domingo, 26 de julho de 2015

Eu sou Passivo, Agressivo ou Assertivo?




Você chega em um barzinho com uma turma de amigos e o garoto que você está a fim também faz parte do grupo. A noite está animada, e nossa…Como ele é lindo! Contudo, já altas horas a galera decide ir para a casa de um membro da turma. Você pensa que não há mal nenhum, afinal você terá mais oportunidade de conhecer o garoto que está interessada.


A casa é linda e todos sentam à beira da piscina, um colega retira um pacote da mochila e então você descobre: Todos iriam fumar maconha! Poxa, você não era careta, mas não tinha vontade nenhuma de experimentar, não queria entrar nessa.

Porém, logo aquele menino lindo, sarado, tudo de bom, que você estava de olho há um tempão, vem e lhe oferece um trago. E agora? O que fazer? Todos estavam fumando, mas você não queria, não queria mesmo. Qual a melhor atitude para você realizar a sua vontade, sem ferir o direito do outro, mas também não ferindo suas vontades? E tudo isso sem parecer ser careta?

Existem três formas básicas de se comportar nas nossas relações interpessoais. A primeira delas é através de um comportamento denominado PASSIVO. Como o próprio nome já diz, você não se expressa e simplesmente aceita as coisas como lhe são impostas. A pessoa com um comportamento passivo nega a si. O outro diante de um indivíduo assim, reage geralmente com sentimento de culpa ou raiva, desvalorizando-o e se aproveitando dele para conseguir o que quer. No exemplo acima, você provavelmente diria “Sim, claro”, e depois de tudo se sentiria mal por ter ido contra às suas vontades, e logo o grupo perceberia seu distanciamento.

Já uma pessoa com um comportamento agressivo, iria se expressar, porém magoando o outro e denegrindo sua imagem. O receptor deste tipo de comportamento se sentiria humilhado, com raiva e buscaria se afastar. Provavelmente seguindo este padrão comportamental você diria: “Vocês são loucos, bando de inconsequentes e irresponsáveis”. Talvez seria até mais agressivo, mas para fins didáticos a resposta colocada já é o suficiente.

Por fim, com um comportamento assertivo você iria se expressar, porém sem ferir o direito do outro. 

Por exemplo: “Não galera, na boa, não curto esta parada, mas vocês podem ficar à vontade, respeito totalmente a curtição de vocês, mas pra mim estar aqui me divertindo com meu amigos, nesta casa linda, já é o suficiente.” Muito provavelmente, você não ficará taxado como careta com esta colocação e sim como uma pessoa de atitude, sociável, que respeita as diferenças, sem contrariar suas vontades. 

Que tal então, buscar a assertividade com seus pais, amigos, parentes, enfim, pois como já dizia Charles Darwin “Na natureza não sobrevive, nem o mais forte, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta” e sem dúvidas a assertividade é uma forma potencial de adaptação.

Postado em http://fasice.com.br/eu-sou-passivo-agressivo-ou-assertivo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário