sexta-feira, 31 de julho de 2015

O Abismo da Corrupção






Às vésperas de se quebrar de vez a grande vaga, que vem crescente num oceano de corrupção, para se derramar em lágrimas e urros, cujo personagem principal é também aquele que outrora foi aclamado como salvador do povo, eu me pego com o pensamento insistente no significado profundo e perturbador da frase de Niestzsche“Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você".


Experimente fazer uma busca na rede, por imagens, da palavra “abismo”... é tão perturbador e aterrorizante, quanto grandioso e indômito.

Pois bem, aqui começo a me debater em questões inquietantes. Temos vivido dias difíceis por causa dele, desse personagem, mas tudo isso começou em algum lugar, em algum instante. O ex presidente, de quem não desejo sequer citar o nome, foi algum dia uma criança, sem sombra que o cercasse, uma criança apenas, com a pureza de todas as infâncias. Mas o ser humano cresce e ao longo do caminho faz suas escolhas, e olha para o abismo e se detém paralisado na ilusão da falsa luz lá no fundo.

Toda essa expressão e divagar de pensamentos é fruto da observação do desenfreado curso de sentença que se desenrola nas notícias diárias. São dedos apontados na mesma direção, para o homem pesado de aleijado de pecados, cujos joelhos dobrados ao vício da usura, já racham no apodrecimento das virtudes de outrora, vencida pelo monstro da sedução, refletido no alto brilho dos sapatos de verniz e nos relógios de ouro.

Enquanto vos falo nesta escrita, tenho aberta outra aba com a notícia do dia, e é dele que fala, porque todos esperam sua queda vertiginosa e todos sabem que é só uma questão de dias para tudo ruir ao som dos risos daqueles mesmos monstros que o construíram.

Nieztsche também disse “Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro ”. A expressão sorridente que inflamava as aglomerações às portas das fábricas, era tão somente um escarnecer do monstro da corrupção já na sua posse plena do homem vendido. Era a promessa diabólica de futuro próspero, de um porvir que contempla a fartura, sem se preocupar com os aqueles à volta. Assim se consolida o laço com o abismo, sem que se desvie o olhar dele.

No que tange ao homem comum, ele nada é, nada conseguiu ser. No que tange ao homem político, ele já está morto. Tantas foram as chances que teve, sobretudo de aprendizado com experiência de outros, tantas foram as oportunidades perdidas de acertar, de edificar e de tornar-se história em lugar de maldição. Uma vida inteira perdida, um nome que será lembrado com raiva e desprezo, quando poderia ter sido herói de seu tempo.

Dia seguinte sairia a matéria, e diz a reportagem na aba extra da minha tela: “A VEZ DELE” (http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/2015/07/24/bomba-de-veja-2-pinheiro-vai-dar-provas-de-que-lula-patrocinou-o-petrolao-e-se-beneficiou-do-dinheiro-roubado/) em letras brancas sobre a fotografia escura de seu rosto, sem expressão. A notícia, quase uma sentença, adianta ao leitor os principais pontos da matéria completa. Fala de uma amizade estreita entre membros associados, para praticar toda sorte de ardis, para perpetuar sua causa, alimentar o monstro de sua ganância, e gerar ovos de novas serpentes.

É o desenrolar natural do caminho que escolhem os perversos. A queda das ilusões e o estremecer do chão à sua volta. A reportagem terminaria com um providencial “tic tac” e provavelmente a essa altura, o abismo dele, estará já muito mais profundo e inquietante, mas vai terminar  com:


Por  MÔNICA TORRES

Mônica Torres

-Desenvolvedora  de Software;e 
-Webmaster

16 comentários:

  1. Monica, "diga-me com quem andas, que eu te direi quem és"....rsrs Este mesmo homem ADMITIU "acordos", com quem na verdade foi exatamente causa, motivo, e justificativa de combate para sua eleição....Ele foi eleito para lutar contra essas forças, e como num paradoxo enebriante de poder, foi EXATAMENTE quem primeiro os acolheu com pompas de rei...rsrs....Essa foi a cilada na qual ele PERDEU a grande OPORTUNIDADE, de entrar para história de forma totalmente diferente. Como milhões de meninos e cidadãos, que hoje sofrem completamente abandonados pela plena ausência de Politicas Sociais, ele também um dia, usando o mesmo "argumento" recebeu centenas de procurações, para promover a mudança....não teve como se manter ausente das benesses,,,rrsrrs Triste forma de encerrar um ciclo, ao qual ele um dia fora um "suposto" fiel merecedor...... "Diga-me onde está o seu tesouro, e eu direi onde está seu coração" Jesus!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Oliveira. "Diga-me com quem andas...". O homem, nasce com o privilégio entre todos os seres. O maior deles é a "escolha". Um momento sutil de vislumbre dos dois lados.. e para isso Deus nos mandou seu Filho, a fim de que pudéssemos aprender os passos. Alguns levaram a sério, outros, não.
      Grata por sua presença e opinião sempre bem vinda. Abçs!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Amigo, é engraçado e ao mesmo tempo triste o que diz.. trata-se de uma vida perdida, uma oportunidade perdida e milhões de sonhos brasileiros desfeitos.
      Obrigada, querido, por sua visita e comentário. Abçs!

      Excluir
  3. Lamentável que esta orquestração não tenha sido identificada ao longo do tempo em que o discurso moralizante se fazia ouvir nas cidades abcedistas.
    Seduzidos e com fome de justiça as hordas se deixaram levar pela esperança de um alvorecer de dignidade material e moral.
    O líder tão logo assumiu começou a desvelar a sua verdadeira face monstruosa e sem caráter.
    Hoje estamos experimentado a desgraça dos proprios erros que não conseguimos ver.
    Empurrá-lo abismo abaixo é uma conduta que se impõe.
    Seu texto é perfeito.
    Meu abraço e meu respeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abraços, querido amigo Roque. Como eu disse lá em cima... "A expressão sorridente que inflamava as aglomerações às portas das fábricas, era tão somente um escarnecer do monstro da corrupção já na sua posse plena do homem vendido". Infelizmente o mal teve sabor e cor de festa. Grata por sua vinda. É bem vindo sempre.

      Excluir
  4. Lamentável que esta orquestração não tenha sido identificada ao longo do tempo em que o discurso moralizante se fazia ouvir nas cidades abcedistas.
    Seduzidos e com fome de justiça as hordas se deixaram levar pela esperança de um alvorecer de dignidade material e moral.
    O líder tão logo assumiu começou a desvelar a sua verdadeira face monstruosa e sem caráter.
    Hoje estamos experimentado a desgraça dos proprios erros que não conseguimos ver.
    Empurrá-lo abismo abaixo é uma conduta que se impõe.
    Seu texto é perfeito.
    Meu abraço e meu respeito.

    ResponderExcluir
  5. Mônica, querida!
    O pensamento de Nietzsche com os quais você trabalha para as reflexões do seu artigo, nos falam de 'monstros' e 'abismo', nos quais a criatura se pode transformar ou ser atraída, respectivamente.

    Foi Nietzsche, o filósofo que externou a ideia de que "Deus está morto". Ele próprio, morreu ainda muito jovem, tragicamente enfermo. Não é sabido se em sua dor, ele clamou por um ‘Deus’ que o resgatasse do sofrimento. Mas, ele não era um homem mal. Foi um pensador que gostava das metáforas, dos aforismos e das ironias muito presentes em seus textos.

    Duro é o discurso daquele que, sentindo-se maior ou tão poderoso quanto o próprio Deus, intenta destituir a Divindade da sua ou da existência alheia.

    Você foi muito feliz em seu artigo, pois, o homem a quem são dirigidas as referências objetivamente colocadas em seu texto, embora não explicitando o ‘nome’ do sujeito, infelizmente para ele e para toda a ‘entourage’ que o aplaude ou aplaudia, parece-nos ter-se apartado da ideia de Deus em sua vida.

    Qual será o seu fanal ?! Qual será o seu destino ?!
    Somente a Divina providência pode decidir e saber!

    Mas, como diz-nos uma pérola da literatura:
    “ A vida por fora de nós é a imagem daquilo que somos por dentro”.

    Dá-nos compaixão, assistir a ascensão e queda de alguém que tendo tantas oportunidades para servir ao bem, que tendo chegado tão alto ao poder político e social de uma Nação, escolheu os caminhos torpes e sinuosos que soem apresentá-lo nesta face ‘monstruosa’ que ora muitos conseguem enxergar, assim como você própria o descreve.

    Quiçá, estejam, ele e os que o seguem, às portas do ‘abismo’ nas profundezas das dores mais acerbas que somente uma consciência culpada é capaz de engendrar.
    Paz e bem!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida, sempre! ..como é bom o que você sempre nos acrescenta. São reflexões aquém dos simples parágrafos dos meus textos. Obrigada pela suas visita e comentários. Bjs!

      Excluir
  6. Acreditávamos que o Lula fosse um cruzado, cavaleiro andante, um super herói. Mas era um dragão, um monstro igual aos outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, nem sempre o mal tem face feia. No começo tudo é luz, esperança, brilho e ansiedade, para se transformar depois no lado sombrio. Muito obrigada, Francisco, por sua visita. Volte sempre! Abçs!

      Excluir
  7. Acreditávamos fosse um cruzado, cavaleiro andante, Um super herói. Mas era um dragão, um monstro igual aos outros.

    ResponderExcluir
  8. Nossa!!! Pungente, Chocante, Devastador!!!! Uma análise crítica e denunciadora de um personagem pernicioso, todavia encharcada de sensibilidade!!!! Adorei!!!

    ResponderExcluir
  9. Jamais acreditei nele e no malfado PT!Minha ojeriza por ele e Dilma é tão grande que não suporto ver ou ouvir falar deles.
    Excelente artigo !

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, Monica
    Deve ser duro tratar esse assunto com elegância. Custa se dirigir para essa corja com o minímo de respeito.
    Parabéns por você se controlar e dizer com calma.

    ResponderExcluir