domingo, 8 de setembro de 2024

A importância da comunicação assertiva para a manutenção dos relacionamentos


Autora:Marcela Alcantara Henrique da Rocha(*)


"O comportamento assertivo é suscetível de aprendizagem. Chegar a ser mais assertivo é um processo de aprendizagem. Um dos primeiros e mais importantes passos para que as pessoas procurem aprender a se comportar de forma assertiva consiste em motivá-las".
Vicente E. Caballo

 

Em um mundo onde a comunicação e o comportamento agressivos infelizmente fazem parte de muitos relacionamentos, manter um convívio afetivo saudável não é impossível ao conhecermos a comunicação assertiva. Há uma forma de se comunicar que, com amor, paciência e bondade, pode trazer respeito, alegria e paz na convivência entre duas ou mais pessoas. Existe a comunicação assertiva!

Quando nos comunicamos, atuamos de forma a transmitir uma mensagem, uma informação, um esclarecimento, fazemos uma exposição. A comunicação é a ação de partilhar, ou seja, uma conversação e, eventualmente, recebemos outra mensagem como resposta. É um processo que envolve a transmissão e a recepção de mensagens entre um emissor e um receptor, no qual, as informações, são transmitidas por intermédio como exemplo da fala, da audição e da visão.

Já, ao sermos assertivos ou assertivas, declaramos algo, positivo ou negativo, assumindo inteiramente a validade, ao mesmo tempo que, demonstramos segurança, decisão e firmeza nas atitudes e palavras. A assertividade é a qualidade ou a condição de ser assertivo ou assertiva.

Podemos compreender a assertividade como uma comunicação clara, aberta, viva e criativa, onde as pessoas afirmam e declaram suas necessidades, seus pensamentos e sentimentos de forma conduzida e direta, sem violar e transgredir os mesmos direitos dos outros.

O modo assertivo de se comunicar está no meio-termo entre dois extremos impróprios e inadequados, um por falta e o outro por excesso que, respectivamente podemos assegurar que é a submissão e a agressão. Na comunicação assertiva, as relações se clarificam e se iluminam propiciando uma conversação e um diálogo com uma atitude ética entre as pessoas.

A comunicação e o comportamento assertivos implicam respeito. Há dois tipos de respeito implicados na assertividade: o respeito por si mesmo, e o respeito aos direitos e às necessidades da outra pessoa. O respeito por si mesmo constitui expressar as próprias necessidades e defender os direitos próprios.

O comportamento não-verbal, como exemplo, o olhar, a expressão facial, a postura corporal, a entonação e o volume de voz é ainda muito importante podendo adicionar ou tirar valor do comportamento verbal. Assim sendo, os comportamentos não-verbais necessitam, estar em conformidade com o conteúdo verbal da mensagem assertiva.

Podemos assegurar que, o comportamento assertivo tem como propósito a comunicação clara, direta e não-ofensiva das próprias necessidades e opiniões das pessoas. Na assertividade, cada pessoa pode se sentir satisfeita de ter se expressado, ao mesmo tempo em que aceita que seu objetivo pode não ter sido atingido.

Já a comunicação e o comportamento não-assertivos provocam a violação dos próprios direitos, pois é incapaz de expressar fielmente sentimentos, pensamentos e opiniões, permitindo aos demais que violem nossos sentimentos, ou expresse os pensamentos e sentimentos próprios com atitude autoderrotista, com desculpas e falta de confiança. Deste modo, podemos afirmar que, na não-asserção há uma falta de respeito às próprias necessidades.

Geralmente, uma pessoa que se comporta de forma não-assertiva, muitas vezes, se sente, incompreendida, não levada em conta e manipulada. Também, pode se sentir incomodada com o resultado da situação ou irritada com a outra pessoa; pode se sentir mal consigo como consequência de ser inábil de expressar adequadamente suas opiniões ou sentimentos, conduzindo-o a sentimento de culpa, ansiedade, depressão e baixa autoestima.

Compreende-se que, na maioria das vezes as pessoas que se comunicam e se comportam de maneira não-assertiva podem desenvolver queixas psicossomáticas, como exemplo, dores de cabeça e úlceras, devido à supressão de sentimentos reprimidos. Até mesmo, é possível que acabe explodindo, após situações distintas nas quais um indivíduo foi não-assertivo, uma vez que, cada indivíduo tem um limite para a quantidade de frustração que pode armazenar dentro de si.

A comunicação e o comportamento agressivos implicam a defesa dos direitos pessoais e a expressão dos pensamentos, sentimentos e opiniões de tal modo que, frequentemente, é desonesta e injusta, normalmente inapropriada e sucessivamente infringe os direitos da outra pessoa.

Além disso, a agressão verbal direta abrange ofensas verbais, insultos, ameaças e comentários hostis ou humilhantes. Já a agressão verbal indireta envolve comentários sarcásticos, rancorosos e murmúrios maldosos. A vítima do indivíduo que apresenta regularmente agressão passiva começará, a sentir ressentimento e o evitará.

Quando nos comunicamos e agimos com agressividade, procuramos acolher somente nossos próprios interesses e negamos os interesses do outro. Nesse tipo de comunicação, podemos imaginar nosso território defendido, mas, depois, pode ocorrer uma ponta de mal-estar que incomoda a consciência, deixando-nos com uma sensação de culpa desagradável.

Por conseguinte, podemos afirmar ainda que, o comportamento agressivo tem como finalidade a dominação e vencer, obrigando a outra pessoa a perder. A vitória é garantida por meio da humilhação, da degradação, de minimizar ou reprimir as demais pessoas de maneira que cheguem a se tornar mais fracas e menos capazes de expressar e defender seus direitos e necessidades.

A comunicação assertiva é importante para as relações sociais, porquanto desenvolvemos relações produtivas e muito maduras tanto no ambiente profissional como familiar e também em qualquer situação do cotidiano, como exemplo, com amigos, na escola dos filhos e até mesmo na fila do banco ou do supermercado.

O que mais ganhamos em ser assertivos? Com toda a certeza, podemos afirmar que, as características da comunicação assertiva estimulam uma comunicação clara, correta, prática e com respeito mútuo. Influenciar e Ser influenciado são duas direções que trazem estabilidade à relação com o outro, as quais conseguimos estabelecer ao adotarmos a comunicação assertiva em nossa vida.

Também podemos afirmar que, para uma comunicação firme, direta e segura é necessário ter claro o nosso desejo como condição básica. O autoconhecimento é a forma mais adequada de alcançar esclarecimentos a respeito de seus sentimentos, pensamentos e desejos.

Observe sua comunicação e seu próprio comportamento, você está sendo assertivo ao se comunicar com o outro? Nas suas relações interpessoais, como está sua atuação? Reveja sua linguagem, às vezes, instituímos conflitos desnecessários, ao construirmos frases de acusação e julgamento do outro.

É necessário estarmos prontos para exercitar o autoconhecimento; estarmos dispostos a transformar o comportamento; estarmos dispostos a mudar a forma de falar e ouvir; desejarmos ter relações mais saudáveis, para que se inicie, todas as mudanças que a comunicação assertiva nos propõe.

Uma pessoa que tem uma linguagem e o comportamento assertivos é capacitada a agir em benefício de seus próprios interesses afirmando-se sem ansiedade, além de expressar sentimentos sinceros sem constrangimento. Ou seja, é apta para exercitar seus próprios direitos, sem excluir os direitos do outro.

Se comunicar e agir assertivamente, traz amor, paz, alegria, paciência, bondade, respeito e domínio de si mesmo para com os relacionamentos. Comunique-se assertivamente e seja feliz com relacionamentos respeitosos, alegres, maduros e saudáveis. Você pode escolher ser assertivo, sustentando e mantendo seus relacionamentos com a comunicação assertiva!

Podemos concluir que, a comunicação assertiva é a comunicação que promove a qualidade de vida pessoal, familiar e profissional como verdadeiramente uma ferramenta eficaz, ativa, dinâmica e energética, dando-lhe autoridade, competência e confiabilidade nos diferentes papéis que realiza.

REFERÊNCIAS

BECKER, A. Comunicação Assertiva: o que você precisa saber para melhorar suas relações pessoais e profissionais. São Paulo: Literare Books International, 2021;

CABALLO, V. E. Manual de Avaliação e treinamento das habilidades sociais. São Paulo: Santos, 2021.;

MARTINS, V. Seja assertivo – como ser direto, objetivo e fazer o que tem de ser feito: como construir relacionamentos saudáveis usando a assertividade. Rio de Janeiro: Alta Books, 2017; e

ENZ, R.; COSTA, S.; CARVALHO, T. Conectar para Transformar. Rio de Janeiro: Editora Conquista, 2022.


*MARCELA ALCANTARA HENRIQUE DA ROCHA- CRP- PE 02/27000




-Bacharel em Psicologia pela Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO (2013);

-Pós-Graduanda em Neuropsicologia pela CBI Of Miami;

-Pós-Graduanda em Desenvolvimento Infantil pela CBI Of Miami;

-Psicóloga Clínica Autônoma Atendimentos Presenciais e Online;

-Terapia Cognitivo Comportamental e Psicoterapia Positiva;

-Consulta psicológica, Psicoterapia individual e grupal;

-Consultoria para Pais, Cuidadores, Profissionais e Educadores; e

-Assessoria a Instituições Escolares.

WhatsApp: (11) 98370-7839


Nota do Editor:

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