segunda-feira, 31 de março de 2025

Por que devemos ser contra o etarismo ?


 

Autor: Gustavo Capucho da Cruz Soares (*)


Antes de iniciar esse texto, em novos tempos, se faz necessário definir o que é ETARISMO. "O etarismo é o nome que se dá para as práticas discriminatórias realizadas contra uma pessoa com base em sua idade. Essa discriminação é fruto de estereótipos que são construídos contra um grupo de pessoas de idades diferentes da nossa."

Veja mais sobre o "Etarismo" em:
https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/etarismo.htm

50 anos.... meio século de vida.... medimos a nossa vida por anos... cada ano com uma métrica muito bem definida: segundos, minutos, horas, dias, anos.... e assim por diante...

Chegando aos 50 anos, resolvi radicalizar esportivamente.... Resolvi aprender a nadar com técnica... Nunca havia pensado a respeito disso, mas, por uma iniciativa de meus filhos, resolvi fazer isso.

Cheguei na piscina, aquecida, é lógico e me senti muito bem, pensei comigo, cinco ou seis idas e voltas seriam fáceis a mim. O professor, muito bem intencionado, me disse: "entre na piscina e nade".... obedeci prontamente.... Nadei 5 braçadas, o professor já não tão solícito gritou em alto e bom som: "saia da piscina agora, você não sabe nadar, vai se afogar e me dar trabalho para te tirar daí...."

A piscina estava lotada......de crianças, 5, 6 e 7 anos.... que riram demais daquela situação. Eu ???? Envergonhado, mas ciente de que ele estava correto.... jamais havia nadado uma piscina inteira....

Naquele dia, saí da piscina pensando que deveria voltar e não me dar por vencido.

Dia seguinte, piscina, mesmo horário.... Fui apresentado a uma pranchinha de isopor... nadei 5 metros.... afundei com ela....(que fase !!!).... O professor me deu 2 pranchinhas, uma por cima da outra.... Disse que assim não me afogaria...

Nadei imensas e intermináveis duas piscinas com pranchinhas... e fiquei na borda fazendo respiração.... estava com a minha autoestima no lixo... as crianças nadando, iam e voltavam com uma precisão mensurada pelos relógios suíços....

Fui embora. Pensava se devia ou não voltar, afinal aquilo não estava me fazendo diferença, já estava em quase meio século de vida e saber nadar nunca havia sido um problema.

Mas, resolvi voltar, teimosia (!).

Foi quando me deparei com outros "artefatos", no mínimo curiosos.

Me apresentaram um "palmar", pares de nadadeiras, "nose clip", uma prancha de isopor que colocava no vão das pernas.... comecei a imaginar os equipamentos e aludir a cada um deles com “equipamentos” vendidos em uma Sexy Shop.... confesso, ri demais.

Nessa toada, passaram-se 3 meses (mais uma métrica de tempo).

Comecei a me movimentar na água.... sem bebê-la.... e isso para quem não sabe nadar é um grande feito, afinal, divido a piscina com bebês, crianças, jovens, adultos, melhor idade.... e, com toda a sinceridade do mundo, às vezes não dá para saber quem foi que se "aliviou" dentro da água.

Verdade seja dita, já estou há quase 12 meses nadando, intercaladamente, dia sim e dia não, hoje, já estou chegando no 1,5km, me sinto muito bem, aumentou a autoestima e meu corpo dá sinais de recuperação, após tanto tempo de letargia (futebol de finais de semana).

Nesse tempo é evidente que bebi água, sofri com contusões, afoguei, venci etapas, ganhei mais de 5 cm de pescoço, perdi camisas de trabalho, mas ganhei em vitalidade, ganhei em todos os aspectos da vida.

Por fim apesar de todos os aspectos acima expostos, restam evidentes que essa aventura aos 50 anos se mostrou positiva na minha vida, hoje me arrependo de não ter realizado essa atividade com menos idade....(nem sei se me arrependo, acho que, sinceramente, nessa idade vivo a melhor fase da minha vida). Viver a vida, ser feliz, conhecer um novo lugar, um novo amor, um novo velho amor não há idade.... O importante a cada um de nós é ser feliz.... aos 10 anos, aos 20, aos 30... Nunca haverá de ser tarde, ou fora do tempo, para viver algo que te faz feliz.... ou que lhe torne uma pessoa melhor.... Fica a dica !!!

* GUSTAVO CAPUCHO DA CRUZ SOARES














-Advogado graduado pela Universidade Salesiana de Lorena - Unisal (2001);

-Sócio-Proprietário da Cruz & Soares - Sociedade de Advogados;

-Especialista em Direito Civil, Direito Trabalhista e Direito Previdenciário e

- Ex-Secretário de Negócios Jurídico - Prefeitura de Lorena


Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autor

Nenhum comentário:

Postar um comentário