sábado, 11 de fevereiro de 2023

A necessidade das lições de casa e o acompanhamento escolar


 Autora: Yanny Maia (*)

Com o retorno do ano letivo as demandas das atividades escolares voltam, e para os pais e familiares este momento pode se tornar um desafio, se não uma luta para que os filhos as realizem. As lições e tarefas escolares em alguns métodos de ensino, exigem que os alunos façam em casa atividades e estudem para as avaliações, entretanto conseguir criar uma rotina de estudo e horários específicos para o cumprimento destas, mostra uma dificuldade para as famílias na correria do dia a dia.

Todavia devemos nos atentar primeiramente sobre a importância das lições de casa que devem ser feitas fora do período de aula. O autor Theobaldo Miranda Santos, em seu livro Metodologia do Ensino Primário: de acordo com os programas do Institutos de Educação e das Escolas Normais nos afirma que "a lição constitui uma unidade de aprendizagem e faz parte de uma unidade maior, que se decompõe em lições diárias, projetos, atividades extraclasse, etc"(SANTOS, 1960,p. 86). Alguns estudiosos acreditam que a repetição gera aprendizado e outros que a realização de atividades em casa serve como forma de aplicação do que foi aprendido em sala de aula.

Sendo assim, estes alunos precisam também ser guiados dentro de casa. Frequentar as aulas regulares e lá realizar atividades, não exclui a necessidade do acompanhamento do seu responsável. É justamente no momento da realização do para casa, que o estudante terá a oportunidade de revisar conteúdos, descobrir e sanar dúvidas, construir e reforçar conhecimentos.

É necessário e saudável que desde muito cedo as crianças tenham hábitos e rotina de tarefas, afinal elas estão em constante aprendizado e devem ser estimuladas. As atividades realizadas em casa contribuem para a criação de rotina de estudo; dá continuidade nas tarefas realizadas em sala de aula; proporciona aos pais e responsáveis envolvimento nos estudos dos filhos; auxilia na memorização e fixação de conteúdos; possibilita autonomia e estimula a criação de senso de responsabilidade e compromisso com os afazeres obrigatórios.

Portanto, o momento da lição de casa vai além das realizações de atividades escolares, se bem aproveitada serve como ponto para a renovação da interação e socialização da família, além de preparar o indivíduo para as obrigações futuras, contribui para a formação de um ser autônomo e responsável.

Atualmente existem estabelecimentos e profissionais especializados que prestam o serviço de auxiliar os estudantes no dever de casa e preparação para provas, o que colabora para famílias mais atarefadas que não conseguem prestar o amparo necessário, porém os pais não devem se isentar da responsabilidade de acompanhar o desenvolvimento escolar de seus filhos. Certamente a disciplina da rotina e autonomia proverá bons frutos para o estudante.

 

Referências Bibliográficas

SANTOS, Theobaldo Miranda. Metodologia do Ensino Primário: de acordo com os programas dos Institutos de Educação e das Escolas Normais. 8ªed. São Paulo-SP: Companhia Editora Nacional, 1960.

*YANNY LIMA MAIA




-Graduada em Letras - Espanhol pela Universidade Estadual de Montes Claros (2013);

-Mestre em Letras/Estudos Literários no Programa de Pós Graduação em Letras/Estudos Literários (PPGL) pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)(2016);

-Fez parte do projeto de pesquisa Representação feminina e relações de gênero na Espanha do Século de Ouro: Tradição e Modernidade nas Novelas Ejemplares, de Cervantes (2011-2013).

-Desenvolve pesquisa sobre a mulher cigana nas literaturas brasileira, espanhola e francesa. 

 Nota do Editor:


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