sexta-feira, 3 de março de 2017

Insegurança Pública: População a mercê da Criminalidade

A Criminalidade

Um problema que já virou rotina, a criminalidade. Presente em todo o território brasileiro, atualmente não tem perspectiva de nenhuma mudança positiva. Com o passar do tempo, nada se resolveu, e o pior, tudo se agravou para a população que já vive a mercê desta brutalidade. 
Situações como assaltos e assassinatos fazem parte do dia-a-dia nos quatro cantos do país, tudo piora quando as autoridades responsáveis pela segurança pública nada fazem, fingem não ver, e quando veem fingem resolver. Há muito tempo segue-se o mesmo problema, medidas de soluções só quando noticiadas nos principais jornais de televisão, dando a entender que se nada for mostrado via rede nacional nada é resolvido.

Além do povo estar a mercê da criminalidade, também é enganado por grande parte dos que deveriam ajudar, os políticos, os quais só aparecem de quatro em quatro anos prometendo melhoras, enquanto milhares de brasileiros são alvos de assaltos e vítimas de assassinatos, e por incrível que pareça, nenhum desses milhares é político, parecendo serem imunes a criminalidade, no entanto, deve ser por este motivo que pouco se importam com o caso. Eu ao dizer isto, não estou querendo ou apoiando que assaltem ou assassinem político algum para que comecem a fazer algo, mas não concordo que o povo brasileiro tenha que sofrer nas mãos de bandidos e ao mesmo tempo nas mentiras que surgem a cada dois anos pelas ruas e em propagandas eleitorais. 

Vergonha deveria ser pouco o que a grande parte dos políticos deveria ter ao ver os números da violência em nosso país, poucos deles não sabem o que a população passa dia após dia para sobreviver e chegar ao fim do dia sem serem mais um número da violência.

A Política

Reféns, a população não sente segurança para transitar pelas ruas das principais cidades do Brasil. Vimos recentemente, o caos que se instalou no Estado do Espirito Santo após a paralisação da PM na capital Vitória, centenas de pessoas perderam a vida em poucos dias sem o trabalho da polícia. O ocorrido em fevereiro deste ano nos mostrou que o trabalho desenvolvido pela PM é mais que importante, é essencial para podermos ter uma vida normal e mais tranquila. Greve e paralisação de PMs também já ocorreram em outros Estados  e os resultados não foram nada agradáveis.

Roubos, furtos e latrocínios também tiram o sono da nação brasileira, mas são as cidades mais pequenas que estão sentindo ultimamente. Em assaltos a bancos o povo vira escudo humano dos bandidos e a polícia nada pode fazer, os ataques em cidades pequenas resulta na pouca ou falta da segurança pública, sendo que nestas cidades muitas vezes o contingente de agentes policiais não passa de 1 (um), número vergonhoso que só agrada a bandidagem.


No Brasil, o assunto nunca foi levado a sério como deveria, entra governo, sai governo, e o problema permanece e muitas vezes piora. Desde 1995, Governo do PSDB com Fernando Henrique Cardoso e do PT com Lula e Dilma Rousseff tiveram tempo suficiente para tentarem resolver o caos da criminalidade, passaram-se mais de duas décadas e nada, absolutamente nada foi feito para melhorar a segurança pública, mas caso alegarem que tenham feito, quero dizer que deu tudo errado. 

É incrível como não se importavam com o povo, e hoje estamos sentindo na pele o descaso dos últimos governos. Durante diversas eleições presidenciais, governamentais e municipais, de tudo foi prometido mas nada foi cumprido, e sinto que tudo irá se repetir nos próximos anos. 

Penso que, enquanto o povo não resolver tomar uma atitude, tudo continuará como está, sonho ainda em ver a nação unida novamente nas ruas, mas desta vez pedindo melhorias, e não para pedir mais um impeachment de um presidente da república.

Agravantes e Soluções

Os agravantes da crise na segurança pública estão relacionados na desvalorização do Governo Municipal, Estadual e Federal em relação aos órgãos e entidades de segurança pública listados abaixo:
  • Polícia federal; 
  • Polícia rodoviária federal; 
  • Polícia ferroviária federal; 
  • Polícias civis; 
  • Polícias militares e corpos de bombeiros militares. 
A não valorização dos órgãos, agrava ainda mais os problemas já enfrentados, mas o governo parece não pensar o mesmo, não investem no que realmente precisa, no salário dos policiais e agentes de segurança. A população precisa e merece uma segurança digna e que garanta conforto ao sair de casa, exatamente o que não temos atualmente. 

Solução I: O Exército Brasileiro. Não precisamos do exército para manter a ordem em manifestações ou em cidades brasileiras que enfrentam uma crise de segurança pública, e sim, precisamos do exército brasileiro unido e espalhado pelas fronteiras terrestres que o país faz com 11 países da América do Sul, precisamos que combatam o tráfico ilegal de drogas e armamentos que entram pelas fronteiras de modo descontrolado, é preciso combater o mal pela raiz, evitando assim diversos problemas gerados pelos tráficos;

Solução II: Ultimamente,  o governo federal anunciou a construção de novos presídios, mas digo desde já, que de nada vai adiantar construir novos alojamentos se as leis continuarem fracas e a favor dos bandidos, de nada vai adiantar, porque hoje os presídios são escolas do crime, não servem para punir muito menos para prender. E outra, colocar bandido para trabalhar é tirar o emprego do cidadão de bem que tem uma família para sustentar, sendo assim, bandido precisa de punição e não de leis que os favoreçam ou passa-tempos que diminuam os dias na cadeia;

Solução III: Leis mais severas e que sejam cumpridas, ou seja, "pau que bate em xico, bate em Francisco". Chega de fianças e cestas básicas, bandido bom é bandido preso;

Solução IV: Investimentos em tecnologia de segurança, em armamentos para policiais, viaturas de alta qualidade e o principal, reajustar o valor dos salários de todos os órgãos da segurança pública, mas para isso é preciso de um governo ético e de caráter, que se preocupa com povo, pois se não houver isso, a baderna irá continuar;

Solução V: Acabar com os "saidões" de presidiários em dias comemorativos, como: dia dos pais, dia das mães, natal e páscoa. Sabemos que muitos delitos ocorrem durante estas saídas temporárias, as quais já deveriam ter sido extintas a muito tempo, ou melhor, nunca deveriam  ter sido criadas, pois a pena de prisão é para ser cumprida seja quem e como for, doa a quem doer;

Solução VI: Redução da idade penal para 16 anos, é uma solução na minha opinião, sabemos que grande parte dos delitos cometidos atualmente são de responsabilidade de adolescentes entre 16 e 18 anos de idade, os quais não se intimidam perante as leis que não são cumpridas na maioria das vezes. Mas o mais importante que devemos lembrar, é que esses jovens quando detidos, de maneira alguma podem ser presos e obter contato com criminosos de alta perigosidade, deveria-se ter um cuidado para que um simples ladrão de galinhas não se torne um futuro chefe de quadrilha; e

Solução VII: Após serem tomadas as devidas atitudes das soluções anteriores, é preciso investimento na educação e na formação dos novos jovens que serão os futuros adultos, de nada adianta querer mais segurança se a população não tiver devida educação para poder cooperar e respeitar as devidas leis. Lembrando que a educação vem de casa, sendo que estes mesmos jovens no futuro serão pais e/ou mães e darão a mesma educação que possuem aos filhos. 

Opinião da Sociedade

Muitos acreditam que a voz do povo seja a voz de Deus, portanto, em meio a desordem vivida em nosso país, é preciso saber ouvir a opinião de quem mais sofre e convive com o problema, sendo assim, a opinião do próprio povo deve ser ouvida e respeitada e a partir dela começar a agir, acredito que existam políticos capacitados para isso, e prefiro pensar que algo parecido já esteja sendo realizado. 

Através de minha conta oficial no Twitter, @Fernand_Bervian, fiz a seguinte enquete que vocês conferem abaixo:

Enquete realizada entre os dias 09 e 10 de fevereiro de 2017


Deu para perceber que a grande parte dos que responderam a pesquisa (95%) pensam que, a Segurança Pública atualmente é de péssima qualidade, e acredito que grande parte da população brasileira, como eu, concordam com a mesma opinião, pois todos sabemos das reais situações que vivemos, dizer que tudo esta tranquilo é o mesmo que mentir, pois sabemos que está uma baderna, bandido faz o que bem entende, não tem medo de nada e de ninguém, sabem que as leis são brandas e não temem a prisão. Muitos já entraram e saíram de presídios dezenas de vezes, estão acostumados com a rotina que levam, sem punições saem da cadeia cada vez mais experientes no mundo do crime.

POR FERNANDO BERVIAN

- Gaúcho, 20 anos;
-Ensino Médio Completo; e
-Futuro Jornalista.

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

2 comentários:

  1. Reduzir a maioridade penal é outro tiro no pé da sociedade. Estaríamos apenas transferindo o problema de faixa etária. Um criminoso deve ser julgado pelo seu crime, independente de cor,credo,condição social, maior, menor,delator o diabo que o for.

    Condenado, deve cumprir penas mínimas a serem impostas eliminando essas brechas de 1/6 trabalhar 3 dias por um e outras regalias que interfiram nessa penas mínimas.
    Seja o crime doloso ou culposo.

    Um criminoso de qualquer idade que for condenado por homicídio por exemplo e tenha a pena mínima imposta de 20 anos sem saidinha e sem redução, provocaria um impacto imediato na criminalidade maior, menor e política.

    Depois da pena mínima cumprida, se olhar feio pro gato da vizinha, volta para cumprir o restante sem saidinha e sem redução.

    Obs:
    Esquartejar no mínimo 30 anos. Nos EUA é corredor da morte na certa...

    ResponderExcluir
  2. Ótimo ponto de vista Alvaro Marcos, como escrevi no artigo "pena de prisão é para ser cumprida seja quem e como for, doa a quem doer". Obrigado pela leitura!

    ResponderExcluir