sexta-feira, 2 de agosto de 2019

DNA Corrupto

Autor: Evandro Ribeiro(*)
(1)


"O jeitinho brasileiro" – Estudos científicos na área da Psicologia entendem um ato corrupto como quando alguém desafia a honestidade e ganha vantagem em cima de outra pessoa. "Parar em fila dupla é corrupção também", pontua o professor do Programa de Mestrado em Psicologia da Universidade Tuiuti do Paraná Sidnei Priolo. "Quem é que garante que quando você para em uma fila de mão dupla não vai prejudicar alguém que está em estado grave numa ambulância?"(2) 

"Na cultura midiática brasileira, a "Lei de Gérson"é um princípio em que determinada pessoa ou empresa obtém vantagens de forma indiscriminada, sem se importar com questões éticas ou morais."(3)

Com a promulgação da Constituição de 1988, conhecida como Constituição Cidadã, desde a proclamação da República no Brasil em 1822, é a sétima constituição que nosso país tem e a sexta desde que somos uma República. 

Em 05 de outubro de 1988, sua promulgação foi marcada pelo discurso do então deputado federal e participante da Assembléia Constituinte, Ulysses Guimarães:
"A Constituição pretende ser a voz, a letra, a vontade política da sociedade rumo à mudança. Que a promulgação seja nosso grito: Muda para vencer! Muda, Brasil!" (4) 
Mas para reforçar minha convicção que O DNA da corrupção, infelizmente, está em um cada um de nós, basta assinalarmos que na Constituição Federal de 1988, a palavra "direito" aparece 76 vezes enquanto que a palavra "dever" aparece apenas quatro vezes. As palavras "produtividade" e "eficiência" aparecem duas e uma vez, respectivamente. 

O que fazer com um país que tem 76 direitos, quatro deveres, duas produtividades e uma eficiência?

Seguindo esta linha, chegamos a conclusão, que precisamos, romper com este ciclo conhecido como "DNA de leniente do povo brasileiro" (Tolerante, demasiadamente permissivo, condescendente) com sua própria vida e a do país. Não podemos continuar transferindo a nossa responsabilidade, na construção de um novo país mais justo e igualitário, enquanto sociedade brasileira e achar que sempre a culpa é dos políticos, do funcionário público de alto escalão, do juiz seja ele da primeira instância ou do STF ou do "outro", somente, nós enquanto cidadãos, repito temos a responsabilidade pelo o nosso futuro como também pelo o do Brasil. 

A qualidade do voto, reflete a falta de interesse do povo brasileiro em seu próprio país, consequentemente, a classe política que temos, é oriunda, de quem votou neles, e que no fundo gostaria de estar lá, para "mamar nas tetas da vaca" popularmente falando, locupletar-se de todo o aparato como régios salários, plano de saúde, auxílio isto ou aquilo, aposentadorias diferenciadas e astronomicamente maiores que a de um cidadão comum, regido pela CLT. Mas mesmo assim, membros do legislativo, judiciário e executivo em todos os níveis municipal, estadual e federal não satisfeitos aplicam a máxima "O importante é levar vantagem em tudo, certo?", estes “brasileiros protegidos pelo famigerado foro privilegiado”, como cidadãos eleitos, no que tange a classe política e todo o restante da máquina governamental, que têm direito ao foro, devem lembrar-se que antes de mais nada, são cidadãos como qualquer outro e a lei é para todos também. 

Daí, quando os escândalos são escancarados na imprensa brasileira, os políticos são lembrados como o "câncer maligno da jovem democracia brasileira" Será mesmo? NÃO!!! Será que eles são os únicos corruptos deste país? NÃO!! Será que os cidadãos refletem sobre a licitude e honestidade de suas atitudes no dia a dia? NÃO!! 

A população muitas vezes se revolta e se sente uma vítima desse mal, que se alastra no seio da sociedade, não importando os limites culturais, temporais ou territoriais, mas ignora sua parcela de culpa por comodismo "varrendo a sujeira para debaixo do tapete e culpando a empregada doméstica ou serviçal por não ter limpado direito".

Em uma sociedade corrompida, cínica e hipócrita como a brasileira, que finge ser contra a corrupção, ninguém é inocente. Pois também aplica da maneira que pode o "O importante é levar vantagem em tudo, certo?" , seja ele o cidadão que direta e indiretamente trabalha em como concursado e/ou terceirizado em algum órgão público, ou não, e a regra moral vigente é, "se todos fazem, por que eu não farei também", por isto, não adianta os governos em todos os níveis investir em programas e melhorias para a sociedade porque não vai adiantar?" NÃO! Temos que cobrar, reagir e "botar o bloco na rua" literalmente falando, para cobrar nossos direitos dentro da lei, mas também cumprir nossos deveres da mesma forma em nosso dia-a-dia. 

A conscientização e reeducação dos valores morais e republicanos da nossa sociedade, não deve ser uma qualidade pessoal e sim uma atitude normal , sermos cumpridores da lei e acima de tudo educarmos nossos filhos e/ou quem estiver perto de nós e estas pessoas, serem o espelho de nossa sociedade não no futuro e sim no AGORA e sempre. 

Eu poderia ficar tecendo milhares de exemplos da doente sociedade brasileira, mas como apregoado, "o que adianta reclamar se nada mudará?" ERRADO!! Devemos sim combater a maus hábitos, cobiça e vaidade pessoal no "O importante é levar vantagem em tudo, certo?" . A corrupção é, sem dúvidas, um dos piores males vividos nos estados democráticos modernos, mas ela não é um acontecimento recente, nem tampouco uma criação brasileira. O desvio de conduta, a desonestidade, a ambição desregrada são intrínsecas à natureza humana. O homem quando em sociedade, vive em constantes escolhas e decisões, que o colocam muitas vezes entre a satisfação dos desejos próprios e a prática do correto, ou seja, a observância das regras morais frente à possibilidade de ser beneficiado ilegitimamente. 

No Brasil, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), estimam-se que são desviados no Brasil por ano, aproximadamente, R$ 200 bilhões (duzentos bilhões de reais). Por isso, é necessário que se reflita que o momento atual de crise política, econômica e social que o país vive não é apenas resultado de ações recentes. 

O momento atual de crise é o resultado de nosso DNA Corrupto . 

Precisamos acabar com essa fama de corrupto!! 

Eu e muitos pensamos que isto é possível!! 

Será que somos ingênuos ou sonhadores.? 

Espero que nenhum dos dois!! 

#BastadeCorrupcao 

REFERÊNCIAS


*EVANDRO SUDÉRIO RIBEIRO

Aposentado: Analista de Suporte em TI, Control Desk e Segurança de Informações
Contatos
Emails:
evandrosuderio@gmail.com  e  evandrosuderio@outlook.com
Redes Sociais
Twitter: (@IVYJUNEAU) |

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário