segunda-feira, 11 de junho de 2018

Exercício Físico:o Segredo da Produtividade na Longevidade



A evolução do Ser Humano pela preservação da espécie o fez se tornar mais longevo, com muitos de nós superando os 100 anos, graças às melhores condições de higiene, as drogas fornecidas para combater as doenças crônicas e vacinas que combate às pandemias e epidemias.

Todavia mesmo com toda essa expectativa de vida temos encontrado pessoas apenas sobrevivendo, com dificuldades devido a doenças hipocinéticas (causadas pelo sedentarismo ou ausência de movimentos ao longo do tempo), totalmente dependentes de pessoas alheias.

Na contramão disso em todos os lugares do mundo mais se exige que o jovem da terceira idade se torne cada vez mais produtivo, governos por aí a fora inclusive no Brasil, tem jogado a idade mínima da aposentadoria cada vez mais para longe, tendo em vista o aumento no número de idosos e a maior expectativa de vida, não levando em consideração os níveis de saúde de cada pessoa, é normal ver por indivíduos de 70 até 80 anos trabalhando, e qual segredo para isso?

Como já disse anteriormente o que reduz a capacidade de realização de atividades diárias, atividades de lazer e até de trabalho são as chamadas doenças hipocinéticas, causadas na maioria das vezes especificamente pela falta de atividade física, entre elas estão (diabetes, hipertensão, arteriosclerose, problemas na coluna vertebral, problemas de joelhos, etc). Estudos demonstram que quanto mais ativos os nosso jovens pós 60 anos, maior o índice de produtividade seja para si, seja para sociedade, alguns lugares no Brasil o governo já paga até academia para pessoas maiores de 60 anos por entender que quando fazem exercício há uma tendência de reduzir o consumo de medicamentos fornecidos pelo Estado, impactando no PIB local, também se observou a redução no índice de hipertensão, cânceres, diabetes, depressão e doenças do imunodepressoras (infecções), tudo isso comprovado em estudos e pesquisas.

Quando esse quadro de reversão positiva da saúde acontece, o impacto na vida do idoso é de grande magnitude, pois o mesmo começa a produzir para si mesmo e ter maior satisfação na vida, ele começa a não depender de ninguém para sair, para se alimentar, para se divertir, reduz a ingestão de remédios, faz trabalhos alternativos para complementar sua renda, enfim sente-se mais feliz em sua totalidade e capacidade.

Então não basta sermos longevos, temos que ser feliz e produzir nossa própria felicidade, está esperando o quê ? Tome sua pílula mágica chamada Exercício Físico ainda hoje,mexa-se!

POR SAMIR QUEIROZ




















Graduado no  curso de  Educação Física na FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas) - 2017;
-Pós-Graduando em Treinamento Desportivo  pela FMU;
-Personal Trainer e
-Treinador de futebol do Palmeiras FC de Braga - Portugal.
Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário