domingo, 12 de julho de 2015

Comportamento operante e respondente




Entenda neste artigo o que é o comportamento operante e respondente, saiba quais são as suas características e veja alguns exemplos para entender melhor esse assunto.



O comportamento é um dos objetos de estudos mais desafiantes de toda a psicologia devido a riqueza de informações. Devido a isso, descreve-los completamente é um grande desafio, mas abaixo destacaremos duas de suas características principais, tendo base em criações e dados do escritor e psicólogo Burrhus Frederic Skinner.


Comportamento operante



Esse tipo de comportamento é considerado por Skinner um conceito chave do pensamento humano em relação ao ser e o ambiente. Pode ser classificado como algo que influi diretamente ou indiretamente no mundo.



Para analisar esse tipo de comportamento, Skinner criou a seguinte representação:

Resposta → Reforço (onde a resposta leva ao reforço)


Observação: 0 reforço ainda pode ser chamado de estímulo reforçador.

Através do esquema acima, podemos afirmar que o ser age em função das consequências dos seus atos, onde nada mais é do que a sua interação com o meio ambiente, fazendo com que o seu organismo transmita qualquer resposta que cause alteração no meio, que posteriormente irá retroagir à si mesmo.

Podemos citar nesse caso um exemplo abordado por Skinner, o psicologo colocou um pombo em uma caixa com um botão e um recipiente com água e comida. O pombo só teria acesso à comida se demonstrasse determinado comportamento, se bicasse o botão iluminado. Antes do experimento, os comportamentos não existiam no animal. Com o tempo, as respostas do animal foram ficando cada vez mais frequentes ao estímulo que lhe tinha sido dado e ao fim do experimento, o pombo já bicava o botão para obter o seu alimento.

Comportamento operante, exemplo para a obtenção de seu alimento com um rato de laboratório. (Foto: Reprodução)

Comportamento respondente


Esse tipo de comportamento pode, também, ser chamado de não voluntário ou reflexo. Nesse caso, o comportamento do organismo de um ser se dá de acordo com o estímulo do ambiente em que ele se encontra, independente de seus conhecimentos e aprendizagem.

A resposta somente pode ser caracterizada como um reflexo quando a reação proposta tiver 100% de probabilidade em fator de estímulo aplicado.

Esse processo é dito como incondicionado. Um exemplo fácil desse comportamento é quando nossos olhos piscam na presença de ciscos. Em alguns casos, os condicionamentos respondentes podem formalizar novas respostas, fazendo com que elas fiquem sobre o controle de novos estímulos, ação dita como um condicionamento clássico.
Comportamento respondente, onde cada vez que o martelinho é batido no joelho, o corpo responde a reação que se é proposta. (Foto: Reprodução)

Comportamento respondente, onde cada vez que o martelinho é batido no joelho, o corpo responde a reação que é proposta.


(Foto: Reprodução)

Postado em http://www.fcnoticias.com.br/comportamento-operante-e-respondente/

Nenhum comentário:

Postar um comentário