Autora: Rosana Serpa(*)
Palavras chaves: Sono saudável - dormir bem - Saúde do sono no comportamento
O sono é de fundamental importância para o corpo, promove a manutenção da saúde física e mental. Uma noite mal dormida pode nos levar sérios riscos no dia seguinte, como irritabilidade, sonolência, cansaço, etc. Isso prejudica a produtividade no geral, seja para o trabalho, cuidar dos filhos da casa e deixa as pessoas menos alertas e mais propensas a perigos. Considerando que afeta a nossa cognição no que diz respeito as fases da atenção – concentração –memória e cognição, assim quando não dormimos bem a nossa memória é afetada, porque quando dormimos é o momento que o nosso cérebro processa todos os elementos do dia e guarda na memória, se não dormimos, alguma etapa desse processo é afetada e nossa memória sofre rompimentos no processamento e na interpretação dos fatos, do conhecimento ou qualquer história anterior, não tendo memória, não tem cognição, contudo ficamos sem entender o que ouvimos(atenção), concentramos, com a memória defasada por falta de noites não dormidas de forma saudável, não conseguimos interpretar a vida ao nosso redor, dessa forma afeta o nosso comportamento, os nossos relacionamentos e nosso trabalho.
Além disso, outros fatores como de saúde, como índice de glicose, o tônus muscular, o desempenho físico, a osteoporose, entre outros. Sem contar com memória que não descansou o suficiente para absorver tudo o que precisa.
Tempo do sono
Nem todo individuo precisa da mesma quantidade de sono, cada pessoa e cada fase da vida do ser humano possuem características próprias. A duração das fases mais profundas do sono muda ao longo da vida e isto afeta o tempo total de sono ao comparar crianças, adultos e idosos. O estagio 3 da fase não REM corresponde a cerca de 10% a 20% do tempo total de sono e diminui gradativamente com o envelhecimento. Já na fase REM chega durar 50% do tempo total de sono de um recém- nascido e decresce para 20% ao redor dos 5 anos de idade, permanecendo relativamente estável com o passar do tempo.
As fases do sono
2 – A segunda fase é a de um sono mais leve. A temperatura e os ritmo cardíacos e respiratórios diminuem e a pessoa é definitivamente conduzida ao limite entre estar acordada e dormindo;
3 – A terceira fase o corpo já começa a entrar em um sono profundo, onde as ondas cerebrais diminuem o ritmo;
4 - A quarta fase é a do sono profundo quando o corpo repõe as energias do desgaste diário. Nesta fase é que o organismo libera os hormônios ligados ao crescimento e executa o processo de recuperação de células e órgãos;
5 – A quinta fase é quando a atividade do cérebro acelera e inicia o processo de formação dos sonhos. É quando o cérebro faz um tipo de faxina na memória, guardando as informações importantes recebidas durante o dia joga fora as informações desnecessárias.
Em geral, um individuo adulto necessita dormir até 8hs por dia. Porém não é estabelecido uma regra quanto a duração do sono. Cada pessoa tem seu próprio ritmo.
Todas as fases do sono precisam ser repeitadas para termos uma vida mais saudável e melhor aproveitada. Sendo assim precisamos cuidar de nossa mente e corpo de forma coerente e com atitude dormindo cedo, desligando todos os aparelhos eletrônicos, cômodo com pouca luminosidade, banho tomado para relaxar mais e corpo e deitar e se concentrar pensando somente no descanso e coisas boas, outra atitude fazer atividades físicas, alimentar-se bem, conviver perto de pessoas que não sejam tóxicas. No entanto se tudo isso não funcionar procure um médico e faça exames, procure um psicólogo e faça terapia, procure um nutricionista para tratar e cuidar da sua alimentação, assim você fazendo os tratamentos adequados e cuidando de forma saudável obterá resultados bons e terá qualidade de vida.
Cuide de você, ame você, assim você será melhor!
Referências Bibliográficas:
O blog vida saudável; Guia do
sono – Fiocruz.
*ROSANA PONTES GHERHARD SERPA
-Psicóloga Clínica-Psicanalista;
-Graduada e Licenciada na Universidade Estácio de Sá desde 2005;
-Pós graduada em Psicofarmacologia e Saúde Mental;
-Especialista em:
-Terapia de Casais e família e em Psicodiagnóstico; e
-Consultório Clínico(próprio):
-Graduada e Licenciada na Universidade Estácio de Sá desde 2005;
-Pós graduada em Psicofarmacologia e Saúde Mental;
-Especialista em:
-Terapia de Casais e família e em Psicodiagnóstico; e
-Consultório Clínico(próprio):
Rua Dr.Zamenhof,168 - Imbetiba - Macaé - RJ
Nota do Editor:
Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário