segunda-feira, 8 de junho de 2020

Cuidados com a Saúde na Pandemia



Autor: Marcelo Altona(*)

Estamos vivendo uma realidade única e que dificilmente poderíamos prever alguns meses atrás. Além de uma doença agressiva e com alta letalidade perto de outras doenças virais, o Covid-19 e a sua disseminação rápida e fácil gerou toda uma mudança de comportamento com relação a cuidados de higiene, além da necessidade da quarentena com seus impactos psíquicos, sociais e econômicos. 

Estas novidades provavelmente trarão mudanças perenes nos nossos hábitos que até acredito serem benéficas, apesar de todos os impactos maléficos que acompanham a pandemia: maior preocupação com hábitos de higiene, maior preocupação com nossa saúde psíquica e porque não dizer maior preocupação com a nossa saúde física. A percepção de que tabagistas, obesos, diabéticos e hipertensos padecem mais da doença parece mostrar a população que o cuidado com a saúde nunca foi tão importante. 

A quarentena nos mostrou que cuidar da dieta, manter uma atividade física regular, cuidar dos hábitos e estabelecer uma rotina saudável funcionam como armas essenciais para passarmos por esse período difícil e eu não me lembro desses assuntos estarem tão em voga no discurso das pessoas como vemos hoje. 

Acho que é importante percebermos, mesmo através de uma experiência ruim como essa, como são importantes esses temas para a saúde pública. Se queremos uma vida mais longeva, mas também com qualidade e plenitude, temos que levar estes aprendizados para o período pós pandemia. 

E não podemos esquecer que nessa fase de retorno lento e gradual a nossa rotina, os cuidados com a saúde e as doenças crônicas muitas vezes não podem esperar. Consulte o seu médico em caso de dúvida e lembre-se: o Covid-19 mata muito menos que as doenças cardiovasculares (Infarto e AVC). 

* MARCELO ALTONA


-Geriatra especialista pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e 
Clínico Geral pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica







Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Um comentário: