sexta-feira, 13 de outubro de 2017

Será que Bolsonaro é realmente uma ameaça?









Estava na cidade de Curitiba recentemente e passando por uma banca de jornal, vi a capa da revista VEJA, que trazia o seguinte título: “A Ameaça Bolsonaro”, de imediato comprei a revista e lendo fui tentar entender tal capa, e confesso que não compreendi pelas seguinte razões: a) o deputado Jair Messias Bolsonaro, foi militar de carreira e saiu do exército para entrar na vida pública, pessoa de personalidade forte e de frases polêmicas, foi galgando espaço no congresso nacional e consequentemente atraiu os olhares da mídia; b) Por ser um político polêmico conseguiu acumular vários desafetos, sendo a mais famosa a Deputada Maria do Rosário, confesso que a frase dita pelo deputado para ela sobre o estupro soou muito mal aos meus ouvidos, talvez uma postura diferente da parte dele não geraria tanta polêmica. O deputado é acusado de ser homofóbico, racista, dentre outros adjetivos que lhe imputam quando o deputado emite alguma opinião sobre qualquer tema.

Mas por que seria uma ameaça na ótica da revista VEJA? Desde 1994-2016, vivemos na polarização entre PT-PSDB, alguns avanços foram conseguidos quando esses partidos estiveram no poder, mas PT e PSDB são podres no quesito corrupção, todos os membros desses partidos acusados de corrupção deveriam estar presos sem exceção, mas a caneta da justiça só achou o PT (com toda a razão), e o PSDB passa incólume de qualquer condenação de seus políticos até o momento. Então por causa dessa polarização, a imprensa de um modo em geral, se acomodou e não consegue enxergar algo novo e/ou diferente dentro da política, o que percebi é que parte da imprensa se alimenta dessa polarização e o Brasil como todos sabemos, sofreu pelo desmando desses dois partidos e de partidos aliados principalmente o PMDB. Bolsonaro tem discurso nacionalista? Tem, podemos considera-lo de extrema direita? Sim, tem opiniões sobre temas que agradam a maioria da sociedade, que já anda totalmente descrente dos figurões da política? Tem, é acusado de corrupção? Não, até o momento não paira sobre o deputado qualquer tipo de envolvimento em atos de corrupção. Ele incomoda uma parte da mídia e seus intelectuais? Sim. O Brasil não merece passar por mais um ciclo de polarização, o sistema político faliu, não vai conseguir se reinventar, nesse vácuo Bolsonaro com o seu discurso nacionalista, vê a sua popularidade crescer ainda mais e mais, ele é sim um forte candidato a disputar as eleições presidenciais em 2018, se tiver legenda partidária, o seu discurso vai de encontro com o que a sociedade anseia, fim da corrupção (ou diminuição), melhor segurança pública, saúde de qualidade, desenvolvimento nacional que assim geraria mais empregos e renda, entre outros temas relevantes para a sociedade que cansou de ser enganada ao longo das décadas.

A mídia vai fazer força para transformar João Dória a salvação do Brasil, Lula, esse aí vai ser preso logo, logo, Bolsonaro não é também, mas a seu favor tem a credibilidade da sociedade que enxerga no seu discurso um começo de mudança no Brasil, se ele vai ter respaldo nas urnas, teremos que aguardar os próximos capítulos, mas pelo visto a imprensa do Sudeste já começa a tentar desmontar a imagem do candidato que vai incomodar muita gente: Jair Messias Bolsonaro.

POR MARCELO AUGUSTO DOS SANTOS PINHEIRO- ADVOGADO OAB/AM Nº 9.365











-Especialista em Direito Civil e Processo Civil; 
-Área de atuação: cível, ambiental, eleitoral e constitucional e
-Fundador da Marcelo Pinheiro - Advocacia

Nota do Editor:
Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário