realmente, aumenta o estresse e tira a sensação de liberdade que poderíamos ter.

Nós nos especializamos mais, hoje temos que estudar muito para obter o domínio de campos cada vez menores. 

Na sociedade atual, uma grande maioria, interliga o crescimento profissional à felicidade. O problema é que, às vezes, colocamos expectativas demais em nós mesmos e acabamos frustrados.

Falta tempo para ver os amigos, para relaxar, para fazer exercícios, para estudar, para qualquer coisa... Falta tempo e isso nos estressa.

Falta de tempo ou excesso de trabalho são os maiores culpados pelos poucos momentos de lazer, quando podemos, finalmente, relaxar.

Estamos trabalhando muito durante muitas horas, e esse é outro sintoma do mundo superconectado. Levar trabalho para casa ou ficar muito tempo no escritório diretamente influencia na qualidade de vida.

A inovação é mais rápida, novas inovações vêm tão rapidamente e precisamos estar sempre reaprendendo.

O tempo todo, não desgrudamos dos aparelhos eletrônicos e da internet. Comprovadamente, o abuso de conectividade aumenta a ansiedade e o estresse.

Também sintoma do excesso de conectividade, o isolamento social tem se tornado um problema. As pessoas, em geral, têm visto menos os amigos nos momentos de lazer. Os próprios momentos de relaxamento têm ficado mais escassos. A correria vem tomando conta das vidas de todos nós e estamos nos individualizando.

Ouvimos falar muito sobre depressão, ansiedade e estresse, mas o que podemos fazer para nos proteger nesse mundo moderno?

Algumas dicas simples podem nos ajudar como:

Praticar atividade física, meditar, respirar profundamente por algumas vezes ao dia, tenha mais contato com sua família, saia ao menos uma vez por mês com seu parceiro (a) para irem a algum lugar que não conhecem, passe mais tempo com seus filhos e brinque realmente com eles, mantenha mais contato com seus amigos e quando se encontrarem, por favor, deixem de lado os celulares, estabeleça horários para não estar na internet ou celular, use esse tempo para você e faça algo que realmente goste de fazer.

Coloque essas dicas em prática, e verá como sua qualidade de vida irá melhorar.

POR ALEXANDRO GUIDES











-Psicólogo Clínico e Coach;
-Formado em Psicologia pela Faculdade Anhanguera Educacional;
-Formação em Professional Coaching Practitioner pela Abracoaching com certificação internacional;
-Curso de Especialização em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Instituto WP;
-Curso MBA em Gestão Estratégica de Pessoas com Ênfase em Coaching pela Faculdade Unopar;
-Atende em consultório, faz consultorias sobre comportamento humano, ministra treinamentos e palestras sobre desenvolvimento pessoal e inteligência emocional;
-Orientação Vocacional/Profissional;
-Processo de coaching on-line ou presencial;
-Participa de serviços e grupos voluntários;
-Projeto Psicologia Social e Para Todos, oferecendo atendimento psicológico acessível e de qualidade, disponibilizando alguns horários para pessoas que desejam e precisam iniciar um processo psicoterapêutico, mas não possuem condições de custear os valores de mercado. -Trabalho para ser um agente de transformação de pessoas, mudando o comportamento e/ou mentalidade.


Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

11 comentários:

  1. Gostei do texto, me fez pensar e refletir na minha vida

    ResponderExcluir
  2. Com certeza a tecnologia é uma grande contradição da humanidade moderna. Mas somos seres adaptáveis e encontraremos a medida do meio ;) Parabéns oelas reflexões do artigo, bastante abrangentes e todas muito válidas.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom!! Ótima reflexão.

    ResponderExcluir
  4. Acho que nunca foi tão importante a ajuda de un Profissional na aréa emocional como hoje em dia. A tecnologia do mesmo modo que nos ajuda, muitas vezes atrapalha, por ficarmos tão refém de aceitaçoes e likes e nos afasta do convivio físico.
    Parabéns pela matéria e sua doação como ser humano.

    ResponderExcluir
  5. Acho que nunca foi tão importante a ajuda de un Profissional na aréa emocional como hoje em dia. A tecnologia do mesmo modo que nos ajuda, muitas vezes atrapalha, por ficarmos tão refém de aceitaçoes e likes e nos afasta do convivio físico.
    Parabéns pela matéria e sua doação como ser humano.

    ResponderExcluir
  6. As pessoas estão se afastando umas das outras, trabalhando demais e tendo tempo de menos para a família, muitas se preocupam mais com o trabalho ou com as redes sociais e quando se dão conta estão mergulhadas na depressão e praticamente sozinhas... Tive depressão e a atividade física e o contato com outras pessoas foi muito importante, hoje tenho tempo para amigos, família, trabalho e internet, confesso que o trabalho e internet são bem contados, deu o horário saio logo do trabalho e navego na internet apenas quando não estou com amigos e família.
    Muito bom!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Uma realidade infelismente com a correria do dia dia ,colocamos tantas Coisas como prioridades e não olhamos Muitos a nossa volta como Tal,e assim perdemos o valor de um contato ,sorriso ,abraco ,por uma conversa as vezes com uma tela " sem vínculo emocao alguma !!. Parabéns linda materia

    ResponderExcluir
  8. Uma realidade infelismente com a correria do dia dia ,colocamos tantas Coisas como prioridades e não olhamos Muitos a nossa volta como Tal,e assim perdemos o valor de um contato ,sorriso ,abraco ,por uma conversa as vezes com uma tela " sem vínculo emocao alguma !!. Parabéns linda materia

    ResponderExcluir