segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

A importância do Voto: Não o desperdice




Segundo podemos ver no Dicionário Informal (http://www.dicionarioinformal.com.br/voto/) Voto é: "s.m.
Manifestação de vontade ou preferência que fazem os participantes de uma eleição ou assembléia".

Indo para o campo do direito vemos na nossa Constituição Federal de 1988 que:
"Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
I - a soberania;
II - a cidadania;
III - a dignidade da pessoa humana;
IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa;
V - o pluralismo político.
Parágrafo único. Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição."
"Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:
I - plebiscito;
II - referendo;
III - iniciativa popular."(grifos nossos)
Se interpretarmos  as disposições acima constatamos a importância que o legislador pátrio quis dar ao povo e à sua soberania na escolha de seus representantes pelo Voto.

Essa importância do Voto que é Obrigatório para os maiores de 18 anos e Facultativo para os analfabetos; os maiores de 70 anos e os maiores de 16 e  menores de 18 anos (CF, art.14,§1º) não foi, no entanto, devidamente posta em prática pelo povo nas últimas eleições vez que como vemos diariamente em nossos noticiários muitos desses políticos eleitos estão sendo processados ou investigados pela Operação Lava Jato.

Não vou aqui entrar em detalhes de quem é a culpa dessa situação e sim alertar que como novas eleições se aproximam devemos procurar em 2018 investigar melhor os nossos candidatos e assim Eleger melhores representantes.

#VotoNaoODesperdice

POR RAPHAEL WERNECK



-Advogado aposentado e administrador do O Blog do Werneck

Nota do Editor:

Todos os artigos publicados no O Blog do Werneck são de inteira responsabilidade de seus autores.



2 comentários:

  1. Caríssimo, a licitude de nossas eleições estão em frangalhos; não confiamos nas urnas, nos candidatos e principalmente em quem contam os votos. Vivemos sob os auspícios de uma CONSPIRAÇÃO nunca antes vista.

    institutos prostitutos de pesquisas são contratados a peso de ouro para nos INDUZIR, MANIPULAR E CONDUZIR durante os pleitos. Cidadãos midiáticos são usados como garotos propagandas de candidatos que vivem na aba do povo e pelo povo nada fez ou faz.

    Nossa imprensa DÚBIA e duvidosa quanto às suas matérias, sempre pendendo para o lado que de alguma forma a mantenham com as verbas publicitárias em dia.

    Lógico que o ELEITOR a ferramenta dessa equação tem falhado e feio; mas será que com tantos erros e absurdos em ELEGER e REELEGER essa gangue que está solapando nossa democracia não serviu como APRENDIZADO?

    Será que o eleitor brasileiro não entendeu como funciona nosso presidencialismo do toma lá dá cá? Que somos divididos por 35 partidos, um enorme balcão de negócios.

    #VotoNãoODesperdice unidos ao #NãoReeleger, pode dar um #FimDoForoPrivilegiado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro amigo Alvaro você tem razão no que diz.Mas entendo que se doutrinarmos esse eleitor e a Operação Lava Jato colaborar mais ainda prendendo esses políticos corruptos poderemos fazer com que dessa próximas eleições tenhamos bons frutos. Difícil? Sim é mas não impossível!!

      Excluir