segunda-feira, 6 de julho de 2015

Conhecendo o Seu Temperamento


A partir de hoje,postarei uma nova Seção que dividirá o mês com a seção "Momento Cultural".



Esta Seção que denominarei de "Tribuna Livre" do  está sendo criada com o objetivo de proporcionar que todos tenham a liberdade de escrever  artigos completamente diferentes daqueles que normalmente escrevem.



Pode ser ousadia de minha parte abordar este assunto, sem formação acadêmica. Esmero em ser o mais didática possível, para melhor compreensão.

Nenhum Temperamento é mal ou bom em si mesmo. Todos os temperamentos foram criados por Deus, desde antes do nosso nascimento. Todo Temperamento possui fraquezas e virtudes. As fraquezas do Temperamento podem ser vencidas pelo controle, transformação e conhecimento. As virtudes do temperamento podem ser lapidadas, melhoradas e bem aplicadas. O estudo dos Temperamentos tem aspectos médicos/científicos e não místicos. Podemos ser mais felizes quando compreendemos nosso Temperamento e o polimos.

Vale lembrar que devemos ser sinceros para conosco. Nada de continuar lendo e pensando em outra pessoa, achando que ela retrata a informação, discernindo o Temperamento de outro. Portanto, não caiamos em tentação de escondermos do Temperamento que possuímos falhas que podem ser reparadas. Assim como não considerar um temperamento melhor que o outro e nem entristecermos com o que temos, desejando ter nascido com outro. Lembrando que, a pessoa mais difícil de relacionar é aquela que vemos no espelho. E o domínio próprio nos ensina a ser comedidos nas palavras e sensatos nas atitudes.

O Temperamento é a combinação de características congênitas que subconscientemente afetam o procedimento do indivíduo. Isto envolve genes recebidos de nossos avós e pais. Uma imprevisibilidade.Em palavras diferentes, Temperamento é a natureza do homem, que é formada por fatores hereditários que se encontram profundamente enraizados na pessoa e desenvolvido pelo meio que fomos criados, cultura, família e outros.

Enfim, Temperamento é o que nascemos com ele. O CARÁTER é o nosso Temperamento trabalhado pela formação.A PERSONALIDADE é a parte externa de nós mesmos.Gênio tem significado diferente de Temperamento. Não se deve dizer que se possui um gênio. Alguém diz: "aquela pessoa possui um gênio bom; ou um gênio ruim, ou ainda, um gênio difícil". Gênio é sinônimo de espírito, de demônio, não de temperamento.Diz-se GÊNIO quando a pessoa tem extraordinária capacidade intelectual, notadamente a que se manifesta em atividades criativas.

O grau de um temperamento é variável. Desejando, com muita sinceridade e vá marcando as incidências, descobrindo assim seu principalmente Temperamento. Alguém pode ser 40% sanguíneo e 60% melancólico. Ou alguém pode ser 40% sangüíneo, 20% colérico, 25% melancólico e 15% fleumático. Sigamos descrevendo as Características Gerais; as Virtudes e as Fraquezas de cada um dos Quatro Temperamentos: 1) Colérico; 2) Fleumático; 3) Melancólico; 4) Sanguíneo.

1.a) As Características Gerais do Colérico são: É vivaz e ativo; É prático e voluntarioso; É muitas vezes auto suficiente e muito independente: É tendente a ser decidido e teimoso; Tem facilidade em tomar decisões para si mesmo e para os outros; Floresce na atividade. Ama as atividades e não precisa ser estimulado, ao contrário ele se estimula; Possui muitos planos e idéias, e invariavelmente ambições infindáveis; Não vacila sob a pressão do que os outros possam pensar; Não se amedronta diante das adversidades, ao contrário, elas parecem encorajá-lo; Possui uma firmeza inabalável; Freqüentemente obtém sucesso onde outros fracassam; É insistente; A natureza emocional do colérico, freqüentemente é área menos desenvolvida; Não se compadece com facilidade dos outros; Geralmente não demonstra compaixão com espontaneidade; Não se sente à vontade com as lágrimas dos outros; Pouco aprecia coisas ligadas a artes, seu valor das coisas está mais no prático; É habilidoso em perceber oportunidades e sabe fazer, em geral, uso delas; Se tem uma meta pode esmagar indivíduos que lhe estejam bloqueando; Muitas vezes é considerado um oportunista; Invariavelmente se utiliza das pessoas para atingir seus fins; Por causa da sua auto suficiência se sente muito capaz; Geralmente é extrovertido, porém menos que o sanguíneo.

1.b) As Virtudes (forças) do Colérico são: É autodisciplinado; É auto determinado; É muito confiante em sua própria capacidade - não acha que não vai conseguir; É geralmente ousado (corajoso para empreender esforços); É ativo, ama a atividade, porém dá significado a atividade em que está envolvido; Força de vontade firme; Possui capacidade de seguir em um projeto acirradamente, determinantemente; Possui firme propósito de conclusão das tarefas iniciadas; Ele acha que seus planos são os melhores, mas seu êxito se deve a determinação; Se sente extremamente feliz quando trabalha num projeto; Só pensa em termos práticos. Tudo para ele tem que ter valor utilitário; Possui forte tendência para liderança; Aceitará prontamente a liderança como também se apresentará para liderar; É otimista, pois confia em sua própria capacidade o que não o faz desanimar com facilidade; Tem gosto pelo que é desafiante; Não tem medo de situações difíceis nem de grandes desafios, estes o estimulam ainda mais; Possui sentimento pioneiro; Não vê como outros temperamentos, problemas, se concentra no objetivo final; Tem confiança que vencerá qualquer dificuldade sejam quais forem; A adversidade não o esmorece; É alguém de objetivos.

1.c) As Fraquezas do Colérico se resumem em: Insensibilidade com os outros - Não se importa de verdade com as pessoas; Ira; Impetuosidade; Auto suficiência; Seus sonhos são muito mais importantes do que tudo; Tem uma disposição violenta - muito de sua energia é gerada por esta disposição; Explode com facilidade em ira e guarda rancor; Sabe-se que é muito vingativo; É tendente a ter úlcera (antes dos 40 anos); Entristece o Espírito Santo com sua amargura, ira e rancor; Existe uma estranha crueldade no Colérico que o faz passar por cima de todos para atingir seu objetivo; Tende a infligir regras para atingir seus objetivos; Sua vontade forte o faz lançar-se em muitas iniciativas e se arrepende posteriormente; Mas é obstinado e será capaz de continuar até o fim; Dificilmente pedirá desculpas e ter que pedir perdão é algo que definitivamente não lhe agrada; Muitas vezes falará coisas cruéis, sarcásticas e mordazes (ofensas grosseiras e refinadas); Sua ira nem sempre se manifesta em explosão mais de modo elaborado; Por ser autoconfiante pequenas vitórias lhe são verdadeiros castelos de orgulho; É arrogante e prepotente e os outros tendem a detestá-lo por isso; Embora seja de fato capaz, sua arrogância tende causar antipatia nos outros; O colérico vendo a antipatia dos demais tende a concluir que nada do que faz está satisfazendo os outros; Sua disposição auto-suficiente faz com que ele não necessite de ninguém, nem mesmo de Deus; Tende a considerar que suas realizações compensem seus erros na trajetória na conquista de seus objetivos.

2.a) As Características Gerais do Fleumático são: É calmo; É frio; É bem equilibrado; A vida para ele é feliz e descompromissada; Jamais parece perturbar-se com nada; Raramente explode em risos e também em raiva; É o único temperamento coerente; Debaixo de sua personalidade fria e calma há grande gama de habilidade; É eficiente; Sente muito mais emoção do que demonstra; Aprecia as belas artes; Não lhe falta amigos, pois gosta do convívio social; Consegue fazer os outros rirem, mas ele mesmo não solta um sorriso; Possui uma incrível capacidade de achar algo engraçado nos outros; Possui ótima memória e sua mente é organizada; Não gosta muito do jeito desorganizado do sanguíneo; Sente uma enorme alegria em jogar um balde de água fria nos planos; Tende a ser um espectador da vida e não se envolve em projetos com facilidade; Sempre diz: "alguém devia fazer alguma coisa", mas ele mesmo não faz; Quando se envolve, o que é raro, o faz com eficiência; É geralmente simpático e de bom coração; É também habilidoso para promover paz e conciliação.

2.b) As Virtudes (forças) do Fleumático são: Imperturbável bom humor; Uma incrível capacidade de não deixar o infortúnio prevalecer; Sabe como ninguém como achar graça em alguma coisa, temperando o ambiente com descontração; É altamente qualificado para ser um bom conselheiro; Para ele é fácil ouvir os outros em seus problemas, o que é difícil para o sangüíneo e colérico; É digno de confiança; Cumpre suas obrigações e gosta de cumprir horários; É prático e eficiente; Trabalha bem sob pressão; É analítico e procura um meio fácil de resolver uma situação; Trabalha bem e produz em situações apertadas e difíceis que aos outros levariam ao fracasso; Também preza a perfeição das coisas. Alegra-se com as coisas bem feitas; É zeloso e possui um elevado padrão de qualidade; É metódico. Ele vê na organização uma maneira de ganha tempo na vida.

2.c) As Fraquezas do Fleumático são: É moroso; É indolente; Parecem quase sempre "arrastando o pé", pois se sente ressentido em ser forçado à ação; Faz o mínimo necessário, pois sua falta de motivação é notória; Não tem iniciativa. Não porque não seja capaz, mas porque considera trabalho excessivo; É capaz de provocar à ira de quem o quer incentivá-lo; Para um sanguíneo entusiasmado, se mostra indiferente e gélido. Para um melancólico pessimista se mostra otimista e enerva melancólico. Para o colérico cheio de projetos derrama um balde de água fria; É egoísta, mas com o passar dos tempos aprende a disfarçar seu egoísmo; É obstinado. Rejeita mudanças ao seu redor, pois o forçará a sair do lugar e mexer-se; É indeciso. Não por falta de inteligência, mas por considerar que seu plano é mais adequado; Sua indecisão se deve também ao fato que ele não deseja pagar o preço em se envolver em algo que pode dar errado ou que lhe exigirá muito de si; É tendente a crítica, mas se reserva a fazê-la publicamente, mas sim em ambiente fechado.

3.a) As Características Gerais do Melancólico são: É geralmente classificado como "hostil e sombrio; É um dos mais ricos temperamentos; É bem dotado de percepção; É analítico; É abnegado; É perfeccionista; É inclinado a ser introvertido; Sua disposição de espírito é muito variável; Ora pode estar muito alegre, nas nuvens; Ora pode estar muito abatido, nas profundezas de seus pensamentos; Durante estes períodos ele se retrai definitivamente e pode ser muito hostil; É um amigo fiel, mas não faz amizades com facilidade; Ele não toma iniciativa de se aproximar dos outros, mas espera que os outros o procurem; Por causa de ser perfeccionista não gosta de desapontar ninguém, por isto é leal; Tende a ser desconfiado com as pessoas que lhe oferecem apreço; Possui grande capacidade analítica; Vê com antecedência os perigos de qualquer projeto, por isso não se envolve facilmente em projetos; Seu humor oscila muito. Ora está muito feliz, ora está muito triste; Quando aceita fazer algo o faz com perfeição, porém este trabalho é seguido de grande depressão; Encontra grande significado nas tarefas mais difíceis e sacrificiais; É inclinado a ser muito correto em tudo, especialmente no que faz.

3.b) As Virtudes (forças) do Melancólico se resumem em: É tendente a grande inteligência; Possui uma grande sensibilidade para as artes e valores da vida; É sensível emocionalmente e por meio de seus sentimentos produz grandiosas análises da vida; É adepto entusiasmado do pensamento criativo; Possui grande gosto por invenções, descobertas e produção criativa; Possui fortes tendências perfeccionistas; Possui elevado padrão de qualidade; Não aceita uma tarefa que outros fizeram ou ele próprio sem elevado padrão de perfeição; Possui grande capacidade de analisar o passado e tirar lições para si; Prevê como nenhum outro temperamento os problemas existentes em um projeto; É analítico por natureza; Parece ser contra todos e tudo, mas em verdade está vendo problemas com antecedência; Possui um gosto por detalhes. Para ele os detalhes são um banquete; Possui excelente capacidade para matemática, engenharia, eletrônica, artes e profissões minuciosas; São amigos fiéis. Não fazem muitos amigos, mas aos que tem, é fiel a toda prova; Cumpre tarefas e prazo com grande precisão e são fiéis ao que prometem fazer como tarefa; Não aprecia a evidência. Trabalha mais e melhor quando está só. Não é dado a reconhecimento publico; Encontra nas tarefas mais difíceis grande realização e significado; Não é desperdiçador de palavras; Raramente expões suas idéias e opiniões e quando o faz, será sempre preciso e resumido; Por ser profundamente analítico merece ser ouvido.

3.c) As Fraquezas do Melancólico: É egocêntrico em extremo; É extremamente inclinado à auto-análise; Preocupam-se excessivamente pela sua condição física; Tudo que atinge o melancólico é de importância capital para ele. Tudo mesmo; Tende a ser hipocondríaco; Sua característica egocêntrica pode lhe arruinar a vida; Sua natureza sensível leva-o a se ofender com grande facilidade; É inclinado a ser desconfiado e dado a "suposições desfavoráveis"; Em casos agudos desenvolve um complexo de perseguição; Por ser analítico e perfeccionista tende com facilidade a ser pessimista; Se concentra muito mais nos problemas do que na vitória; Um problema para ele pesa muito mais do que o bem conquistado; Ele acha que o resultado final de um projeto não corresponderá o esperado; Analisa quase tudo com base nas decepções do passado e tende a concluir que irá se decepcionar de novo; Esta visão pessimista o torna inseguro e temeroso porque não deseja se decepcionar; Tende a ser crítico como nenhum outro temperamento; Espera sempre a perfeição dos outros e se zanga quando não é correspondido nisto; Faz tempestades num copinho d'água, pois um detalhe se torna para ele um gigante; Tende a considerar os outros que não estão nos seus elevados padrões de perfeição como seres inferiores de mente, e por isso tende ao desprezo dos seus semelhantes; Ele é muito crítico com os outros, mas mais ainda consigo mesmo; Escolhe muito no namoro, pois analisa o (a) pretendente por meio dos seus elevados padrões de perfeição; Muda de humor como ninguém. Ora feliz, ora depremidíssimo; Em períodos difíceis fica sombrio e infeliz, o que lhe é muito perigoso; Pelo seu desalento, aparentemente sem razão, causa irritação nos outros; Ele será evitado por outros nestes momentos e sua natureza sensível o abaterá mais ainda; Esta disposição sombria está relacionada com seu egocentrismo. O melancólico deveria dar mais atenção ao louvor à pessoa de Deus. Ele terá no louvor a cura para seu egocentrismo; Ele foge da realidade pela prática do devaneio; Se prende ao passado para se aliviar do presente, e isto lhe leva a mais perigos da alma; A fuga lhe é constante e tal atitude lhe paralisa toda a vontade; Tem forte inclinação a ser vingativo; Dentro de si mesmo julga muito difícil perdoar a ofensa recebida; Exteriormente parece calmo e sossegado, mas interiormente é turbulento e uma animosidade às vezes insana reside nele; Pode alimentar este desejo de vingança por muito tempo, mesmo não colocando em prática; Ele pode destruir um projeto lindo que ele concorde só porque alguém do grupo ou líder o ofendeu alguma vez no passado; Se não controlado pelo Espírito, o que resulta num dos mais habilidosos e produtivos temperamentos, tenderá a desenvolver um comportamento neurótico, desanimado que nem se diverte, nem é tolerado pelos outros.

4.a) As Características Gerais do Sanguíneo são: É exuberante; É cordial; É eufórico e vigoroso; É receptivo por natureza; É impressionável; Toma decisões na maior parte pelos sentimentos; É divertido e contagia os outros; É eletrizante e eletriza os outros; Sempre tem amigos; Sabe sentir as alegrias e dores dos outros com facilidade; Possui capacidade de fazer os outros sentir-se importante para ele, e de fato o é; Gosta de estar rodeado de pessoas das quais ele é a vida do grupo; Geralmente fala antes de pensar; É franco e sua franqueza costuma desarmar aqueles com quem fala; Sua vida parece excitante e extremamente feliz podendo causar "inveja" em temperamentos mais tímidos; Seus modos amistoso e falante fazem parecer mais confiante em si do que na realidade o é; Sua amabilidade, sua energia o ajudam a vencer os momentos difíceis da vida; Geralmente são bons oradores, conferencistas, vendedores e se saem bem lidando com o público.


4.b) As Virtudes (forças) do Sanguíneo são: Ele é apreciador da vida, interessa-se por tudo a sua volta; É otimista e crê em meio às maiores adversidades; É cordial com todos; Vive no presente; Esquece com facilidade o passado e não pensa muito no futuro; Se entusiasma com as pequenas coisas e também com as grandes; Se o projeto em que está fracassou estará pronto para começas outro; Tem afeição genuína para com as pessoas, é amistoso por natureza; Aprecia muito fazer novas amizades e gosta de estar perto das pessoas; Sente-se inquieto quando alguém não está feliz e quer fazê-lo sentir-se feliz; Possui um coração terno e compassivo; É o mais sensível as necessidades dos outros; É sincero na exposição dos seus sentimentos; Ele ama e esquece alguém mais depressa do que qualquer outro temperamento; A alegria do sanguíneo tem enriquecido o mundo com um sabor especial.

4.c) As Fraquezas do Sanguíneo são: Frequentemente ele é pouco prático e desorganizado; É agitado e turbulento; É geralmente indisciplinado; É pusilânime; Está pronto a correr em toda direção sem analisar o quadro todo; Tem uma incrível dificuldade de dizer não; Adora agradar; Não conhece suas limitações; É perito em começar as coisas e não terminá-las; Não é um observador de horários; Tende a se esquecer com certa facilidade de compromissos e decisões que tomou; É fraco em sua vontade. Decide rápido, mas nem sempre mantém a decisão; Não é homem leal e resoluto; É egoísta e cada vez mais tende a falar muito de si mesmo e de suas qualidades e feitos; Possui uma instabilidade emocional; Desanima com facilidade, mesmo sendo um temperamento alegre. Isto se deve a emotividade; Tende a desculpar-se sempre de suas fraquezas; Sente pena de si mesmo – Autocomiseração; Sua natureza ardente pode levá-lo a explodir em ira, mas depois de tê-lo feito esquecerá-se de tudo; Se arrepende com facilidade e prontamente pedirá perdão; No campo espiritual o Sangüíneo se arrepende inúmeras vezes pelo mesmo pecado; É o temperamento mais tendente a lascívia devido a sua instabilidade emocional; É de vontade fraca.

Cientificamente cada Temperamento tem suas necessidades básicas que veremos abaixo, encerrando este pequeno comentário, desejando ainda que seja útil a cada leitor.

De todos os Temperamentos, o Colérico é o que provavelmente tenha o maior número de necessidades de cultivar e exercitar basicamente o amor; a paz; a bondade, a paciência, a humildade e a benevolência.

Já as necessidades do Sr. Fleumático consiste em amor; bondade; docilidade; temperança; fé. 

O Melancólico deve se lembrar que muitos dos mais importantes dos melhores escritores, poetas foram notoriamente melancólicos, tendo como necessidades básicas o amor; a alegria; a paz; a bondade; a Fé; o autocontrole (chora com facilidade).

As maiores necessidades básicas do Sr. Sanguíneo são:
abstinência ou autocontrole; paciência; fé; paz; bondade.


Assim terminamos, considerando que um Temperamento completa o outro e podemos nos corrigir, aprimorar, lapidar nossas facilidades/virtudes, evitando situações fatídicas. E caso tenha se interessado pelo assunto, pesquise mais, leia livros, assista palestras, vídeos. É uma boa pedida para vivermos dias melhores!

Algumas fontes: Obras dos autores LaHaye, Beverly; LaHaye, Tim; Antônio Roberto Soares, Consultor do Comportamento Humano; QUEM AMA NAO ADOECE, SILVA, MARCO AURELIO DIAS DA BEST SELLER Assunto: Desenvolvimento Pessoal; Inteligência Emocional, Inteligência Emocional no Trabalho, Goleman, Daniel; Andréia Batista de Castro (psicóloga da Dor), José Ibrahim ZeghZeghi (sexo e sexologia), Isac de Souza, http://br.share.geocities.com/pedraviva2001/temperamentos.htm, outros

Por MARILENE MARQUES




- Mineira, aposentada, nascida na Vila de Assaraí, Município de Pocrane – MG, Região Vale do Rio Doce.Trabalha atualmente com voluntariado social.

2 comentários:

  1. Obrigada pela honra de constar na Seção "Tribuna Livre do Wernck&Amigos" com meu artigo "Da Psicologia Humanista à Psicologia Transpessoal - A Dignidade do Ser como Virtude d'Alma"!!
    Desejo muito sucesso ao Blog e que cada um que se dedicar a ler a Seção sinta-se agraciado por esclarecedores quão bons e edificantes textos!! Paz e bem!!

    ResponderExcluir
  2. Agradeço a oportunidade sempre, sentindo honrada por tão grande privilégio. Meu desejo é que muitos possam aprender mais e sempre com todas publicações do seu Blog que se estende a amigos. Isto é muito interessante!

    ResponderExcluir