sábado, 25 de março de 2017

Ser professor ou educador?



"O tempo faz tudo valer a pena e nem o erro é desperdício" (Ana Carolina)


Eu, enquanto educador me identifico ou percebo o que está por trás dos discursos da educação?Educar ou transmitir?Ser professor ou educador?Todas as manhãs do ano letivo antes mesmo da higiene pessoal me questiono desta forma. O que serei hoje? Professor que transmitirá o conteúdo sem maiores compromissos, ou um educador que almeja sedentamente ajudar a construir uma nova consciência, nessa juventude que se forma em frente a uma cultura de alienação? Enquanto isso na página seguinte de meu diário lá está anexado com um clip minhas contas que irão vencer daqui a dois dias.

É fácil perceber que hoje a educação está muito mais voltada para a praticidade fria do mundo capitalista, em que seu filhinho entra na escola com poucos anos de vida e esperamos que ao sair dali ele tenha um bom emprego. Isso já incluindo o curso universitário, com uma especialização no mínimo. E assim ele liga a televisão e vê nos intervalos de um programa dominical medíocre, uma propaganda dizendo: Seja Professor! O que na verdade precisamos é de educadores, aquele que apesar das contas e do dinheiro contado no final do mês, está disposto iniciar o dia bem, ir para a escola onde trabalha e faz malabarismo se preciso for, para fazer seus alunos aprenderem um pouco mais, ao invés de com eles construir o conhecimento, prática que é estimulante aos discentes. 

Na propaganda da revista na hora do recreio ele lê novamente a mesma frase, “Seja Professor!” Como se não tivesse se identificado com nada, seja professor. Médico, Advogado, Odontólogo, Engenheiro e os demais são necessária vocação, mas professor não. Professor é a última opção, é o curso superior que é pra quem não deu certo em nada. Santa hipocrisia Batman, só esquece que teu filho está na mão deste profissional desvalorizado, mas muitas vezes apaixonado e comprometido com o que desempenha. 

Na melhor das hipóteses e como primeira opção, “Seja Professor!” Não recheado de idealismo utópico mas torne-se professor por amor a humanidade, embora o mundo esteja pregando o individualismo ferrenho, em cada um por si e nós contra todos. Torne-se professor, por acreditar em dias melhores e menos violência em seu bairro. Torne-se professor ainda que não sejamos valorizados como devíamos. Torne-se professor porque compartilhar o conhecimento é uma forma de se imortalizar. 

POR DANIELA TORRES













-Graduação pela Universidade Federal do Pará - Campus de Bragança (2002) em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas;
-Licenciatura em Computação pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2014);
-Especialista em Educação Ambiental- SENAC/PA (2013);
-No momento mestranda do programa de Pós graduação em Biologia Ambiental da UFPA; Atualmente é professora de:
  -Ciências para o Ensino Fundamental e 
 -Biologia, Química e Informática Educativa para o Ensino Médio vinculada a SEDUC do Governo do Estado do Pará; 
-Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Ecologia e Zoologia;
-Programadora de aplicativos educacionais e blogueira http://lelaorca.blogspot.com 

NOTA DO EDITOR :


Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário