sexta-feira, 3 de agosto de 2018

Porque o Povo e os Novos Eleitores Não se Interessam por Política?


Lemos em jornais e nas demais mídias comentários de que o povo e os novos eleitores não se interessam por política e que é  por esse motivo que eles escolhem mal os seus candidatos. 

Será somente por este motivo? Essa afirmação me parece muito simplista. 

Como diz a expressão popular “ O buraco é mais embaixo....”. 

A maioria do Povo e os Novos Eleitores não tem o devido interesse pela Política, na minha opinião, por  Falta de Informação de Política e  por Informação Incompleta ou Parcial do assunto Política.

No presente texto mostrarei a vocês quais as verdadeiras razões por essa Falta de Interesse.

Segundo o Dicionário Online de Português (https://www.dicio.com.br) Informação significa a "Reunião dos conhecimentos, dos dados sobre um assunto ou pessoa". 

Para que essa informação se torne conhecida deve ocorrer a Divulgação desta assim entendida de acordo com o mesmo Dicionário a ação de sua propagação, difusão. De nada adianta reunir dados só por reunir. 

Essa divulgação da informação como vemos está, pois, ligada à Comunicação. 

Como dizia o grande comunicador Chacrinha "Quem não se comunica se trumbica". 

Comentando esse bordão , Cláudio Bonel , Executivo de Business Inteligence em seu artigo postado no dia 06.09.2012 em http://www.administradores.com.br/artigos/negocios/quem-nao-se-comunica-se-trumbica/65804/ nos esclarece que : 

"Lendo a palavra "comunicação", nos dá a total certeza de que sabemos realmente o que é. Porém, o que presencia-se, cotidianamente, é exatamente o contrário. Bom, o significado de comunicação é o processo de troca de uma informação, onde existam, no mínimo um emissor (quem envia a mensagem) e um receptor (quem recebe a mensagem). Esta, por sua vez, pode ser realizada por gestos, fala ou escrita. Muito simples. Mas, entender o significado não é o suficiente, precisamos aplicá-lo."(grifos nossos).

Transferindo tudo o que dissemos acima sobre informação, divulgação e comunicação ao tema de nosso artigo podemos desenvolve-lo da seguinte forma: 

Todo o processo de troca de informação sobre Política, atualmente, deveria começar na família, continuar na escola e terminar nas mídias e redes sociais. 

Na família e nas escolas, os emissores das mensagens sobre o assunto deveriam ser os nossos pais e professores com o conhecimento adquirido de seus pais e os ensinamentos da escola e o recebido das mídias. 

Deveriam ser mas infelizmente não são. 

E porque não são? 

Não são porque as nossas escolas de primeiro e segundo graus e nossas universidades não tem mais desde o início dos anos 90 em seus currículos 3 disciplinas que os da minha geração 60 e os das gerações de 70 a início dos anos 90, mais ou menos , tiveram.

Que disciplina são essas? 

As disciplinas são: 

a) Educação Moral e Cívica (EMC) que era destinada aos estudantes do primeiro grau e que tinha como objetivo fazer nascer o orgulho pelas coisas brasileiras; 

b) Organização Social e Política do Brasil (OSPB) que procurava criar entre os jovens a ideia de patriotismo, entre outros pontos; e 

c) Estudos de Problemas Brasileiros (EPB) que visava a reforçar ainda mais o patriotismo e o moralismo, além de atacar obstáculos ao desenvolvimento econômico brasileiro, questões de segurança nacional etc. 
(extraído de http://www.primeiramao.blog.br/post.aspx?id=3481) 

Nós jovens das gerações 60 a início dos anos 90 além do estudo dessas disciplinas, cantávamos, conforme a escola, o Hino Nacional Brasileiro em frente a bandeira ,pelo menos uma vez por semana.

E o que vemos hoje? Vemos o nosso Hino Nacional ser cantado na maioria das vezes em cerimônias ligadas ao esporte. 

Pela falta de estudo das disciplinas a que me referi acima é que os Pais das gerações pós 90 não transmitem aos seus filhos o orgulho pelas coisas brasileiras,o moralismo e o patriotismo. 

Além dessa não transmissão ainda vemos para piorar essa situação em algumas escolas a  chamada "doutrinação ideológica" nas salas de aula, o que fez inclusive, surgir a partir de 2015 o movimento "Escola Sem Partido".

E o que vemos  nas mídias ? 

Na nossa mídia impressa vemos atualmente alguns jornais e empresas de televisão partidárias da esquerda ou da direita quando o correto seria a total isenção para que a informação não seja transferida de forma parcial. 

Como consequência  dessa informação partidária  é que vemos  nas outras mídias sociais, como Facebook e Twitter uma verdadeira guerra de informações com postagens de direita e de esquerda e algumas poucas conservadoras.

E  eu lhes pergunto todos esses problemas tem solução? 

Sim. Tem. Talvez não de forma imediata vez que são problemas a resolver de forma paulatina.

Mas para que essas soluções sejam postas em práticas  devemos em primeiro lugar voltar ao passado como no filme "Volta para o Futuro"(O filme conta a história de Marty McFly (Michael J. Fox), um adolescente que volta no tempo até 1955. Ele conhece seus futuros pais no colégio e acidentalmente faz sua futura mãe ficar romanticamente interessada por ele. Marty deve consertar o dano na história fazendo com que seus pais se apaixonem e, com a ajuda do Dr. Emmett Brown(Christopher Lloyd), encontrar um modo de voltar para 1985.)

Nessa volta para o passado para consertar o dano reincluiríamos no currículo das escolas dos anos 90 as disciplinas Educação, Moral e Cívica (EMC), Organização Social e Política do Brasil (OSPB) e Estudos de Problemas Brasileiros(EPB).

Além dessa volta ao passado devemos também exigir de nossos governantes que legislem a nossa imprensa não para censurá-la e sim para torná-la de novo somente um órgão emissor da Informação. 

Assim agindo estaremos novamente aguçando o interesse de nossos jovens e do povo  e incutindo neles o verdadeiro sentimento de Patriotismo!!

POR RAPHAEL WERNECK













-Advogado aposentado e administrador do O Blog do Werneck

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

4 comentários:

  1. Perfeita sua explanação. Realmente essas disciplinas que foram excluídas do currículo escolar nos mostra a ausência dessa informação e conscientização por parte das escolas e agravada pela família que se distanciou dessa conversa política e social. Realmente voltar alguns aspectos da história favoreceria formar novos cidadãos e prepará-los nesse contexto e para o voto. Infelizmente alguns dos nossos jornalistas não são comunicólogos preparados para formar opiniões, pois estão mais interessados em dar opinião e de maneira parcial.Parabéns pela matéria!

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  2. Que ótimo, escreveu o que eu, e muitos da minha idade pensamos.

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  3. Que ótimo, escreveu o que eu, e muitos da minha idade pensamos.

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