segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Ao Vencedor, as Bananas, digo, as Batatas!


Estava refletindo sobre um título para começar esta história e de repente, pensei: - "Quem precisa de títulos, não é mesmo? Uma banana para os títulos todos, de qualquer espécie."

Mas, como dizem meus alunos: - "Só que não, né?"

Os títulos são, sim, necessários. Querem um exemplo? O título de professor. Muito embora, uns e outros estejam fazendo mau uso deste título ultimamente, para lecionar, ainda é preciso ter um título. Algo físico, que resuma sua capacitação, vulgarmente chamado de canudo.

Pois bem, dia desses, após o recreio, quando todos os professores deixaram a sala do café para voltarem às suas turmas, deparei-me com uma presença inusitada, sozinha, sobre o beiral da janela.

Por um momento, pensei no que ela estaria fazendo ali, solitária: pegando um sol, talvez. Refletindo sobre o seu DNA e o seu papel no mundo.

Às vezes, dou umas viajadas, sabem? Acho que é o exercício da profissão.

Eu já estava quase puxando um assunto com a dita cuja, quando entrou o servente da escola e fez-me voltar à realidade. De sobressalto, fui logo me justificando, pois vi que ele olhava-me assustado e poderia, a qualquer momento, chamar alguém que trouxesse uma camisa de força:

- Olha só que coisa... – digo, toda disfarçada, alguém comeu uma banana e esqueceu de jogar a casca na lixeira. Depois, reclama-se dos alunos.

Peguei a casca e a joguei no lixo, que era o que o usuário do produto deveria ter feito.

Esta banana não é fictícia, ela deveria ir para todos os que carregam um título por uma dessas fatalidades do destino, e não fazem jus à profissão, com aquilo que deveriam contribuir: seus bons exemplos.

Uma banana para professores assim.

POR DANIELE FOLLADOR

Professora da Rede MV1 Colégio Macedo Soares

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

2 comentários:

  1. Caríssima, nosso🇧🇷digo, para essa geração de brasileiros cai bem o título de 🍌🍌🍌🍌🍌.

    Bons costumes viraram d é m o d é, o exemplo que vem de cima não estimula quem busca o canudo necessario; ao menos na vida privada.

    Digo isso porque na vida política os 🍌🍌🍌🍌não levam em consideracao os títulos conquistados pelos políticos, apenas os discursos.

    ResponderExcluir
  2. Verdade Daniela, há muitos profissionais que se valem de um título mas o DNA já está comprometido. O exemplo vale mais que palavras e muito mais que um diploma. Parabéns! Artigo escrito de maneira descontraída e certeiro que espero sirva de carapuça para quem age dessa maneira. Abraços.

    ResponderExcluir