sábado, 29 de abril de 2023

Relacionamentos interpessoais e a educação


 Cintia Vasconcelos(*)

     

O clima de respeito que nasce de relações  justas, sérias, humildes, generosas, em que a autoridade docente e as liberdades dos alunos  se assumem eticamente, autentica o caráter formador do espaço pedagógico; "Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários À Prática Educativa , pág.103,1996"
 
Uma das maiores dificuldades e necessidades dos dias atuais são os relacionamentos interpessoais. A tecnologia deixa as pessoas sem paciência pra conversar com outras Tete a Tete. A maldade humana fecha os corações de quem já se decepcionou a novos relacionamentos de amizade inclusive. O egoísmo impede que as pessoas olhem para a necessidade básica do outro, que às vezes é somente um abraço ou a necessidade de ser ouvida. E isso tem acontecido em todas as faixas etárias, porque tornou-se normal querer se defender através do afastamento.

Porém, precisamos ter discernimento e não colocar as pessoas num mesmo patamar. Nem todos são extremamente maldosos. Nem todos são extremamente egoístas. Nem todos querem nos usar e jogar fora.

E os relacionamentos desenvolvem inúmeras habilidades necessárias para nossos crescimento. Trocarmos experiências nos fazem refletir sobre as causas e efeitos. Pontos de vista diferentes nos fazem ter conhecimento de outras possibilidades existentes. O calor humano é fundamental para conexões cerebrais.

Que percamos o medo de nos relacionarmos. O medo está nos impedindo de ir além do que possamos imaginar.

*CINTIA VASCONCELOS












-Pedagoga graduada pela Universidade Anhanguera(2011); e

- Atua na coordenação pedagógica em escolas de níveis médio e superior.

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário