sábado, 16 de setembro de 2017

Click para transformar a Educação


A utilização de recursos pedagógicos no processo de ensino é um grande aliado na aprendizagem, a informática na educação já se tornou um caminho sem volta, pois já deixou de ser apenas trabalhos (textos) informatizados para divulgação na turma. A educação informatizada vai muito mais além dos trabalhos da secretária das instituições, hoje os recursos para a prática pedagógica em sala de aula, colaborando com a construção do conhecimento são inúmeros, tirando o aluno da passividade colocando-o de frente para a interação propriamente dita. O que vem contribuir muito para o resgate do interesse e motivação pela disciplina em questão, por parte do discente.

A portabilidade, flexibilidade, interatividade que a informática oferece são apenas alguns dos recursos que com seu uso podem ser expandidos, criando-se um elo com outras disciplinas estabelecendo desta forma, imperceptivelmente, uma relação multidisciplinar. Onde não só será abordado o mesmo assunto por professores da disciplina A ou B, mas sim um todo estabelecendo uma universalidade, criando um mosaico nesse conhecimento construído.

Limites sempre haverão em qualquer circunstância, porém o maior está em quebrarmos paradigmas e preconceitos, no que tange a resistência de educadores à utilização dessa tecnologia como ferramenta em seu cotidiano laboral. Como Albert Einstein certa vez mencionou “muito mais fácil é: quebrarmos um átomo, que um preconceito.” Preconceito esse muitas vezes fruto da geração que cultiva “medo” da nova tecnologia ou até mesmo oriundo do comodismo desmotivador, que esconde-se atrás da desculpa, nada convincentes, da má remuneração. Desta forma desprezando as imensas possibilidades de inovar, instigar e ampliar os horizontes para uma nova educação transformadora. 

POR DANIELA TORRES












-Graduação pela Universidade Federal do Pará - Campus de Bragança (2002) em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas;
-Licenciatura em Computação pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2014);
-Especialista em Educação Ambiental- SENAC/PA (2013);
-No momento mestranda do programa de Pós graduação em Biologia Ambiental da UFPA; 
Atualmente é professora de:
  -Ciências para o Ensino Fundamental e 
 -Biologia, Química e Informática Educativa para o Ensino Médio vinculada a SEDUC do Governo do Estado do Pará; 
-Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Ecologia e Zoologia;
-Programadora de aplicativos educacionais e blogueirahttp://lelaorca.blogspot.com 

NOTA DO EDITOR :

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Um comentário:

  1. Caríssima, é com tristeza que vejo nossa educação indo ladeira abaixo em todos os quesitos. Nossos professores estão mesmo descontentes com seus salários mas acredito que essa culpa cabe somente a eles uma vez que optaram em seguir mantras ideológicos importados de sindicatos e partidos que só usam da educação para galgarem o poder.

    Quanto a informática nas escolas, sinto em dizer que nossos educadores estão defasados nesse conhecimento e nossos alunos estão usando de forma errônea essa ferramenta.

    Com certeza seria de grande valia instigar nossas crianças e jovens ao conhecimento, mas salvo raras escolas públicas todas estão destruídas, mal cuidadas e danificadas pelos próprios alunos. Sem contar que os mesmos não estão propensos a serem tutelados por professores exigentes...

    ResponderExcluir