segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Como prevenir a Osteoartrose?


A osteoartrose (OA), conhecida popularmente como reumatismo, é uma das doenças musculoesqueléticas mais comuns no mundo, acometendo até um terço da população. É uma causa importante de dor crônica e incapacidade física em idosos, podendo até levar a perda da capacidade de andar. É decorrente de uma degeneração da cartilagem presente nas articulações e acomete principalmente os joelhos, quadris e mãos. A doença tem várias causas e apesar de ser comum, não faz parte do envelhecimento natural. Então, como prevenir?

1. Controle do peso:

Após a idade, a obesidade é o maior fator de risco para OA de joelhos e quadril. A sobrecarga de peso nas articulações acelera o processo degenerativo e aumenta a sensibilidade dolorosa.

2. Atividade física: 

Atividade física regular, no mínimo 3 vezes por semana e de preferência com supervisão para evitar lesões. O tipo de atividade física deve respeitar a preferência individual, para facilitar a aderência. O ideal seria uma combinação de exercícios aeróbicos com exercícios de fortalecimento muscular.

3. Cuidado com suas articulações:

Pessoas que tiveram lesões prévias de menisco ou ligamentos, fraturas intra-articulares ou apresentam alterações de alinhamento postural apresentam maior risco de desenvolver a doença. 

Fica o alerta de que qualquer dor articular persistente deve ser avaliada por um médico. O uso abusivo de analgésicos por conta própria pode trazer sérios danos a sua saúde.

POR MANUELA VASCONCELOS DE CASTRO SALES - CREMEC 9745/ CREMESP 136964










- Graduada pela Universidade Federal do Ceará (UFC - Fortaleza);
- Geriatria pelo Hospital das Clínicas - Universidade de São Paulo (USP);
- Doutoranda em Ciências Médicas pela Universidade de São Paulo - USP.
-Registro de Qualificação de Especialista (RQE) 7433;
-Residência em Clínica Médica no Hospital Geral de Fortaleza;
-Membro Titular da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia;e
- Especialista em Cuidados Paliativos pela Associação Médica Brasileira.


Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Um comentário: