À medida que caminhamos na educação, podemos observar uma série de mudanças que foram estabelecidas com o passar do tempo. Evidenciadas pelas transformações na sociedade, pensadores da educação com suas estratégias e abordagens diferenciadas, por exemplo, são variáveis que constituíram e ainda projetam o futuro da educação brasileira.
Embora tenhamos atualmente uma recorrência nas mudanças estratégicas educacionais, é de suma importância que essas ocorram. Este trabalho traz uma reflexão sobre tendências educacionais e uma possível tentativa de amortização de danos que são derivados dessas situações, e nessa discussão, avaliamos a importância do papel do profissional docente neste contexto de mudanças.
A fluidez das metodologias implantadas pode ocorrer de diversas formas, seja no formato dos instrumentos de aula: livro didático, apostila, caderno de registro, apresentações digitais, ou dos formatos avaliativos: avaliação interna (própria instituição), avaliação externa (responsabilidade governamental). Até mesmo nas formas de pensar e considerar os docentes e discentes, através de metodologias tradicionais, construtivistas, ativas, pensamento computacional, relação "professor-aluno", etc.
De certa forma, considerar a escola é pensar em diversos territórios. Em destaque para as escolas públicas do governo do estado de São Paulo, por exemplo, é trabalhar com cenários extremamente diversificados, e nisso não estamos apenas considerando o espaço urbano e rural. Dentro de cada território, existem grupos diferenciados, com características próprias, que, por consequência, os projetos educacionais talvez não se encaixem adequadamente; em outro contexto, talvez flua com mais eficácia.
É interessante que exista um material comum em todos os segmentos escolares, que não desrespeite e seja regular ao que cada aluno tenha que compreender ou ter acesso naquele momento específico, pensando obviamente no desenvolvimento nos anos escolares. Ainda, é de suma importância que todos os alunos explorem conhecimentos específicos, de interesse comum, regional e territorial.
Pensar a Educação é ter propostas de projetos. No tocante das ideias e propostas educacionais, a princípio, esse deveria ser o passo principal para o desenvolvimento de um novo método educacional - a ideia. Obviamente que essa ideia (que será um novo método) ao sair do papel deve passar por processos burocráticos e financeiros, mas, a grosso modo, essa ideia materializada e lançada para as instituições educacionais, deve ser avaliada e compreendida para que seja transformada e adaptada no cenário que está colocado. O que nos parece, pela fluidez da instauração metodológica que temos atualmente, é a aniquilação dessa ideia/método e o surgimento de uma outra, novíssima, com suas características próprias e que desconsidera a última em todas as ações.
Muitos problemas surgem na recorrência dessas ações para a educação, e os mais afetados são os professores e os alunos. Os professores desmotivados com pouca formação e sem expectativas de instruções para aplicação dos novos métodos, principalmente no contexto tecnológico em que estamos nos inserindo cada vez mais. E os alunos, que já não conseguiram desenvolver as habilidades previstas pela defasagem do docente, já não têm um motivador para conseguir avançar nos conteúdos programáticos.
Para os anos que seguem, novamente, não é pessimismo apostar numa educação propositiva e diferenciada, na ampliação dos cenários, no embarque em grandes desafios, é necessário que se busque tranquilidade e melhores encaminhamentos para tal. Novos métodos são bem-vindos na adequação de novas tendências que surgem na sociedade, e os professores em seu papel docente devem ser instruídos e bem orientados acerca desses métodos e, por fim, desenvolver com os alunos as propostas a fim de alcançar as habilidades necessárias em cada situação.
Que
nossa jornada seja de esperança e valorização, a todos os professores e
professoras que lutam por uma educação gratuita e de qualidade.
Que vc tenha sucesso na sua carreira, e publique. Grandes conteúdos com a finalidade de orientar e ajudar a área da educação.
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