domingo, 22 de maio de 2022

Realmente sabe sobre ansiedade?


 

Autora: Rosana Pontes Guerhard Serpa  

Ansiedade é um sentimento ligado a excesso de preocupação intensa e medo intenso de situações cotidianas. Apesar de ser uma reação natural do corpo, a ansiedade pode virar um distúrbio quando passa atrapalhar nosso dia a dia. De fato, os transtornos de ansiedade são mais comuns do que se imagina. Mas, em alguns casos, ela se torna excessiva e pode causar problemas nas situações de cotidiano das pessoas, tanto na vida social quanto na vida profissional e conjugal.

Algumas vezes, a ansiedade dá seus primeiros sinais logo na infância. As evidências sugerem que tanto a genética quanto o ambiente em que as pessoas vivem podem contribuir para o transtorno.

Algumas pessoas podem ter uma predisposição genética para a ansiedade, mas isso não significar dizer que a pessoa se torna refém do transtorno, pois há tratamento.

A ansiedade é um estado onde prevalece a incerteza e a angústia, caracterizadas pelo sentimento de medo e insegurança. Ela é uma reação normal diante de determinadas situações, tais como em entrevistas de emprego, pois prepara a pessoa para enfrentar um desafio.
A ansiedade em nível adequado proporciona motivação pessoal e profissional. A ansiedade em excesso paralisa inquieta e perturba. A pessoa pode sentir ansiedade na maior parte do tempo sem nenhuma razão aparente, podendo ser tão desconfortável para ela que começa a evitar situações que a deixam constrangida.

O distúrbio está relacionado ao funcionamento do organismo e às experiências de vida. O indivíduo pode sofrer com uma ansiedade constante sem nenhuma razão, ou pode apresentar os sintomas às vezes, mas de forma tão intensa que se sentirá imobilizado.

Podem ocorrer frequência cardíaca elevada, respiração rápida, sudorese e sensação de cansaço. A ansiedade pode ser normal e é um indicador de doença somente quando os sentimentos se tornam excessivos, obsessivos e interferem na vida comum do sujeito.

Os tipos mais comuns de distúrbios de ansiedade é:

Fobias: medo exagerado de algo ou de alguma situação, gera no sujeito uma sensação de terror, pânico, ansiedade e perturbação;

Transtorno obsessivo compulsivo (TOC): é caracterizado por obsessões, compulsões ou ambas, as obsessões são ideias, imagens ou impulsos recorrentes, persistentes, indesejados, que provocam ansiedade e são intrusivos, as compulsões(também conhecidas como rituais) são determinadas ações ou atos mentais que a pessoa se sente impelida a praticar para tentar diminuir ou evitar a ansiedade causada pelas obsessões;

Transtorno do pânico(TP): é caracterizado por crises de ansiedade repentina e intensa com forte sensação de medo ou mal-estar, acompanhadas de sintomas físicos. As crises podem ocorrer em qualquer lugar, contexto ou momento, durando em média de 15 a 30 minutos;e

Transtorno de estresse pós traumáticos(TEPT): é um distúrbio de ansiedade que se manifesta em decorrência de o portador ter sofrido experiências de atos violentos ou de situações traumáticas; Ansiedade generalizada(TAG): é um distúrbio caracterizado pela preocupação excessiva ou expectativa apreensiva , persistente e de difícil controle, que perdura por seis meses no mínimo.

Algumas sugestões para diminuir e controlar a ansiedade, antes que se torne uma doença, pois, uma vez se tornando doença( como explicado cada doença nos textos anteriores) precisará usar medicação de controle, psicoterapia e alguns exercícios. No entanto para diminuir e controlar é importante: fazer psicoterapia (como algo profilático ajudando-o a entender seus sentimentos e pensamentos), praticar exercícios físicos(para produzir hormônios que ajudam a combater a ansiedade), manter o foco no presente, organizar a rotina, investir no autoconhecimento, praticar exercícios respiratórios, afastar dos pensamentos negativos, sair com as amigas(os) para se distrair, viajar e se divertir, tomar cuidado com muitas atividades e compromissos, tentar diminuir coisas que fazem mal ou que te coloque em situações constrangedoras, e muitas outras sugestões podem ser bem vindas desde que traga bem estar à saúde mental.

Bibliografia

Sites:

psiocologados.com e

virtude.com

 Rosana Pontes Guerhard Serpa

-Psicóloga Clínica- 















-Psicanalista; 
-Graduada e Licenciada na Universidade Estácio de Sá (2005);
-Pós graduada em:  
 -Psicofarmacologia pela Unyleya EAD (2007); e
  -Saúde Mental pela Unyleya EAD (2009);
-Especialista em:
- Terapia de Casais e família e em Psicodiagnóstico; 
-Consultório Clínico(próprio):
 Rua Dr. Zamenhof, 168 , Imbetiba -  Macaé - RJ

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário