Autora:Adriana Soeiro(*)
Em 31 de dezembro de 2018, o MEC aumentou de 20% para 40% a oferta de conteúdo digital para a graduação da modalidade presencial, com exceção das engenharias e cursos da área da saúde. Ou seja, Faculdades, Centros Universitários e Universidades poderão ofertar disciplinas a distância em até dois por semana, desde que a Instituição tenha obtido nota 4 no Conceito Institucional MEC/INEP. Afinal, isso é bom ou ruim?
Do ponto de vista financeiro, isso pode representar baixa de custos e, consequentemente, redução ou menor reajuste das mensalidades. Mas o que dizer sobre a aceitação da Educação a Distância? Considerando-se as transformações da sociedade atual, como pensar educação no século XXI?
Na perspectiva dos estudantes nativos digitais do século XXI, termo cunhado por Marc Presnky em 2001, que se referia a eles como "falantes nativos da linguagem digital dos computadores, videogames e internet", o preconceito acerca da modalidade a distância tende a diminuir. Quanto aos docentes analógicos, estes precisarão se adequar com urgência ao novo modelo educacional por várias razões, dentre elas: comunicar-se de forma mais efetiva e próxima dos jovens estudantes e, também, permanecer no mercado de trabalho.
Diante dessa perspectiva, é preciso levar em consideração as transformações da sociedade atual, do universo de informação abrigada por ela, bem como dos seres humanos que se alimentam deste. Assim, o discernimento e direcionamento adequados favorecerão a busca pelo conhecimento de acordo com as necessidades individuais, abordagem Heutagógica. (1)
A proposta heutagógica defende o ideal de um currículo aberto e negociado com base nos conceitos de aprendizagem. Hase (2013) defende que a compreensão do aluno é móvel, mutável, complexo e emergente, por isso exige que dados essenciais em termos de conteúdo, contexto e processos sejam mais amplos e abertos. Por isso, os materiais dos cursos da modalidade EaD e suas respectivas atividades precisam ser pensados de tal modo que viabilizem a habilidade de aprender, o processo de adquirir conhecimento, e a construção de ambientes colaborativos de aprendizagem, cujo enfoque esteja no processo cognitivo e não apena no conteúdo.
Sobre a qualidade, como aferi-la nos cursos online? Não podemos esquecer que a Educação a Distância é uma modalidade de ensino que, como tal, precisa ser de qualidade, logo é da responsabilidade da gestão institucional garantir as equipes elaborem conteúdos relevantes, no contexto de múltiplas linguagens, que favoreçam o aprendizado, o pensamento crítico, à problematização, à reflexão e, consequentemente, à transformação da pessoa humana e sociedade.
Portanto, a mera atualização do conteúdo, fruto da velocidade de informação e das inovações tecnológicas, não faz sentido ao contexto da formação humanística, integral e plena, uma vez que a tarefa principal é favorecer o desenvolvimento do homem como base para a convivência civil, ou seja, para o exercício da cidadania.
Nas práticas educacionais destinadas à aprendizagem de adultos, percebem-se frequentes mudanças de expectativas em função do contexto profissional, social e das novas tecnologias disponíveis, ou seja, buscar sentido no mundo de quem aprende e não no de quem ensina. Sendo assim, é essencial conhecer os fundamentos pedagógicos que orientam o aprendizado, em que os princípios estes estão fundamentados, bem como no reconhecimento do público-alvo a que se destina.
Num futuro próximo, a implementação e gerenciamento dessa modalidade de ensino levará à busca de novas políticas públicas, que favorecerão a consolidação de novos métodos e outras propostas pedagógicas, como, por exemplo, o hibridismo - metodologia que mistura aulas presenciais e virtuais, com o objetivo de reorganizar os espaços acadêmicos, promover autonomia e engajamento discente.
O método híbrido, oportunizado pela ampliação de 20 para 40% da carga horária das disciplinas dos cursos superiores, servirá como base para o suporte de tutores e professores, para a produção de material digital, para o desenvolvimento de ferramentas interativas e novas plataformas virtuais. Ou seja, mudar a forma e o “espaço” de ensinar, a fim de garantir a busca pela excelência da Educação e do tão sonhado "protagonismo do estudante" no processo educativo.
Bibliografia e referências :
(1)Relativo a heutagogia,processo onde o aprendiz e o professor estão em uma única pessoa, podendo ser o professor um facilitador do processo educacional, o indivíduo busca o conhecimento, sendo ele responsável em buscar o conteúdo a ser aprendido e a traçar sua própria metodologia;
HASE, S.; KENYON, C. Self-determined Learning: Heutagogy in action.London: Bloomsbury Publishing, 2013;
PINO, Adriana S. Educação a distância: propostas pedagógicas e tendências dos cursos de graduação . Universidade Nove de Julho- São Paulo. Tese doutorado, defesa em junho de 2017; e
PRENSKY, Marc. Digital Natives Digital Immigrants. MCB University Press, Vol. 9 No. 5, 2001. Disponível em: http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf Acessado em maio de 2018.
*ADRIANA SOEIRO
-Graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Cidade de São Paulo (1989);
-Graduação em Pedagogia - Faculdades Integradas de Guarulhos (1991);
-Mestrado em Educação pela Universidade Nove de Julho (2012); e
-Doutorado em Educação pela Universidade Nove de Julho (2017).
-Atualmente é professor de ensino superior da Faculdade SESI e Gestora e EaD na Universidade Braz Cubas;
-Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação a Distância, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação a Distância, tecnologias, linguagens, aprendizagem na era digital, educação em rede e inglês .
Nota do Editor:
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Louvável, mas temos que levar em consideração que estamos no 🇧🇷, o aluno e o professor na mesma pessoa (heutagogia),e visualizando o nível baixo de profissionais formados no método tradicionalista (presencial); alea jacta Est...🇧🇷🇧🇷🤗🤗
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