quinta-feira, 3 de março de 2016

Pela Maringá/PR



A Cidade de Maringá

Projetada e planejada pela empresa "Companhia de Melhoramentos do Norte do Paraná", a cidade antes vila em 1947, logo depois distrito do município de Mandaguari. Maringá torna-se município somente em 14 de fevereiro de 1951. Décadas após, o crescimento populacional deu uma leve acelerada. Segundo a história, o nome do município deu-se Maringá, pois os operários cantavam a música Maringá, Maringá (de Joubert de Carvalho) durante seus trabalhos. 

Pontos Turísticos

Parque do Japão: obra com a intenção de aproximar a população de Maringá aos costumes japoneses e de preservar a cultura japonesa entre seus descendentes. No parque encontra-se o Monumento IMIN 100, o qual virou simbolo das comemorações dos 100 anos da imigração japonesa no Brasil. O Jardim Japonês, composto pelo Museu da Imigração, restaurante típico japonês, bosque de cerejeiras e a Casa de Chá.

Mesquita Muçulmana: com arquitetura árabe, templo de oração dos muçulmanos da região. No local, um mirante traz aos visitantes uma vista de toda a cidade.

Horto Florestal: reserva florestal natural, com  a presença de diversas espécies de árvores e plantas, local com a presença de fontes de água e algumas espécies de animais que vivem soltos.

Teatro Regional Calil Haddad: leva o nome do primeiro teatrólogo da cidade, o qual fez surgir os primeiros grupos de teatro na região. O Teatro foiinaugurado em 1996, tendo hoje a capacidade de receber 800 pessoas.

Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória: fundada em 1958 com um pedaço de mármore retirado das escavações da basílica de São Pedro no Vaticano. É o monumento mais alto da América do Sul. Foi inspirada no "Spoutinikki", cujo significado é peregrino que se afasta do mundo para ficar mais perto de Deus.


Monumento ao Desbravador: escultura de Henrique Aragão, representa a nudez de um pioneiro que nada tinha  e apenas com sua força criou e desenvolveu a cidade.

Bosque das Grevíleas: bosque com apenas uma espécie de planta, a Grevílea. No interior, uma pista para cooper, ciclovia e loca para ginástica transformam o parque em um lugar para prática de exercícios e de passeios.

Praça PIO XII: também conhecida como Praça do Cogumelo, isto pelo formato da Caixa D' Água. Por estar em um local alto da cidade, a praça apresenta diversas antenas de rádios e televisões, do local é possível ver o encanto do Pôr do Sol de cada entardecer. 

A cidade ainda apresenta: O Mercado Municipal de Maringá, Praça Manoel Ribas, Maringá é Puro Verde e a Capela Santa Cruz.



Por FERNANDO BERVIAN
-Administrador do Blog do Bervian;
- Gaúcho de Ivoti/RS;
- Ensino Médio Completo;e
- Futuro Jornalista ou Professor de Geografia.