domingo, 31 de março de 2019

Quando até os Sentimentos Enganam – Movimento pela Verdade Interior


Autora: Tatiana H. Abdo(*)



Créditos da imagem: www.teoeominimundo.com.br


Quem nunca mentiu que atire a primeira pedra. A gente pode até não querer admitir, mas sejamos honestos, entre mentirinhas brandas ou não, todo mundo tem uma história para contar. Apesar das pernas curtas, a mentira caminha lado a lado com o ser humano desde sempre. Se você acha que não mente, cuidado, pode ser uma mentira.

Diante das nossas frustrações, a mentira pode vir para acalmar nossos anseios. Começa na infância. Que criança nunca aumentou ou inventou alguma coisa? Para evitar um castigo ou para se sentir melhor? Será que por trás dessa "criatividade" não existe um desejo ou insegurança camuflada? 

A mentira é uma mágica que permite transformar a realidade, seja por satisfação, fuga de uma frustração ou incomodo ou mesmo por autopreservação. Mas, assim como o nariz do Pinóquio cresce ao contar uma mentira, para nós ela também vem com consequências. Como diria o poeta, "Mentir para si mesmo é sempre a pior mentira" (Renato Russo). A mentira gera um prazer imediato, mas a longo prazo pode provocar arrependimentos, tristeza, mal-estar e culpa.

O tema da mentira pode nos levar a diversas discussões e se subdividir em infinitos temas, desde um âmbito mais amplo como a política, a religião, até o mais íntimo de uma pessoa, aqueles sentimentos e pensamentos que ela nem ousa contar para si mesma. E é desse último que vamos falar aqui. As mentiras que contamos para nós mesmos...

Dia 1º de abril é o dia da mentira. Alguns dizem que é o dia de contar mentiras e "pregar peças" nas pessoas, mas você já parou para pensar nas mentiras que conta para si mesmo todos os dias e às vezes nem percebe? Será que está consciente de todas elas?

Qual o sentido delas? Por que fazer isso? Vale a pena?

A mentira pode ser vista como uma forma de sobrevivência. Afinal nem sempre podemos ou bancamos ser verdadeiros, pois a verdade expõe nossas fraquezas e tem o poder de desconstruir as máscaras que vestimos para coexistir.

Ela geralmente vem com o intuito de nos proteger de um sentimento ruim ou de uma situação constrangedora, mas ao mesmo tempo, ela impossibilita ver o que realmente está acontecendo, impedindo mudanças e a superação de obstáculos.

Por exemplo, ao tentar se convencer de que gosta do seu trabalho ou do seu relacionamento, dizendo para si mesmo que é assim mesmo ou que vai melhorar. Às vezes pode ser verdade, mas também pode ser uma fuga, pois admitir que o trabalho ou o relacionamento está ruim, demanda um movimento, uma reflexão e uma mudança. Nesses casos, a mentira tem como função, suavizar a situação de tensão enquanto mantem a fantasia de que tudo está bem.

Quando repetimos uma mentira muitas vezes, ela acaba se confundindo com a verdade, sendo assim, podemos nos manter enganados por muito tempo, nossa mente passa a se confundir entre a realidade e a fantasia, o que pode momentaneamente ser confortável, mas também pode ser extremamente frustrante no futuro. 

Todos estamos sujeitos a acreditar na própria mentira. Às vezes, por não querer sentir tal coisa, colocamos nossos sentimentos em cheque, e seguimos sendo enganados por falsos sentimentos. Manter-se consciente de todas as suas verdades pode ser muito cansativo e demanda muita energia, reflexão e autoconhecimento. Um caminho que por vezes é dolorido, e nem sempre estamos preparados para encarar, mas que é importante fazer em alguns momentos da vida, para alinhar os objetivos e ser capaz de construir algo que te dê satisfação.

Existem mentiras que nos colocam para baixo ou mesmo desviam nossa percepção do que realmente estamos sentindo e da possibilidade de mudança. Como acreditar que se é incapaz, o famoso “eu não consigo”, que faz com que você nem tente. Ou quando nos sentimos rejeitados, sendo que o melhor seria tentar entender qual sentimento temos diante dessa afirmação. Às vezes, criamos situações em nossas mentes por estarmos inseguros e essas situações mentirosas nos paralisam. Quando fazemos isso, abrimos espaço para uma conexão mais profunda e nos tornamos mais conscientes das decisões sobre o que virá.

Então, faça um exercício e procure identificar as mentiras que conta para si mesmo e entender o que realmente está sentindo. Descubra suas verdades e siga em frente. "Não adianta fugir, nem mentir pra si mesmo. Agora, há tanta vida lá fora..." (Nelson Motta/Lulu Santos).

A mentira está por todos os lados. A mentira pode estar dentro de você. Parafraseando Titãs – a mentira está no chão, você tropeça e não acha a solução. 

*TATIANA H.ABDO















-CRP 06/87427 
- Formada em Psicologia pela PUC-SP, em Música pela ULM e pós-graduada em Psicodrama, atende adolescentes e adultos desde 2006, em consultório particular localizado próximo à Av. Paulista; 
- Durante sua trajetória, trabalhou na área da saúde em instituições como Hospital das Clínicas, CAPS e NASF; na área de recursos humanos como Consultora em assessment center e R&S de executivos e no terceiro setor com orientação vocacional e
- Além de Articulista neste Blog, possui um site onde explora outros temas relacionados à psicologia. (www.tatianaabdo.wix.com/psicologia) 
- Contato: (11) 3253-2366 /tatiana.abdo@hotmail.com

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário