domingo, 31 de janeiro de 2016

Por que amamentar em público escandaliza e a nudez no Carnaval não?





https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgI0NG3UoPSjfM9fzqeG0s9Es-hIO4cl7MMyjXOx3hkf0MxuvD5IBCj2OPn2Cu2qUg7wAJkJI8UTkd03snLpRzBHi-h9ryTNSUdPVj41vimmmeuIttj3ZEwXDr42iOLrL-kqW2pskd9atPx/s640/blogger-image-1969661885.jpg


Recentemente, a publicidade tem trazido às telas dos noticiários televisivos, jornais e revistas o tema amamentação, porém, ao contrário do que a sociedade está acostumada a ver nas campanhas a favor do aleitamento materno, desta vez a amamentação tem sido abordada de uma maneira chocante e até mesmo criminosa.

Biologicamente o aleitamento materno é uma importante ferramenta para que a criança adquira seu desenvolvimento biopsicossocial saudável e formação de vínculo com a figura materna, sendo a porta de entrada para a sua relação com o mundo externo.

Desde a antiguidade, embora desconhecessem os aspectos psicológicos, as mães assírias e egípcias já tinham a preocupação quanto ao aleitamento materno, priorizando pela qualidade deste momento.

Autores da Psicanálise como Freud, Klein, Bowlby e Winnicott desenvolveram estudos a respeito das relações amorosas do bebê até a idade adulta, formadas a partir da amamentação.Se o ato de uma mãe amamentar o seu bebê é uma prática tão antiga e natural, então por que algumas pessoas sentem-se tão incomodas ao ver uma mãe amamentando seu bebê em um local público enquanto que a nudez e sensualidade no carnaval é aceita com tanta naturalidade?

http://www.vilamulher.com.br/imagens/thumbs/2014/05/13/amamentacao-publico-54-423-thumb-570.jpg

Estudantes da University of North Texas desenvolveram um projeto chamado “When Nurture Calls”, o qual, com o intuito de causar polêmica e levantar reflexões sobre o tema, fotografaram algumas mulheres amamentando seus bebês em banheiros públicos. Ora, se pessoas adultas não devem se alimentar dentro de um banheiro, imagine um bebê que não possui imunidade suficiente ainda!

No Brasil, em diversos Estados, muitas mulheres se reúnem para amamentarem seus filhos em locais proibidos em forma de protesto, afirmando que “lugar de amamentar uma criança é onde ela sente fome”.

Existe alguma lei brasileira que proíbe as mães de amamentarem seus filhos em locais públicos?

Segundo o site “www.e-farsas.com”, não há nenhuma lei aprovada neste sentido! Muito pelo contrário, na cidade de São Paulo, por exemplo, a prefeitura sancionou uma lei em abril de 2015 garantindo o aleitamento materno em qualquer estabelecimento da cidade sob a pena de multa de R$500 (quinhentos reais), inclusive, há a pretensão de que isto passe a valer para todo o Estado de São Paulo.

A lei afirma que o estabelecimento não precisa ter “área segregada” para amamentação, podendo a mãe alimentar seu filho em qualquer área do prédio.

Enfim, é importante combater a discriminação quanto ao aleitamento materno em locais públicos. Estas mães não podem ser responsabilizadas pelo desvio de conduta e de pessoas de mal caráter que praticam atrocidades de cunho sexual vitimizando pessoas inocentes. O importante é estas mães tenham seus direitos de alimentar seus bebês garantidos e que não se sintam constrangidas e nem impedidas de exercerem de forma saudável e natural a sua função de mãe.

Referências

A MÃE É QUE SABE. ILUSTRAÇÕES. Disponível em <http://amaeequesabeblog.blogspot.com.br/2016/01/sobre-essa-coisa-de-amamentar-em-publico.html>. Acesso em 27 de janeiro de 2016.

Bolsa de Mulher. AMAMENTAR EM PÚBLICO É ERRADO?. Disponível em: < http://www.bolsademulher.com/familia/amamentar-em-publico-e-errado-fotos-chocam-para-conscientizar-que-nao-e>. Acesso em 27 de janeiro de 2016.

E-Farsas. LEI PROÍBE MULHERES DE AMAMENTAR EM PÚBLICO? Disponível em <http://www.e-farsas.com/lei-proibe-mulheres-de-amamentar-em-publico.html>. Acesso em 27 de janeiro de 2016.

G1-Globo.LEI QUE MULTA QUEM PROIBIR MÃE DE AMAMENTAR EM PÚBLICO ENTRA EM VIGOR. Disponível em <http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/10/lei-que-multa-quem-proibir-mae-de-amamentar-em-publico-entra-em-vigor.html>. Acesso em 27 de janeiro de 2016.

SILVA, Luciana Codognoto da; DAUBER, Lia. DA AMAMENTAÇÃO AOS AFETOS DA VIDA ADULTA. Disponível em <http://www.unigran.br/interbio/paginas/ed_anteriores/vol2_num2/arquivos/artigo1.pdf>. Acesso em 27 de janeiro de 2016.

UOL. DEPUTADOS APROVAM PROJETO DE LEI CONTRA PROIBIÇÃO DE AMAMENTAR EM PÚBLICO EM SP. Disponível em <http://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/estado/2015/11/04/deputados-aprovam-projeto-de-lei-contra-proibicao-de-amamentar-em-publico-em-sp.htm>. Acesso em 27 de janeiro de 2016.

Por SUÉLEN DE ARAÚJO NEVES














-Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (2008);
-Pós-graduada em:
 -Metodologia e Didática do Ensino Superior pela Faculdade de Rolim de Moura/RO - FAROL; 
 -Psicologia Jurídica pelas Faculdades Integradas de Cacoal - UNESC;
- Experiência na área clínica e social;
- Atualmente é:
  - Analista Judiciária (Psicóloga Jurídica) lotada no Núcleo Psicossocial no Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, Comarca de Rolim de Moura/RO; 
  - Professora no Ensino Superior nos cursos de Psicologia, Pedagogia e Administração; e
  -Palestrante em temas diversos dentro da área de Psicologia.

2 comentários:

  1. A insanidade tomou de assalto a humanidade.Amamentar é antes de mais nada algo simplório e algo a se comemorar...
    .
    Uma mãe não deve de alguma maneira se sentir constrangida a amamentar sua criança onde quer que seja.
    .
    Quanto ao carnaval, não escandaliza mais porque a nudez é cotidiana...
    .

    ResponderExcluir
  2. ok.. mas "Por que amamentar em público escandaliza e a nudez no Carnaval não?" só faltou responder a pergunta..

    ResponderExcluir