Uma das coisas muitas vezes ignorada é o quanto o fator ambiental influencia no desenvolvimento de uma pessoa. Você já reparou que a maneira de viver e encarar a vida influencia tanto no aqui e agora quanto a longo prazo?
Erik Erikson propõe em sua Teoria Psicossocial do Desenvolvimento, oito estágios psicossociais que acompanha o indivíduo desde o nascimento até a morte, tendo em cada estágio uma crise psicossocial entre uma vertente positiva e uma negativa.
O sétimo estágio, o da meia idade, seria o da Produtividade X Estagnação, onde ao olhar ao redor e ter a sensação de que a finitude está mais próxima, a pessoa poderia passar a se dedicar a projetos pessoais, ter o desejo de contribuir com a sociedade de alguma forma (vertente positiva), ou passar, por exemplo, a se preocupar com bens materiais e com o corpo de uma maneira excessiva, muitas vezes numa tentativa inconsciente de parar o envelhecimento (vertente negativa).
O oitavo e último estágio, o da velhice, seria o da Integridade X Desesperança, onde ao olhar para o aqui e agora o indivíduo teria o sentimento de ter vivido bem, sido produtivo e realizado coisas bacanas, sem se preocupar com “o que deveria ter feito”, e assim seguir realizando seus projetos na medida do possível, valorizando o que foi feito e a vida que levou até ali (vertente positiva), ou lamentar-se por sentir que algo faltou e desejar recuperar o tempo de uma forma não mais possível, podendo levar a uma profunda tristeza.
Talvez você já tenha se perguntado qual o sentido da vida, e se entristecido por não encontrar uma resposta confortável.
Penso que cada pessoa dá sentido para a sua vida nos pequenos detalhes do dia a dia.
Você já se perguntou qual o sentido que quer dar para a sua e como gostaria de envelhecer?
-Atua na área clínica com uma psicoterapia de base psicanalítica para adultos, adolescentes e casais;
-O consultório fica localizado no bairro Chácara Santo Antônio, na ZS de São Paulo/SP, na região das ruas Verbo Divino e Alexandre Dumas; e
-Oferece atendimento particular, por plano de saúde via reembolso, ou pelo PROGRAMA DE PSICOLOGIA DIFERENCIADA.
Contato: karlak@karlak.com.br | (11) 9-9613-5444 | www.psicologakarlak.com.br
Nota do Editor:
Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário