Autor: Emilton Amaral(*)
"E eu quero aprender a dar aulas e me tornar um professor", disse o filho enquanto se sentava ao lado de sua mãe no sofá.
A mãe olhou para ele com orgulho e sorriu. Ela sabia que o filho sempre teve um grande interesse em aprender e compartilhar conhecimento com os outros. Ela também sabia que ele tinha uma paixão por ajudar as pessoas a alcançarem seus objetivos.
"Isso é maravilhoso, meu filho", respondeu a mãe. "Ser um professor é uma profissão muito nobre e gratificante. Você terá a oportunidade de fazer a diferença na vida de muitos alunos, inspirando-os a aprender e crescer."
A educação é um processo complexo que envolve a relação entre ensinantes e aprendentes. Nos últimos anos, tem-se falado muito sobre a importância de se ter uma abordagem mais centrada no aluno, em que o aprendiz é visto como sujeito ativo do processo de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, é fundamental que os ensinantes sejam capazes de criar um ambiente de aprendizagem que estimule a participação ativa dos alunos e que leve em conta as suas necessidades e interesses.
A educação centrada no aprendiz tem como objetivo principal desenvolver a capacidade dos alunos de aprender e de se engajar em processos de aprendizagem consistentes e duradouros. Para isso, é necessário que os professores tenham habilidades para criar um ambiente de aprendizagem que seja acolhedor, desafiador e que estimule a construção do conhecimento.
A docência do ensino superior tem um papel fundamental nessa perspectiva. Os professores precisam estar preparados para lidar com as demandas dos estudantes e para criar um ambiente de aprendizagem que seja adequado às necessidades dos mesmos. Isso implica em ter uma visão clara sobre o que é a educação centrada no aprendiz e como pode ser aplicada no contexto.
Em uma perspectiva centrada no aprendiz, o ensino é visto como uma relação de colaboração entre ensinantes e aprendentes. Nessa relação, os ensinantes atuam como facilitadores do processo de aprendizagem, proporcionando aos alunos um ambiente de aprendizagem desafiador e estimulante. Os instrutores devem ser capazes de criar situações que garantam o desenvolvimento das habilidades de pensamento crítico, de resolução de problemas e de comunicação.
Para que essa abordagem seja efetiva, é fundamental que os ensinantes conheçam bem os seus alunos e suas necessidades. Isso implica em estar atento às diferenças individuais e culturais dos estudantes, bem como às suas expectativas em relação ao curso. Os ensinantes precisam ser capazes de criar estratégias pedagógicas que sejam adequadas às necessidades dos alunos e que levem em conta as suas características individuais.
Além disso, é fundamental que os instrutores sejam capazes de criar um ambiente de aprendizagem que seja acolhedor e que estimule a participação ativa dos alunos. Isso implica em ter uma postura mais aberta e receptiva em relação às contribuições dos alunos, bem como em criar situações em que os alunos possam compartilhar suas experiências e conhecimentos.
Por fim, é importante ressaltar que a abordagem centrada no aprendiz não é uma abordagem nova. Ela tem suas raízes na pedagogia crítica, que defende a ideia de que a educação deve ser vista como um processo de construção coletiva do conhecimento. O que tem mudado é a forma como essa abordagem tem sido aplicada no contexto do ensino superior. Há muito o que melhorar!
Anos se passaram e o filho estava animado para começar sua nova carreira como professor. Ele sabia que teria muitos desafios pela frente, mas estava confiante em suas habilidades e em sua capacidade de fazer a diferença na vida de seus alunos.
A mãe estava muito orgulhosa e, durante todos os anos, acompanhava o desenvolvimento de seu filho. Ele seguiu o sonho de se tornar um professor. Ela sabia que ele seria um excelente professor e que teria um impacto positivo na vida de muitos alunos.
Em resumo, seguir sua paixão e se tornar um professor é uma das decisões mais nobres e gratificantes que alguém pode tomar. É uma profissão que oferece a oportunidade de fazer a diferença na vida de muitas pessoas e inspirá-las a aprender e crescer. Se você tem uma paixão por ensinar e ajudar os outros, siga seu coração e torne-se um professor.
*EMILTON DA SILVA AMARAL
-Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFRJ - Universidade Federal do RJ (2013);
-Pós-Graduação Lato Sensu pela ISEAC - Faculdade Afonso Cláudio (2013);
-Pós-Graduando em Língua Portuguesa – Redação e Oratória no Centro Universitário Celso Lisboa.
Nota do Editor:
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