terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Ciberpedofília: o perigo da internet


Autora: Jhulie Tomm(*)


Para começar vou dar uma breve explicação sobre o que é a pedofilia; é o prazer de cunho sexual em que homens ou mulheres sentem com crianças ou adolescentes. Ela sempre foi muito preocupante na vida real e sempre causou muita repulsa, por ser algo tão repugnante e o sofrimento que ela causa é imensurável.

Sabe-se que a pedofilia é uma doença mental e o abuso não é só sexual, é uma carícia diferente, um olhar, uma humilhação e os pedófilos, sempre procuram formas de estar perto de crianças.

A pornografia infantil consiste no armazenamento, compartilhamento, venda de imagens, vídeos com conteúdo onde tenham crianças ou pré-adolescentes, normalmente nús, sendo abusados ou não.

Com a evolução constante do mundo que mudou a vida de toda uma sociedade, a internet foi sem dúvida um passo que ficou marcado e , com ela vieram inúmeras coisas boas; ela aproxima quem está longe e podemos aprender muitas coisas, trabalhar, conhecer pessoas com os mesmos gostos, mas também as ruins.

Um deles são os cibercrimes, pois como as redes sociais são muito usadas, os “criminosos" passaram a cometer seus crimes lá e é um deles que tem causado uma grande preocupação é a chamada ciberpedofilia, que nada mais é do que a pedofilia na mundo virtual.

O pedófilo encontrou na web uma forma fácil e prática de cometer a pedofilia, ainda mais que pode esconder quem realmente é. Por não ser um assunto tão falado, divulgado, explicado, é algo que ocorre constantemente e por isso deve ser tratado com mais atenção.

Ocorre que com o uso precoce e, não monitorado da internet pelos pais, as crianças tornam-se presas fáceis no mundo virtual e hoje se vê mais crianças e adolescentes dentro de casa, no celular, no computador, expondo suas vidas ao máximo, mostrando do que gosta, o que faz, e tudo sobre sua vida ali, para quem quiser ver.

Fica assim fácil para que os ciberpedófilos se aproximem delas, porque ali eles são querem quiserem ser, e conseguem manter o sigilo de suas identidades, e é passando por artistas mirins, personagens que eles se aproximam e ganham a confiança delas.

É importante sabermos que ninguém está seguro usando a internet e na verdade é como se estivéssemos em público quando usamos ela, pois, como na vida real, a tecnologia hoje consegue fazer coisas que não podemos imaginar; você consegue tudo pela internet.

A grande dificuldade é descobrir quem são os pedófilos, porque eles usam computadores de lanhouse, cybercafés e a polícia que hoje tem uma tecnologia boa que consegue descobrir pelo IP do computador de onde veio a mensagem, muitas vezes não consegue descobrir quem são ele, pois, esses locais não fazem cadastros de seus clientes.

A melhor forma de se combater a pedofilia virtual é a prevenção e é importante que os pais estejam sempre atentos ao que seus filhos fazem no mundo virtual, quais sites frequentam, com quem conversam, e mantem uma relação de amizade e confiança .

Ao denunciar sempre que souber ou desconfiar de alguém, você pode estar ajudando muitas pessoas fazendo isso. Gostaria de frisar a vocês a importância desse assunto e o quão fundamental é falarmos cada vez mais sobre ele e é preciso estar sempre acordado quando o assunto ocorre nas redes sociais. 

A safernet é uma entidade que traz dados sobre a pedofilia no mundo virtual: em 2005 foi registrado 286 denúncias de pedofilia no mundo virtual, e em 2018 esse número atingiu 3,1 mil denuncias por mês e isso vem provar que a pedofilia virtual só tem aumentado e ainda existe muito trabalho a ser feito.

Em uma outra pesquisa realizada por eles, cerca de 87% dos jovens internautas afirmam não possuir restrições ao uso da internet, 53% já tiveram contato com conteúdos agressivos que consideravam inapropriados para sua idade, 64% dos jovens usam a internet no próprio quarto (o que não é algo recomendado, e contrariam as dicas de prevenção), e assim vai. 

Ou seja, o uso desenfreado e o pouco monitoramento é um dos grande fatores para a pedofilia virtual estar crescendo cada dia mais no Brasil e esses conteúdos não ficam só em nosso pais eles são mandados para o mundo inteiro. A safernet é também um site de denúncias anônimas.

Estatuto da Criança e do Adolescente já traz punição para esses crimes, vez que eles estão previstos nos artigos 240 - 241-E da Lei nº 11.829/2008 que vieram alterar a Lei nº 8.069/1990 e, apesar dessa mudança é necessário muito trabalho ainda. 

Através desse artigo espero mostrar a vocês e espero que vocês mostrem para todas as pessoas que esse é sim um assunto de muita preocupação e que deve ser tratado com atenção; devemos conversar sobre ele com amigos, família, pois, a maioria de nós tem crianças e adolescentes perto que usam as redes sociais, e que devemos sempre alertá-los sobre os perigos que ela esconde vez que nem sempre quem está atrás da tela, é realmente quem diz ser.

*JHULIE MEIRE JANDREY TOMM














-Graduada pela Universidade Brasil(2019);
-Advogada atuante na área penal;
-Contatos:
- E-mail: jhuliemeirejandrey@gmail.com e
- Telefone: 017- 9 9757-1085

Nota do Editor:
Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário