sábado, 4 de março de 2017

A Gestão de Processos em 4 Pilares para uma Escola de Alto Desempenho


Para uma Escola de Alto Desempenho 4 pilares são fundamentais:

  • Sonhos, Propósito e Valores claros e compartilhados.
  • Pessoas de Alta Qualidade motivadas, alinhadas e felizes.
  • Uma Cultura de Inovação consolidada.
  • Objetivos estratégicos, Processos e Indicadores.


4 pilares
Pilares da gestão de uma Escola de Alto Desempenho

Em nossas escolas trabalhamos para que nossos alunos tenham alto desempenho acadêmico, cultural, esportivo, cognitivo, sócio-emocional etc para que se tornem pessoas, cidadãos e profissionais de destaque e que contribuam para um mundo melhor.

Logo, uma Escola de Alto Desempenho é uma escola onde o processo de ensino-aprendizagem supera expectativas definidas, vai além do que se espera que faça, e atinge padrões realmente elevados.

Uma Escola de Alto Desempenho deve ter sempre claro, seus objetivos estratégicos: longo prazo – para toda a escola; objetivos táticos: médio prazo – para segmentos ou unidades; e objetivos operacionais: curto prazo – para departamentos ou áreas; que devem ser alinhados com o mercado, com os sonhos e com os propósitos e valores da escola e, exaustivamente compartilhado, com todo o time.

Para garantir sucesso na execução e resultados de alto desempenho todos os objetivos devem ser:

  • Mensuráveis: todos os objetivos devem ser claros e tangíveis, pois só assim saberemos o quanto perto estamos ou não de alcançar.
  • Realísticos: os objetivos devem ser possíveis de serem alcançados.
  • Desafiadores: devem ser capazes de desafiar o time a entregar mais.
  • Com datas claras: os objetivos devem ter prazo alinhado com toda a equipe tanto para a sua execução quanto para sua avaliação.
  • Relevantes: tem que fazer sentido para o sonho e propósito da escolar e consequentemente para todo o time envolvido, gerando impacto real.
  • Motivadores: os objetivos tem que motivar a equipe em seus anseios pessoais

Investir tempo em planejamento das metas, de suas características listadas acima, e no envolvimento de todo o time é fundamental, mas nem sempre executado pela lideranças educacionais.

A Gestão baseada em processos e indicadores deve ser uma prática em Escolas de Alto Desempenho. Em junho de 2015 a AOG Consultoria Educacional Artesanal realizou uma pesquisa nacional com escolas privadas para mapear o cenário de gestão de suas lideranças. A pesquisa foi respondida por mais de 1.600 escolas privadas em todas as regiões do Brasil.


Clique aqui e tenha acesso ao Relatório completo da Pesquisa, planeje suas metas conhecendo as características do mercado.


De todas as escolas que responderam à pesquisa, aproximadamente 59% fazem parte de um sistema de ensino e 40% utilizam livros didáticos de editoras. Sendo que 14% são parte integrante de uma rede de escolas.

Dentre as lideranças escolares que responderam à pesquisa, aproximadamente 21% atuam em todos os segmentos, desde o Ensino Infantil até o Pré-Vestibular e 62% atuam desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Apenas 28% atuam em apenas um segmento: ou Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

Um dos grandes desafios das lideranças escolares que responderam à pesquisa é a gestão do tempo e a capacidade de priorizar entre o planejamento estratégico e as atividades operacionais e o constante “apagar de incêndios” do dia a dia.
tempo

Distribuição do tempo das lideranças escolares pesquisadas


Interessante observar que aproximadamente:

  • 91% dos gestores investem grande parte do seu tempo executando tarefas e atividades operacionais, as quais poderiam ser exercidas pela sua equipe;
  • 82% das lideranças investem suas horas semanais de trabalho ”apagando incêndios” do dia a dia;
  • Apenas 19% das lideranças dedicam seu tempo ao planejamento estratégico de médio e longo prazo;
  • Apesar de 37% dos gestores escolares se dedicarem à formação e motivação de suas equipes diretas e indiretas, apenas 5% fazem isso de forma estruturada.

A pesquisa também levantou para alguns dos principais processos de uma escola a correlação entre a relevância que o mapeamento trás para a gestão de alto desempenho e o quanto este mesmo processo está realmente mapeado e compartilhado com o time.


correlação

Correlação entre a relevância e efetivo mapeamento de alguns dos principais processos na operação da escola privada



Interessante observar as significativas diferenças coletadas entre a relevância dos processos é seus efetivos mapeamentos. O processo que teve a menor diferença é o processo de Aplicação de Provas, onde 76,7% dos entrevistados consideram de alta relevância seu mapeamento e 64,9% tem o processo devidamente mapeado, enquanto o processo de Indicadores Administrativos tem relevância de 93,1% versus 17,8% de mapeamento.

Tais processos são considerados muito importantes, pois envolvem significativamente a gestão escolar ao integrar todos os departamentos, como é o caso do Processo de Matrícula, com alta relevância para 90% dos entrevistas e apenas com 38% afirmando ter este processo devidamente mapeado.


controle

Controle sobre os principais processos que impactam na operação do dia a dia


Aproximadamente 30% das escolas constantes dessa pesquisa não possuem controle sobre os principais processos pedagógicos e administrativos e os restantes 70% apresentaram ter algum grau de controle. Pelas respostas coletadas, podemos concluir que 85% dos que mostraram, efetivamente, algum tipo de controle sobre os processos (70%, conforme exposto anteriormente), têm o mapeamento e o controle abaixo de suas expectativas.

Ou seja, 90% das escolas pesquisadas não possuem controle satisfatórios de seus processos pedagógicos e/ou administrativos.

Sendo assim, espero que este artigo tenha despertado nos gestores escolares a importância do mapeamento dos processos e o uso de indicadores na gestão administrativa e pedagógica de suas escolas.

Caso tenha interesse em conversar sobre Mapeamento de Processos e Planejamento Estratégico vou adorar trocar experiências!


POR ANDRÉ GUADALUPE









- Co-Fundador do Colégio Planck em SJCampos – SP;
- Co-Fundador e Diretor Executivo por 14 anos de Sistema de Ensino;
- Fundador e CEO da AOG Consultoria Educacional, investidor anjo e mentor de Startups;
- Membro do Grupo de Educadores Google de SJCampos;
- Membro do Conselho da Rede de Empreendedores de São José dos Campos – Endeavo;
- Palestrante Nacional sobre Escola de Alto Desempenho;
- Engenheiro Aeronáutico pelo ITA e MBA pela ESPM com 26 anos de experiência na Educação Básica;
- Professor de Física e Design Maker e Autor de Coleções de Física do Ensino Médio e Pré-vestibular; e
- Apaixonado por Educação.

Nota do Editor:
Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.



Um comentário:

  1. Sempre que posso me pergunto:
    Como foi possível a Carlos Magno realizar uma Reforma na Educação à época, de forma que ela foi sentida e influenciou séculos á frente?

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